domingo, 23 de setembro de 2018

Meditação/Nadia Malta/CONSELHOS OPORTUNOS AOS REGENERADOS EM CRISTO DE TODAS AS ÉPOCAS!

CONSELHOS OPORTUNOS AOS REGENERADOS EM CRISTO DE TODAS AS ÉPOCAS!
                                                                           
Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.  Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;  resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.  Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.  A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém”! I Pedro 5.5-11.       
  

Fechando o ciclo de mensagens do apóstolo Pedro aos regenerados de todas as épocas, ouçamos seus conselhos mais que oportunos para o tempo de hoje. Os regenerados em Cristo de todas as épocas são chamados nesta epístola a não perder de vista: A sua herança eterna, a razão de sua esperança, a andar em santidade e obediência; e a entenderem que como povo escolhido são nova habitação espiritual como pequenas pedras alicerçadas sobre a grande Pedra Angular que é Cristo. Eles fazem parte dessa edificação espiritual. O texto lido encerra o conteúdo da epístola chamando a atenção dos leitores para a humildade, para o cuidado que devem ter com a ansiedade, e, sobretudo, para a batalha espiritual na qual estão engajados.  Nesses dias temos percorrido a trilha da epístola de Pedro e hoje encerramos a série de mensagens que fala aos regenerados. A grande pergunta retórica que fazemos é: Temos plena convicção do que se operou em nós? Da resposta a esta pergunta vai depender o nosso posicionamento espiritual: Vitoriosos em Cristo ou irremediavelmente derrotados? Se já experimentamos o poder restaurador de Deus, mediante a morte e ressurreição de Cristo, pela ação do Espírito Santo, somos vitoriosos, pois já recebemos o perdão dos pecados e a libertação do império das trevas! Então, já estamos andando em plenitude e abundancia. Quer vivamos, quer morramos, quer sejamos curados ou não, quer tenhamos recursos deste mundo ou não, quer sejamos perseguidos ou acolhidos, em Cristo somos mais que vencedores.
O apóstolo Pedro encerra sua epístola trazendo alguns conselhos oportunos para a saúde espiritual dos seus leitores. Primeiro Conselho: Os regenerados devem praticar a submissão e a humildade. Submissão às autoridades constituídas. Tanto no âmbito do lar, da sociedade quanto espiritualmente. A falta de submissão horizontal é um reflexo da falta de submissão vertical, ao Senhor. Em tempos de autonomia, talvez este seja um dos conselhos mais difíceis de ser acatado. Falar em submissão hoje soa quase como uma aberração e ainda se corre o risco de ser criminalizado. Todos de certa maneira, somos dependentes de todos. Quer aceitemos ou não! Não somos ilhas ambulantes. Aliás, a comunhão é uma das colunas que sustentam o Corpo de Cristo que é a igreja. O sentimento de autonomia é ancorado pelo orgulho, carro chefe de todos os demais pecados. Por isso somos instados aqui à submissão e à humildade. "Bem-aventurados os humildes de espírito, pois deles é o Reino dos céus” disse Jesus. Segundo Conselho: Os regenerados devem render-se ao Senhor lançando sobre ele toda a sua ansiedade. Um abismo chama sempre outro abismo. A falta de submissão ao Senhor, bem como o orgulho nos põe em rota de colisão com a vontade de Deus. Queremos resolver tudo do nosso jeito, como se tudo dependesse de nós. Isso tem gerado uma ansiedade patológica.  Jesus e Paulo falam sobre o assunto dizendo: Mateus 23:12: “Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. Filipenses 4:6-7: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.
Terceiro Conselho: Os regenerados devem manter o equilíbrio, a vigilância e a fé. Uma vez submissos ao Senhor com o coração humilde diante dele e lançando sobre ele aquilo que nos inquieta, nos manteremos equilibrados, vigilantes e cheios de fé. Jesus e Tiago nos instruem acerca disso dizendo: Lucas 21:34: "Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente”. Tiago 4:7: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”Quarto Conselho: Os regenerados devem confiar inteiramente na graça de Deus. É a graça suprema do nosso Deus que nos sustenta, firma e fortalece. Por meio de Paulo o Senhor diz: 2 Tessalonicenses 2:16-17: “Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras”. O que aprendemos aqui? Como eleitos de Deus e regenerados em Cristo devemos exercitar a submissão às autoridades constituídas sobre nós e praticar a humildade, pois Deus se opõe ao soberbo. Da rendição ao Senhor de cada área de nossa vida, exercitando uma entrega diária de nossas ansiedades depende a nossa saúde espiritual. Devemos cultivar uma atitude de constante vigilância, equilíbrio e fé diante dos embates da vida. Como regenerados devemos confiar inteiramente na graça de Deus poderosa não apenas para salvar, mas para nos fortalecer, firmar e sustentar até o dia de Cristo Jesus. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...