quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Meditação/Nadia Malta/ BENDITO OU MALDITO, A ESCOLHA É NOSSA!

 BENDITO OU MALDITO, A ESCOLHA É NOSSA!

Assim diz o Senhor: "Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está”. Jeremias 17.5,7.

                                                                                            


O profeta Jeremias falando em um contexto sobre ação devastadora do pecado faz a afirmação dos versículos acima citados. O povo do Senhor em muitas ocasiões virou suas costas para ele indo após outros deuses, que deuses não são e as consequências dessa idolatria infame foram desastrosas. Jeremias usa uma imagem dramática e inesquecível para descrever a ação marcante do pecado. Diz ele: "O pecado de Judá está escrito com estilete de ferro, gravado com ponta de diamante, nas tábuas dos seus corações e nas pontas dos seus altares”. Nada pode entristecer mais o coração do Senhor do que ver aqueles aos quais ama e cuida deixarem de confiar nele.

O profeta em seu relato fala das consequências da confiança em outros deuses. Diz ele sobre os que confiam em homens e em seus próprios esforços: “Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém”. A vida dessa pessoa será marcada pela solidão, pela aridez e esterilidade. Nada pode ser mais desolador que isto! No entanto, quão difícil é para muitos confiar no Senhor, criador e sustentador dos céus e da terra!

O profeta continua em seu arrazoado trazendo mais luz sobre o assunto e diz: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras". Sim, o coração emocional do homem é enganoso e corrupto. A todo momento somos traídos pelas nossas emoções. Esquecemos que Deus sonda e perscruta cada um de nós, nada lhe fica oculto! O coração humano é exigente e extremamente insatisfeito. O salmista falando da mesma coisa diz que fez sossegar a sua alma! O nosso coração precisa ser domado.

Em contra partida, graças ao Senhor há os que confiam nele e cuja esperança está apenas nele. Sobre este, ao contrário daqueles que confiam em si mesmos e nos demais homens, diz o profeta: “Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Mesmo em tempo de sequidão serão frutíferos, pois suas raízes bebem das águas profundas do Espírito e não receiam quando surge o calor das lutas. Eles sabem em quem creem e confiam nas infinitas possibilidades de Deus! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...