quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/OFERECENDO AO SENHOR SACRIFÍCIO DE LOUVOR!

OFERECENDO AO SENHOR SACRIFÍCIO DE LOUVOR!
Atos 16:25 26


OBJETIVO
Estimular o povo de Deus a oferecer ao Senhor sacrifícios de louvor no meio das situações mais dramáticas.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Quero convidá-los a irmos juntos à cidade de Filipos, na região da Macedônia, na Ásia menor. Numa prisão da cidade encontramos o Apóstolo Paulo e Silas, seu companheiro de jornada, sob a falsa acusação de estarem tumultuando a cidade.

Depois de serem tremendamente usados por Deus para libertar uma mulher cativa de um espírito de adivinhação e do Senhor operar maravilhas através deles, esses homens, por uma artimanha maligna, são açoitados e presos. Mas na prisão eles oravam e cantavam, porque sabiam em quem criam e sabiam também que de um jeito ou de outro seriam libertos. II Tm 1.12

INTRODUÇÃO
Quantos estão se sentindo assim, necessitados de liberdade, de folga? Sentem-se aprisionados, criticados, acusados injustamente, feridos, perseguidos, encurralados e desesperadamente necessitados de uma intervenção poderosa de Deus em suas vidas. Muitas vezes essas cadeias não são físicas, mas emocionais ou espirituais. Muitos em nosso meio encontram-se presos ao medo, à intransigência, a jugos insuportáveis, à ansiedade, ou mesmo a vícios e inclinações.

Nesta hora, o Espírito Santo de Deus quer falar com todos os que ouvem esta palavra, se sentem assim e carecem de uma estratégia do Alto para sair da situação onde se encontram.

Uma grande estratégia do céu é “oferecer a Deus sempre por meio de Jesus sacrifício de louvor que é fruto de lábios que confessam o seu nome”, diz o autor de Hebreus (13.15). Aliás, há dois sacrifícios que precisamos oferecer ao Senhor em meio às nossas lutas: Um é o sacrifício de louvor oferecido tão eficazmente por Paulo e Silas naquela prisão de Filipos, o outro é o sacrifício de ações de graças tão usado pelos salmistas em suas lutas diárias. Enquanto primeiro é um cântico na agonia que é entoado para  glorificar o Senhor no meio do sofrimento, o segundo é a gratidão pela vitória antes mesmo do fim do combate.

NO MEIO DAS GRANDES AFLIÇÕES TEMOS A NOSSA FÉ PROVADA E APROVADA. ENCONTRAMOS NO TEXTO UMA ATITUDE DE FÉ E O RESULTADO DESSA ATITUDE:

1. Atitude de fé: V. 25: “Por volta da meia noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam”.

  • Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus porque criam que Deus era a única saída possível para aquela situação. Você ouviu? Eles ORAVAM E CANTAVAM LOUVORES A DEUS, mesmo açoitados e presos. E muitos, por causa de suas cadeias fazem isso em lágrimas. Parece loucura? Como é possível orar e louvar quando o coração está pesado, ferido e até de certa forma decepcionado com Deus? Em Hb 13.15 diz: “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus sempre sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”. Qual o segredo daqueles homens? Eles criam, tinham absoluta convicção que a sua saída só poderia vir de Deus e começaram a cantar um hino de vitória mesmo antes do final da batalha. Enquanto mundo diz: “Quero ver para crer!”, o cristão verdadeiro diz: “Quero crer para ver!”. Veja algo semelhante em II Cr. 20.19, 21, 22
  • Eles tinham duas opções: se rebelar e cheios de ira fomentar um motim ou exercitar uma fé viva no Deus Vivo que pode todas as coisas. Eles preferiram a segunda opção. E você o que prefere? Prefere continuar nessa prisão em que se encontra ou prefere exercitar uma fé viva como a de Paulo e Silas? A pior das prisões é a que encarcera o nosso espírito. A escolha é sempre nossa. Fomos alcançados para andar em liberdade. Em Gl.5.1 Paulo diz: Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão!”
  • O cântico que ecoou naquela prisão escura, úmida e fedida foi tão impactante que os demais presos ficaram tão perplexos ao ponto de ficarem quietos e não esboçarem nenhuma reação contrária, apenas escutaram. Aleluia!
. Resultado da atitude de fé: V.26: “De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos”.

  • A oração sincera e o sacrifício de louvor chegaram a Santa Habitação de Deus. A força do céu foi acionada. Os poderes da terra foram abalados e o inferno recuou. Glória a Deus! Isso pode acontecer com você, agora mesmo.
  • O Senhor mandou um terremoto e estremeceu, sacudiu as bases daquele lugar. De repente é isso que está faltando na sua vida: acionar a força do céu, a artilharia celestial ao seu favor através da oração e do louvor a Deus. Tome uma atitude, comece agora mesmo, ofereça ao Senhor a sua oração e o seu sacrifício de louvor.
  • Quando os alicerces daquela prisão foram sacudidos, abriram-se todas as portas e soltaram-se todas as cadeias, todos foram libertos. Aleluia!
  • De repente, o que precisa ser sacudido são os seus alicerces espirituais, seus conceitos pré-concebidos, as velhas crenças cheias de teia de aranha precisam ser questionadas, talvez, tudo que você precise agora seja estreitar o seu relacionamento com o Cristo vivo.
  • Comece a orar e louvar a Deus e não tema os terremotos, porque eles provocam quebra de cadeias e abertura de portas. Até os terremotos têm o seu lugar nos planos perfeitos de Deus, creia!
CONCLUSÃO
Que lições aprendemos aqui?

  1. Não importa o tipo ou o nome da sua prisão. A de Paulo se chamava Filipos. A sua pode ser o medo, um vício.  Uma rejeição, um relacionamento, uma enfermidade, uma situação ou circunstancia não importa. O Deus que operou nos dias de Paulo e Silas opera hoje, então ore e louve ao Deus que tudo pode.
  2. A força daquela atitude de fé de Paulo e Silas moveu céus e terra a favor deles. A mesma coisa pode acontecer com todo aquele que agir de igual modo. Por isso ore e cante você mesmo. O Senhor deseja ouvir a sua voz, mesmo em lágrimas.
  3. À semelhança de Paulo e Silas, quando você for liberto, os que estão ao seu redor também serão em nome do Senhor Jesus Cristo. Há muitos cativos aqui hoje que o Senhor deseja libertar, o que tem faltado é passos ousados de fé.
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 16/5/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...