quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/A VERDADEIRA SABEDORIA VEM DE DEUS!

A VERDADEIRA SABEDORIA VEM DE DEUS!
I Co 2.6-16


Objetivo: Chamar a atenção dos ouvintes para a verdadeira sabedoria, aquela que desce do Alto do Pai das luzes.

Idéia Central do Texto:
No texto lido, o apóstolo Paulo chama a atenção dos seus leitores para verdadeira sabedoria VINDA DE Deus que envolve o mistério da salvação. Aliás, ele começa a sua argumentação desde o capítulo anterior, quando afirma em I Co 1.18,19 que: Certamente a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos”.

A idéia central aqui é simplesmente proclamar que o evangelho da graça deve ser ministrado e recebido pelo poder do Espírito Santo e não pela eficácia da argumentação humana.

Introdução:
A eficácia do evangelismo não depende de nossos argumentos, nem de expedientes persuasivos, mas sim do poder de Deus operando em nossa vida e por meio da palavra que compartilhamos. A fé vem apenas pelo ouvir a palavra de Deus.

O apóstolo Paulo insiste com seus leitores que o cerne do evangelho é Cristo e este crucificado: “Escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Se compreendermos esse mistério, terá sido revelada para nós a verdadeira sabedoria do Espírito.

O APÓSTOLO PAULO APRESENTA AQUI DOIS FUNDAMENTOS DO EVANGELHO DA GRAÇA, AOS QUAIS PRECISAMOS OBSERVAR:

  1. O Evangelho da Graça é idéia de Deus, não de homens, e faz parte do plano eterno de Deus – VS. 6-9:
  • Paulo foi à Corinto, não para realizar um evento religioso, onde ele seria a grande atração, mas para glorificar o Senhor através da palavra anunciada em poder. Ele não dependia de um discurso eloqüente, nem de uma argumentação engenhosa para se fazer compreender, simplesmente declarava a Palavra de Deus no poder do Espírito. Ele era um embaixador, não um vendedor do Evangelho! Como ele próprio diz em I Co 3.9: Porque somos cooperadores de Deus; lavoura de Deus; edifício de Deus sois vós”.
  • A salvação foi planejada pelo Pai desde tempos eternos, comprada pelo Filho e ministrada no poder revelador do Espírito Santo! Sua mensagem é ao mesmo tempo simples e profunda. É simples o suficiente para que até um iletrado a compreenda. Diz o profeta Isaías que nem o louco errará o Caminho. É tão profunda, ao ponto do teólogo mais brilhante não conseguir entender o seu âmago. Essa é a verdadeira sabedoria que vem de Deus e não de homens. V.6 - Essa sabedoria que é ao mesmo tempo simples e profunda foi escondida aos poderosos “deste século” e revelada aos humildes de espírito – VS. 7,8 - Essa sabedoria envolve os desígnios de Deus. Ele tem um plano pré-concebido e não uma improvisação de última hora. Até a morte de Jesus foi ordenada e planejada por Deus. Ela aplica-se à vida do cristão, tanto hoje quanto na vida por vir – v.9
  • Os cristãos coríntios, assim como muitos hoje, haviam esquecido o preço pago por sua salvação, deixaram de olhar para o mistério da cruz e passado a se ocupar com questões secundárias. Iam atrás da filosofia grega tentando misturá-la com o cristianismo, como se este não fosse suficiente. Hoje vemos um  afã semelhante naqueles que são dependentes de eventos como seminários, congressos e encontros disso e daquilo. Salvo raras exceções, a maioria desses eventos não passa de caça níqueis para atrair bodes, mas não alimenta ovelhas. Quando você foi convidado para um evento desses sem que fosse preciso pagar e caro?
  • Todos os que de fato se encontraram com o Cristo Vivo foram salvos, libertos e curados, sobretudo interiormente, sem que se precisasse acrescentar nada a mensagem da cruz. Olhemos para Zaqueu, o publicano; para a mulher adúltera; para a samaritana sedenta; para o endemoninhado gadareno; para os apóstolos todos, inclusive Paulo. Todos salvos e libertos, pela suficiência da mensagem da cruz. Por que então hoje os cristãos vivem buscando uma libertação fora dessa Palavra de vida? É preciso tão somente ler, meditar e praticar essa Lei Perfeita, chamada por Tiago de Lei da Liberdade. Essa Lei Perfeita é suficientemente salvadora, libertadora, sustentadora, firmadora e santificadora para todo aquele que a recebe e tem seu coração regenerado.
  1. O Evangelho da Graça é revelado pelo Espírito Santo mediante a Palavra pregada, não pela sabedoria humana – VS.10-16:
  • A nossa salvação envolve as três pessoas da Divindade. Não podemos ser salvos sem a graça eletiva do Pai, sem o sacrifício amoroso e vicário do Filho, e sem o ministério de persuasão e regeneração do Espírito Santo. Não basta dizer: “Creio em Deus”. Que Deus? A menos que seja o Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, não pode haver salvação alguma.
  • Paulo ressalta aqui quatro ministérios importantes do Espírito Santo: Primeiro: O Espírito habita no cristão – v.12: exatamente no momento que cremos em Jesus e o recebemos como Senhor e Salvador, o Espírito Santo entra em nosso corpo transformando-o em seu templo – I Co 6.19,20. Segundo: O Espírito sonda as profundezas de Deus - VS. 10, 11: por meio do Espírito Santo que em nós habita, discernimos a vontade do Pai para nós. Terceiro: O Espírito ensina – v.13: os olhos do nosso entendimento são iluminados para que possamos compreender a Verdade de Deus encontrada na Palavra. Com o Espírito aprendemos a linguagem do Pai, conferindo coisas espirituais com espirituais”. Quarto: O Espírito amadurece o cristão – VS. 1b4-16: o salvo maduro na fé é chamado de homem espiritual. Uma das marcas da maturidade é o discernimento. O cristão maduro tem a mente de Cristo; vê não a aparência das coisas, mas a sua profundidade. Os coríntios estavam tão embevecidos com os dons miraculosos do Espírito manifestados em alguns líderes, que deixaram de lado os ministérios fundamentais do Espírito. Dons são apenas ferramentas de trabalho para edificação da igreja, mas não testificam de espiritualidade. Quando Deus quer usar, usa até uma jumenta como fez no caso de Balaão. Nm 22. Procuremos no Senhor esta Sabedoria que leva a maturidade e gera equilíbrio no Corpo de Cristo que é a igreja.
Conclusão: O que aprendemos aqui?
  1. A verdadeira sabedoria é a que vem de Deus, não de homens. O Evangelho da Graça é idéia e plano de Deus desde tempos eternos, não uma improvisação de última hora.
  2. O Evangelho só pode ser compreendido pelo poder revelador do Espírito Santo, mediante a palavra pregada. Dons não testificam de espiritualidade, são ferramentas de crescimento e edificação para a igreja de Cristo. O Cerne do Evangelho da Graça é Cristo e este crucificado: “Escândalo para os judeus e loucura para os gentios.
  3. Em I Co 3.18-20, Paulo diz: “Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios que são pensamentos vãos”.
 Aleluia, Amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 30.05.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus. Ao Senhor toda honra e toda glória!

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...