terça-feira, 1 de maio de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/IX ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabus, 95 A candeias – Jaboatão – PE
C E P. 54.440- 350  -   Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltahttp://ocolodopai.blogspot.com
Série de Estudos em Apocalipse.
IX Estudo: Mensagem à igreja de Tiatira – Ap 2.18-29

Introdução: Nas cartas anteriores, vimos o Senhor falando a toda igreja e o apelo para ouvir o que o Espírito diz à igreja, é feito antes da promessa ao vencedor. Pérgamo deu início ao que Tiatira continuou.

Nas próximas quatro cartas, o apelo vem depois da promessa, indicando que Deus não mais espera ser ouvido por toda a igreja e que os vencedores formam um remanescente fiel e não a igreja como um todo.

Essa inversão assinala a passagem dos tempos históricos para os tempos atuais. De Tiatira em diante, apenas um pequeno grupo forma a verdadeira igreja.

Breve Histórico da cidade de Tiatira: Tiatira é localizada no oeste da Ásia Menor, cerca de 60km para o interior do Mar Egeu. A antiga cidade era conhecida por seu comércio de têxteis e tinturaria, e hoje é conhecida como a cidade turca de Akhisar. A maior mensagem é dirigida a menos importante das sete cidades da Ásia Menor. Tiatira não era um centro religioso ou político, mas comercial. 

A sua situação geográfica era estratégica, porque além de ficar no caminho por onde passava o Correio imperial, era rota de transporte de todo o intercâmbio comercial daquela época.  Tiatira sediava várias Associações Comerciais específicas como os que negociavam com: lã, linho, couro, bronze, tintureiros, alfaiates, vendedores de púrpura, dentre outros. Essas Associações tinham finalidades tanto de ajuda mútua, quanto social e recreativa. Seria impossível ter qualquer tipo de Comercio naquela cidade sem se associar a essas agremiações. Cada associação tinha um ídolo padroeiro. As reuniões dessas associações terminavam com longos banquetes regados a muito vinho, comidas sacrificadas ao ídolo padroeiro, alem de muita licenciosidade. Não podemos perder de vista que dentro do contexto social da época o hedonismo (filosofia que coloca o prazer como o bem supremo da vida humana) imperava. 

O que os cristãos comerciantes deveriam fazer naquela situação: transigir ou progredir? Se saíssem da associação perderiam o lucro e a reputação. Se eles permanecessem negariam a Cristo. Jezabel (a falsa doutrina) tem a solução: O ensino herético de Jezabel apregoa que não se pode vencer o pecado sem conhecê-lo experiencialmente, ou seja, é preciso conhecer as coisas profundas de Satanás.

Leitura e análise do texto – Ap 2.18-29
Tiatira= sacrifícios intermináveis; simboliza o obscurantismo. Alguns estudiosos enxergam aqui o romanismo católico com suas transigências e concessões. O nome "Tiatira" é originário de duas palavras que significam sacrifício e contínuo. Ou seja, a Igreja, agora com sua sede em Roma, nega a doutrina da salvação por meio de Jesus Cristo e promove a heresia do sacrifício contínuo para se adquirir a salvação e purificação dos pecados, o que envolve penitências, indulgências, obras das próprias mãos (como pagamento de promessas) - todas idéias satânicas que o próprio Senhor Jesus classifica como sendo "coisas profundas de Satanás" (Apocalipse 2:24).

Esta igreja representa o período que na história vai de 606 até o século XV. A característica de Tiatira permanece até o final. Tiatira é a igreja corrupta, transigente.

Tiatira recebeu do Senhor:
Aprovação – v.19
  1. Os cristãos de Tiatira eram extremamente ocupados.
  2. Exerciam ministérios sacrificiais por outros.
  3. Suas obras cresciam e eram caracterizadas por fé, amor, paciência, de modo que a igreja não realizava apenas atividades religiosas.
Acusação – vs. 20-23
Obs. O Senhor encontra várias coisas a condenar e a trazer à luz nessa igreja:
  1. Não há amor ou trabalho sacrificial que justifique a tolerância do mal.
  2. A igreja permitia a ação de “Jezabel”, que provavelmente não se tratava de uma pessoa, mas de um sistema doutrinário idólatra, corrupto e imoral. Jezabel no A.T era uma princesa fenícia. Casou com rei Acabe de Israel – I Rs capítulos 16-19 - Ela era sacerdotisa de Baal, protetora dos falsos profetas, perseguiu e matou quase todos os profetas de Deus. Introduziu a imoralidade e o paganismo em Israel. Esse mesmo sistema transigente e imoral agia em Tiatira. I Rs 16.31; 21.25; II Rs 9.7;At 15.20,29.
Nota: É interessante fazer um contraste entre Éfeso e Tiatira, enquanto Éfeso enfraquecia no amor, mas julgava fielmente os falsos mestres, Tiatira crescia em amor, mas se mostrava tolerante em relação às falsas doutrinas. Os dois extremos devem ser evitados e corrigidos.
  1. Tiatira não só tolerava o mal, mas nem reconhecia, nem procurava mudança de atitude.
  2. O Senhor dá a “Jezabel” e aos seus seguidores tempo para se arrependerem. Note que no v. 21 – a expressão: “ela todavia não quer arrepender-se” – o verbo está no presente, isto significa que o Sistema/Jezabel está vivo e operante em nosso meio e não tem intenção de mudar. Nota: os olhos de fogo do Senhor perscrutam os pensamentos e intenções do coração e o julgamento será perfeito. Ver Rm 2.4-6
  3. O Senhor sentencia “Jezabel” e seus seguidores à enfermidade e morte, caso não se arrependam. O Senhor chama a doutrina apóstata de Jezabel de “cousas profundas de Satanás” – o julgamento final para esse sistema é a 2ª morte= eterna separação de Deus. II Cr 6.30; Jr 11.20;

Admoestação – vs. 24-29; At 15.28
Nota: Nem, todos em Tiatira eram infiéis ao Senhor e ele tem uma palavra especial aos cristãos consagrados:
  1. O Senhor não faz nenhuma exigência específica, apenas que fiquem firmes em sua resistência ao mal. A expressão: “até que eu venha”, refere-se a 2ª Vinda de Cristo para buscar o seu povo escolhido, ocasião em que ele o recompensará por sua fidelidade. Ap 3.3; 16.15; 22.7,17,20.
  2. Perseverança é a marca do crente fiel. Os que se desviam e transigem com o mal nunca nasceram de novo.
  3. Os fieis de Tiatira receberam a promessa de autoridade sobre as nações; Ap 20.4.
  4. O Senhor governará com cetro de ferro.

Nota Explicativa:
  1. Esta é a primeira vez em Apocalipse que se faz a menção à volta de Cristo para buscar a igreja – ver I Ts 4.13-18.
  2. Como Éfeso podemos ser zelosos e ortodoxos e ao mesmo tempo perder a devoção a Cristo; ou como Tiatira, talvez nosso amor esteja crescendo, mas ainda assim nos falte discernimento para manter a igreja pura – Fp 1.9-11.
  3. Como Pérgamo e Tiatira podemos tolerar o mal, entristecer o Senhor e atrair seu julgamento sobre nós;
  4. Será que teríamos encolhido Esmirna como a mais espiritual das quatro igrejas? Provavelmente não, mas o Senhor que sonda mentes e corações e não olha a aparência, escolheu!

  5. A Exortação do Senhor a essa igreja é “arrependam-se”; mudem de ideia. Não apenas pecadores perdidos precisam de arrependimento, mas cristãos carnais, impuros e desobedientes também.


Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Is 28;        Ter. Is 29;          Qua. Is 30;       Qui. Is 31;    Sex. Is 33;   Sáb. Is 34

Versículo para memorizar:
“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor da terra”  - Is. 1.19

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe;
Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...