quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/CHAMADOS E ESCOLHIDOS PELA GRAÇA DE DEUS!

CHAMADOS E ESCOLHIDOS PELA GRAÇA DE DEUS!
Efésios 2:1-10


OBJETIVO
Trazer à memória do povo de Deus aquilo que ele já recebeu em Cristo Jesus.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido é uma evocação. O apóstolo Paulo traz à memória dos seus leitores aquilo que eles já haviam recebido em Cristo Jesus: A SALVAÇÃO pela graça mediante a fé.

Paulo procura mostrar aos efésios que eles não haviam recebido a salvação por causa de suas boas obras, ou por merecimento próprio, mas porque Deus é infinitamente gracioso e graça nada mais é que favor imerecido. Os irmãos de Éfeso ao que parece estavam “estufando” o peito se achando o máximo espiritualmente esquecendo tanto do que foram no passado, quanto do que Cristo fizera por eles. Paulo tratou logo de chamá-los à razão.

INTRODUÇÃO
Em tempos de exigências de grandes desempenhos para se conseguir posições e reconhecimento no mundo secular, tentamos transportar isso para o mundo espiritual. Contudo, descobrimos que nenhuma obra meritória há em nós que suscite da parte de Deus tal amor apaixonado, mas ele nos ama e isto é fato. Graça de Deus é isto: favor imerecido de Deus. Ele nos amou primeiro e nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Como isto aconteceu? É a pergunta que muitos fazem, suscitando infindáveis discussões teológicas. Contudo não compete a nós julgar ou conhecer os desígnios de Deus. Ele é soberano e tem misericórdia de quem quiser e se compadecerá de quem ele quiser.

Por isso é tempo de evocar, de trazer à nossa memória o que nos pode dar esperança. Certo pensador cristão disse: que “o povo de Deus precisa ser mais lembrado que instruído”. Isto é fato, temos a memória curta. Andamos tanto atrás de bênçãos periféricas que nos esquecemos da maior de todas as bênçãos: A Salvação em Cristo Jesus! Por isso o próprio apóstolo Paulo falando aos filipenses diz: “A mim não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas”. Fp. 3.1b

O APÓSTOLO PAULO TRAZ À MEMÓRIA DOS SEUS LEITORES ALGUMAS VERDADES:
  1. Eles estiveram mortos, mas foram vivificados; eram filhos da ira e se tornaram filhos do amor apaixonado de Deus – VS. 1-3: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza filhos da ira, como também os demais”.
  • A condição espiritual do homem sem Jesus é morto em seus delitos e pecados.
  • Se o homem não for alcançado pela graça salvadora de Deus permanecerá encerrado na condenação e acabará experimentando a segunda morte, que é a eterna separação de Deus. Nada pode mudar isso, só o próprio Deus.
  • Essa condição é partilhada por toda humanidade antes da conversão. Em Adão todos pecaram e morreram. O que aconteceu no Éden não foi um tropeço, ou uma queda, foi uma morte. Em Adão morremos todos. Contudo, em Cristo, o segundo Adão, os que creem são vivificados.
  • O próprio apóstolo se coloca nesta posição antes da sua conversão. Mesmo tendo sido um religioso fervoroso dentro do judaísmo, ele mesmo fora um filho da ira, um filho da desobediência. Uma vez alcançado por esta graça salvadora, ele luta agora para que todos que um dia foram alcançados pela graça de Deus, não se esqueçam Daquele que os alcançou: JESUS CRISTO!
  1. O Senhor nos alcançou apesar de nós e nos colocou em posição privilegiada – VS. 4-9: “Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza de sua graça, em bondade pra conosco, em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.
  • Não são as obras que salvam, mas a graça de Deus mediante a fé em Cristo. A graça de Deus personificada em Cristo perdoa pecados, apaga transgressões, nos purifica de toda injustiça, nos fortalece e sustenta, nos fazendo perseverar até o fim.
  • O Senhor nos salvou nos resgatando do reino das trevas nos transportou para o Reino do Filho do seu amor e ainda nos fez assentar nos lugares celestiais com Cristo (isso significa autoridade). Este lugar é o lugar dos bem-aventurados, dos que gozam de altos privilégios.
  • Não foi por obras para que não nos gloriássemos. Toda honra e toda glória por essa tão grande salvação só pode ser creditada, tributada ao Senhor Jesus Cristo, o Autor da nossa Salvação, visto que até o arrependimento para vida nos é dado por ele. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus”. Romanos 9:16
  • A salvação pela graça tem também o propósito de testificar do amor, da bondade e da misericórdia de Deus.
  1. As boas obras são uma conseqüência da salvação, não a sua causa – v.10: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
  • Elas são conseqüência e não causa da salvação, produto, não fator determinante.
  • Por boas obras entendemos não apenas a caridade e a mutualidade, mas, sobretudo, o evangelismo, para que outros alcancem o que já alcançamos em Cristo. A nós foi confiado o ministério da reconciliação.
CONCLUSÃO
O que precisamos ter sempre em mente?
  1. Um dia fomos filhos da ira e da desobediência. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas fomos alcançados pela graça de Deus e por ela vivificados e regenerados.
  2. O Senhor nos alcançou apesar de nós e nos colocou em posição privilegiada de autoridade ASSENTADOS NOS LUGARES CELESTAIS EM CRISTO.
  3. As boas obras não são a causa da salvação, mas são conseqüência dela.
  4. Precisamos trazer à memória aquilo que Deus já fez por nós: A SALVAÇÃO em Cristo Jesus e não tratar desdenhosamente o AUTOR da Vida como muitos têm feito.
  5. O que fazer para ser salvo? Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação”.  Romanos 10:9-10

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 3/5/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...