terça-feira, 22 de maio de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ XII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo Cabus, 95 A Candeias Jaboatão dos Guararapes PE
CEP 54.440-350;  Fone: 34693704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Malta www.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse
XII Estudo: Mensagem à Igreja de Laodicéia – Ap 3.14-22

Introdução: Nesses últimos tempos, que antecedem a vinda de Jesus, quem não está em Filadélfia, está em Laodicéia. Quem não está na sintonia de Filadélfia está na de Laodicéia. Enquanto Filadélfia está preocupada com Cristo, Laodicéia esta preocupada consigo mesma. É o gosto do populacho que conta para essa igreja transigente e orgulhosa. A opinião, o costume, a voz e a crítica do povo substituem o comando do Espírito Santo em Laodicéia.

Jesus está do lado de fora desta igreja, não há lugar para ele lá dentro, mas o amor de Deus é inesgotável, e ele está batendo e apresentando o remédio até o ultimo instante da igreja sobre a terra. Quem tiver ouvidos para ouvir o que o Espírito diz será liberto!

Breve Histórico sobre a Cidade de Laodicéia: A cidade foi fundada em torno de 250 a.C. por Antíoco II da Síria e recebeu esse nome em homenagem a esposa do rei, Laodice. Laodicéia encontrava-se cerca de 60 km a sudeste de Filadélfia, a 10 km ao sul de Hierápolis e a 16 km a oeste de Colossos.  Localizava-se no fértil Vale do Rio Licus, por essa razão tinha o nome de “Laodicéia do Licus”. Estava localizada no meio de importantes rotas comerciais. Chamada por alguns historiadores de Lar dos milionários. Cidade de banqueiros e de grandes transações comerciais. Maior centro bancário daquela época. Destacava-se também como centro médico e comercial. Por sua opulência e autossuficiência a cidade se orgulhava. Laodicéia era a cidade da transigência e a igreja acabou sofrendo a sua influencia.

Laodicéia ficava numa região de águas termais. Próxima a Hierápolis com suas águas quentes e de Colossos com suas águas frias, ambas com aplicações terapêuticas. Em seu curso via aquedutos, essas águas chegavam a Laodicéia mornas, imprestáveis para beber. Aos engolir essas águas as pessoas vomitavam. Eram águas que não dessedentavam. A cidade era tão orgulhosamente abastada que quando sofreu o grande terremoto de 60 d.C. foi reconstruída com recursos próprios, recusando qualquer ajuda externa. O orgulho dessa cidade era contagioso e a igreja foi contaminada por ele.

Leitura e análise do texto: Ap 3.14-22
Laodicéia é formada por duas palavras: Laos= povo; diceia= voz, opinião, costume ou governo. Assim Laodicéia significa Governo do povo, Cristo do lado de fora. Todos decidiam o que era melhor para a igreja. O Espírito Santo não tinha voz nem vez.

O Senhor fala a essa igreja transigente e orgulhosa: V. 14: Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
“O Amem” = palavra de origem hebraica; no inicio de uma afirmação significa certamente ou verdadeiramente; no final, significa “que assim seja”; Jesus é a Palavra final e a autoridade absoluta.
“A Testemunha Fiel” = Jesus é a verdadeira revelação de Deus e de sua vontade aos homens; Hb 1.3. 
“O Princípio da Criação de Deus” = Jesus é chamado de o 2º Adão; Ele é o primeiro homem da segunda criação, que é espiritual; na verdade, Jesus sempre existiu, porque ele é um com o Pai e o Espírito Santo; contudo como homem, nascido de mulher, gerado no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, é o primeiro de toda uma geração de seres espirituais; Com o qual se identificam todos os que nele crêem, tornando-se membros da família de Deus; Jo 1.1; 14; Cl 1. 15-18.

Acusação: V.15: “Conheço as tuas obras, que nem és quente nem frio. Quem dera fosses frio ou quente” = Jesus expressa o seu conhecimento sobre as obras dessa igreja, assim como fez com as demais. As águas termais de Hierápolis eram medicinais. As águas frias de Colossos eram boas para beber, mas águas mornas de Laodicéia basicamente não serviam para nada, só davam ânsia de vômito.

V.16: “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” = Jesus olhou para a autossuficiência dessa igreja e sentiu vontade de vomitar. Faltava fervor espiritual. A igreja estava apática, anêmica espiritualmente. O culto nauseante de Laodicéia não agradava ao Senhor, faltava-lhe Fogo espiritual íntimo. O braseiro do Senhor deve ser alimentado de modo que a chama se mantenha acessa sempre. Jonathan Edwards dizia que “precisamos ter luz na mente e fogo n o coração”.


V.17: Pois dizes: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” = é fácil fazer afirmações falsas; dizer que está tudo bem com a vida espiritual de uma pessoa ou igreja, mas Jesus sabe a verdade, porque ele sonda corações; Laodicéia mentia para si mesma, não para Jesus. O orgulho cegou essa igreja ao ponto de não enxergarem seus problemas. Assim como a cidade de Laodicéia recusou orgulhosamente a ajuda de Roma, quando foi destruída no terremoto de 60 d.C a igreja recusava a ajuda de Cristo, por achar-se autossuficiente. Numa cidade que produzia uma lã caríssima, a igreja andava nua, sem as vestes da justiça de Cristo; Cl 3.9,10.

Conselho, Repreensão e Disciplina: V.18: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” – Aconselho-te é a palavra chave deste versículo. Jesus estabelece um contraste entre os produtos comercializados na região e as necessidades dessa igreja. O Senhor aconselha três coisas necessárias a essa igreja:
Comprar de Cristo ouro refinado = a verdadeira riqueza espiritual vem de Deus; ele oferece o ouro refinado pelo fogo.
Comprar do Senhor vestiduras brancas = é Deus quem lava os nossos pecados e nos veste da pureza e justiça de Cristo.
Comprar colírio para os olhos = só Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e autossuficientes; o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus – Mt 23.25,26.

V.19: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” = A correção que vem de Deus é uma  manifestação do seu amor – Hb 12.4-11. Aqueles irmãos precisavam mais que atitudes exteriores, precisavam do zelo para com Deus, precisavam de arrependimento.

V.20: “Eis que eu estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” = Jesus pôs uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia; a igreja de Laodicéia pôs uma porta fechada diante de Jesus. Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta; ele chama, convida e dá oportunidade, mas espera a decisão de cada um. Esse versículo é usado para evangelismo, mas Jesus está falando aqui para uma igreja, onde se supõe que todos são convertidos; ele deseja que a igreja desfrute de intima comunhão com ele. Isto reforça a ideia de que nem todos os inscritos no rol de membros das igrejas visíveis fazem parte da igreja que só Jesus enxerga. As ovelhas do Senhor escutam a sua voz e o seguem – Jo 10.26-28. Cear com alguém sugere comunhão, intimidade – I Co 5.11; 10.21.

Ao Vencedor: Vs. 21,22: “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono” = os vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo; e tal honra não seria dada aos orgulhosos e autossuficientes.
Somente os obedientes e humildes serão exaltados. Os “crentes” rebeldes serão excluídos; rebelião é como pecado de feitiçaria – I Sm 15.23; Hc.2.4; I Pe 5.6; Mt 23.12; Lc 14.121; 18.14.
Note que nesta carta Jesus não mencionou nenhum erro doutrinário, nenhum pecado de imoralidade ou idolatria, nenhum sofrimento ou perseguição. Essa igreja que se achava rica e forte foi criticada por orgulho e autossuficiência. Ela exaltou-se ao invés de humilhar-se na presença do Senhor. Do mesmo jeito que a humildade precede a honra, a soberba precede à ruína e a altivez de espírito a queda. Pv 15.33; 16.18
Não é curioso descobrirmos que esse foi precisamente o pecado que derrubou Lúcifer, quando era ainda um querubim ungido e assistia na presença de Deus?

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Cl 1;             Ter. Cl 2;         Qua. Cl 3;      Qui. Cl 4;   Sex. Jo 1;     Sáb. Jo 10.

Versículo para ser memorizado:
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem” Jo 10.27.
Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...