quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/TEMPO DE AVIVAMENTO!

TEMPO DE AVIVAMENTO!
Ezequiel 47:1-12


OBJETIVO
Despertar a igreja para a grande enchente de águas purificadoras que está descendo do céu nos últimos dias.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido fala de uma visão gloriosa dada por Deus ao profeta Ezequiel em um tempo de cativeiro e dificuldade. O profeta é levado à entrada do templo e vê águas que saem do limiar do templo para o oriente. Ele é levado por um homem que se apresenta com um cordel de medir e começa a medir o nível das águas, cada vez que ele mede faz o profeta passar pelas águas, quanto mais ele entra, mais o nível da água sobe. O homem que se apresenta ao profeta parece ser o mesmo de Ez. 40.3 que tinha também um cordel de medir. Essas águas são purificadoras e brotam do Trono de Deus.
A idéia central aqui é mostrar a magnitude da obra do Espírito Santo de Deus na vida dos escolhidos.

INTRODUÇÃO
Falamos sobre o esvaziamento que devemos fazer em nossos corações das mágoas e ressentimentos, que têm de certa forma nos travado a vida e impedido um fluir do Espírito de Deus em nós. Fazemos isso ministrando perdão aos nossos ofensores. Uma vez esvaziados precisamos ser cheios e para que isto aconteça gostaria de falar de uma enchente. Não de uma enchente qualquer, mas de uma enchente de águas purificadoras que descem do Trono de Deus, para inundar a vida dos fiéis. A visão de Ezequiel nos dá conta, que por onde essa torrente passou tudo ganhou vida. A visão tanto aponta para a vivificação que acontece quando somos justificados pela fé em Cristo, quanto para a plenitude do Espírito na vida dos salvos. O próprio profeta parece não ter compreendido muito bem aquela visão.

Queridos, há um rio cujas águas estão subindo e trarão transformação a quantos crerem e forem reconciliados com o Deus Vivo, através de Cristo Jesus. O salmista no Sl 46.4 diz: “Há um rio, cujas águas alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo”. O santuário das moradas do Altíssimo somos nós e Deus quer nos inundar de sua presença.

A VISÃO DE EZEQUIEL NOS TRAZ QUATRO REVELAÇÕES DA PARTE DE DEUS:

  1. As águas do Rio do Espírito de Deus estão subindo e haverá uma grande enchente na vida do povo escolhido – Vs.1-6:
  • Os dias que vivemos antecedem o ARREBATAMENTO da igreja e haverá um grande e crescente mover do Espírito de Deus em nosso meio. Não só em algumas igrejas locais, mas em toda a face da terra, onde houver um povo reunido em nome do Senhor Jesus Cristo. Esse mover do Espírito nos fará pregar com ousadia e de forma criativa a Palavra de Deus.  Fará que ao abrirmos a boca para pregar O Senhor estenderá as mãos para curar, salvar, libertar e fazer sinais e prodígios, bem como para abençoar a quantos estiverem à nossa volta.
  • Os crentes serão inundados do poder do Alto como nos dias da Igreja Primitiva. As águas estão subindo, já não haverá parte rasa, mas será um rio tão caudaloso, que precisaremos nos deixar levar pela força dessa torrente do céu em nome de Jesus Cristo. Essa inundação celestial tem chegado a lugares longínquos da terra, mas é desejo do Senhor que esse aguaceiro do céu venha sobre todos os que têm ansiado por um transbordar de Deus. A terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar Hc 2.14.
  • A nascente dessas águas é a cruz do calvário. O pentecostes fez subir o nível das águas. Séculos mais tarde, com a Reforma de Lutero, as águas cresceram ainda mais e há um novo e crescente fluir de Deus a cada dia.
  • Em Zc. 14.8a diz: Naquele dia correrão de Jerusalém águas vivas”.

  1. As águas dessa torrente subirão ao nível mais alto, às vésperas do ARREBATAMENTO da igreja – V.5:
  • Ali, Ezequiel já não podia tomar pé, as águas eram profundas demais e o controle da situação não era mais do profeta, mas das águas. Quanto mais profundo navegamos nas águas do Espírito de Deus, mais as nossas vontades serão submetidas a Ele. Essas águas são vivificadoras, mas purificadoras também. E trarão conserto na vida de muitos. Tudo que você e eu experimentamos até aqui é pequeno demais em comparação ao que está porvir. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito fala a igreja!

  1. Esse Rio de vida trará renovo por onde passar – Vs. 7-10, 12:
  • Embora à nossa volta haja assolação, morte e epidemias, por onde esse rio passar tudo viverá.
  • Nesses dias que antecedem a segunda Vinda de Cristo, a Bíblia diz que: O amor de muitos se esfriará” – Mt 24.12; “Alguns abandonarão a fé e crerão em ensinos de demônios” – I Tm 4.1; mas mesmo em meio a todo esse caos espiritual, Deus diz ao profeta: “Por onde o (meu) rio fluir, tudo viverá”. O poder desse rio tem alcançado, mesmo no meio de perseguições, povos até então alheios e resistentes à Palavra de Deus.
  • Não sabemos de que forma acontecerá esse grande mover, mas de modo assombrosamente maravilhoso ele acontecerá. Em Jo 3.8 diz: O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. Certo pensador cristão disse: “Não podemos controlar a direção do vento; mas podemos ajustar as velas do nosso barco”.
  • De um modo mais específico, se a sua casa, a sua família, a sua vida, os seus relacionamentos, estão precisando de um renovo, então, creia na promessa: “Por onde esse rio passar, tudo viverá. Em Jl 3.18b diz: Sairá uma fonte da Casa do Senhor que regará o Vale de Sitim”. Esse é o local onde fica o Mar Morto. Há esperança de vivificação até para o Mar Morto, quanto mais para você. Amém?

  1. Esse Rio de vida trará restauração para os que se voltam para Deus e morte aos que rejeitaram o Senhor –V.11: “Serão deixados para o sal”.
  • Esses pântanos e charcos representam os rebeldes e refratários à Palavra de Deus. São aqueles que ouvem, mas não acatam. Essas pessoas muitas vezes até choram pelos seus pecados, mas é um choro semelhante ao de Esaú, vazio de arrependimento – Hb 12.17
  • Por outro lado, esse rio também é aquele mencionado por Jesus que precisa fluir em nós. Ele diz em Jo 4.14 e 7.38: “Aquele porem, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” e “Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva”.
  • Contudo, o “crente pantanoso”, rebelde, avesso às mudanças que o Espírito deseja operar, não conhece esse fluir. Na verdade esse tem apenas a aparência exterior de crente, mas nunca foi regenerado. Do seu interior só flui e com abundancia: queixas, lamentações, mexericos, críticas, acusações e amarguras. É disso que fala o versículo 11.
  • Nem todos os que fazem parte do rol visível de membros das igrejas, fazem parte de fato, do rol dos que estão arrolados nos céus. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. Diz Jesus em Mt.7.21. Eles continuam recebendo oportunidades da parte de Deus, mas sistematicamente têm rejeitado.


CONCLUSÃO
O que nos foi revelado aqui?
  1. O Senhor está enviando um grande avivamento do céu sobre o seu povo. A chuva vai cair, será que estamos preparados?
  2. Quanto mais avançamos para o ARREBATAMENTO da igreja, mais alto se tornará o nível das águas. Será que temos tido sensibilidade para perceber isto?
  3. Essas águas trarão vida por onde passarem. Que tudo que está morto em nossas vidas possa receber da força vivificadora desse rio de Vida, em nome de Jesus Cristo!
  4. Essas águas também trarão purificação e conserto. Muitos ficarão de fora por causa da rebeldia e resistência à Palavra de Deus.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 9/5/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...