terça-feira, 15 de maio de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XI ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabus, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54.440 – 350  Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltahttp://ocolodopai.blogspot.com
Série de Estudos em Apocalipse

XI Estudo: Mensagem à Igreja de Filadélfia – Ap 3.7-13

Introdução: O estudo anterior mostrou as sérias advertências do Senhor a Igreja de Sardes. Ali, ele fala representativamente, segundo alguns estudiosos sobre o momento da Reforma. Em Sardes havia um pequeno remanescente fiel, que não se curvou perante as demandas do mundo.
Hoje vamos olhar para a pequena e aparentemente inexpressiva Igreja de Filadélfia. O Senhor não vê como vê o homem, ele não se importa com o que aparentamos ser, mas com o que somos na verdade.

Breve histórico da cidade de Filadélfia: Esta é a mais jovem das sete cidades da Ásia Menor. Fundada por colonos de Pérgamo, no segundo século antes de Cristo, durante o reinado de Attalus II. O nome da cidade significa “Um que ama seu irmão”. E foi dado para homenagear a Eumenes, irmão de Attalus, a quem ele amava. Situada na divisa de Mísia, Lídia e Frígia. A cidade também ficava na rota do correio imperial era chamada de porta do Oriente e pequena Atenas pelos inúmeros templos aos deuses pagãos que ali havia. Cidade de muitos terremotos. A cidade recebeu três nomes, ao longo da história: Alem de Filadélfia, Neocesaréia ou Cidade de César e posteriormente de Flávia em homenagem ao imperador Vespasiano, também chamado de Flávio. O Senhor conhece a igreja e a cidade na qual ela está inserida e sua mensagem é absolutamente contextualizada. Muitas vezes precisamos anunciar o Cristo, mas com sensibilidade quanto às necessidades locais, fazer isso sem mudar o conteúdo da mensagem é o grande desafio.

Leitura e análise do texto – Ap 3.7-13
Filadélfia= amor fraternal ou aquele que ama ao seu irmão.
Filadélfia é frequentemente associada com a igreja do Arrebatamento, ou seja, aquele remanescente fiel que guarda a Palavra, a pratica e a dissemina.
Obs.Jesus vê as igrejas de modo diferente”. Independentemente do sucesso aparente, o Senhor olha para o caráter e o coração de cada discípulo e de cada igreja.  Ele anda no meio dos candeeiros de ouro e sabe muito bem quem realmente lhe pertence.

A Apresentação de quem fala: V.7 – “O Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”:
  • Como não há repreensão para esta igreja, Jesus se apresenta com seus atributos de Santidade e Verdade. Esses atributos apontam o Caminho para essa igreja que vive nos últimos tempos. Tempos de grande impureza e mentira – II Tm 3.1-7; Lc 17.26-30; Is 40.25-27; 8.26; I Jo 5.20; Rm 3.4.
  • “Chave de Davi” = Quem tem a chave tem autoridade; fala de salvação e evangelismo. Is 22.20-24; Essa autoridade é suprema, inquestionável, irrevogável e eterna.
Elogio: V. 8-10 - “Conheço as tuas obras”:
  • Jesus conhece as obras e as intenções dos corações e não se impressiona com as nossas exterioridades – Jr 17.10.
  • “Tenho posto diante de ti uma porta aberta”= acesso e oportunidades. Essa terminologia pode significar as grandes missões organizadas em obediência ao “Ide”-  I Co 16.8,9. Atallus fundou a cidade para disseminar a língua e cultura grega, mas o Senhor Jesus coloca diante dessa igreja uma porta aberta para divulgar o evangelho da salvação. O Senhor afirma que essa porta, ninguém poderá fechar, ela foi aberta com a Chave de Davi, com a autoridade do soberano Senhor. II Co 2.12.
  • Porta Aberta= Enquanto a chave fala de autoridade, a porta fala de oportunidade, também significa acesso à comunhão uns com os outros e com Deus através de Cristo que é a Porta.
  • Que tens pouca força” = fraqueza nem sempre sugere pecado, mas aqui fala de poder político, pouca representatividade. Filadélfia era uma igreja pequena, inexpressiva do ponto de vista humano, mas a sua força estava em Deus. II Co 12.9,10.
  • “Entretanto, guardaste a minha palavra” = apesar das limitações em Filadélfia, essa amada Igreja se mantinha fiel, guardava a Palavra de Jesus. Devemos não só guardar a Perfeita Lei da Liberdade, mas praticá-la e divulgá-la – Tg 1.25.
V. 9 – “Sinagoga de Satanás”:
  • Congregação de falsos judeus. Havia uma Sinagoga dessas também em Esmirna, esses falsos judeus tentaram destruir a fé dos cristãos. “Eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei” = apesar de serem fracos política e quantitativamente, os discípulos em Filadélfia ficaram do lado do Vencedor, seriam exaltados acima dos seus inimigos. Os inimigos se prostrarão submissos diante dos vitoriosos - Is 60.14. Essa honra cedida aos discípulos de Jesus serviria como prova do amor dele por seus seguidores.
V.10 – “Porque guardaste a palavra da minha perseverança
  • Jesus está dizendo que seus fieis em Filadélfia permaneceram firmes com o Senhor, sem desistir, mesmo apesar das perseguições e dificuldades.
  • “Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra” = o Senhor livraria seus discípulos em Filadélfia para que não passassem pelo período de tribulação que sobreviria a terra. Significa em primeiro lugar que o Senhor livraria aqueles fieis da grande perseguição iniciada no período do imperador Domiciano.
  • Essa passagem também tem uma aplicação para um futuro mais distante. Segundo alguns estudiosos apontam para o arrebatamento da Igreja. O Senhor diz que guardará Filadélfia da hora da Tribulação e não na hora. Significa que o Senhor tirará a NOIVA para fora do mundo antes que venha a TRIBULAÇÃO. Os salvos não são habitantes deste mundo, eles são peregrinos e forasteiros em terra alheia. Está chegando a hora de irmos para casa - I Pe 2.11.
Conselho: V. 11 – “Venho sem demora, conserva o que tens para que ninguém tome a tua coroa”.
  • Só a essa igreja, Jesus promete voltar logo, porque essa igreja o espera.
  • Coroa = Fala do privilégio de  anunciar o evangelho, aproveitando as oportunidades. Aqui não se fala em perder a salvação, como muitos apregoam, mas em se aproveitar a oportunidade de anunciar Jesus recebendo completo galardão - II Jo 8; Lc 19.12-26. O pecado não é maior que o sangue da Nova aliança, assim, quem realmente Nasceu de Novo, só morrerá a morte física, não mais a espiritual, que é a eterna separação de Deus.
Promessa ao Vencedor: V.12 – Quais os três nomes gravados sobre o vencedor? Ao Vencedor, fá-lo-ei coluna no Santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu vinda da parte do meu Deus e, o meu novo nome”.
  • Coluna= Refere-se à firmeza. A cidade era constantemente assolada por terremotos e algumas pessoas resolveram habitar em tendas com medo desses abalos. Contudo aqueles que perseverarem na fé até o fim, não têm o que temer, não serão jamais abalados, pelo contrário, eles mesmo serão colunas na casa do Senhor. Também se aplica àqueles aos quais, o Senhor conferirá autoridade, liderança.
  • “gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu vinda da parte do meu Deus e, o meu novo nome” -  A cidade como vimos mudou de nome três vezes, aproveitando esse gancho cultural, o Senhor faz outra promessa aos vencedores de lhes dar três nomes que falam respectivamente de: Posse de Deus sobre o seu povo escolhido, da cidadania eterna, o lar da NOIVA e o terceiro Nome fala de algum aspecto do Senhor Jesus, que não é possível entendermos aqui; com o nosso corpo glorificado teremos  a essa revelação. Aleluia!
V. 13 – “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja” – Glória a Deus!

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. I Co 15;          Ter. I Pe 1;         Qua. II Tm 3;       Qui. I Pe 2;        Sex. II Tm 3;        Sáb. II Pe 2
Versículo para memorizar:
“Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora” Jo 6.37.

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...