quinta-feira, 17 de maio de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/QUANDO LOUVAMOS ANTES MESMO DA VITÓRIA!

QUANDO LOUVAMOS ANTES MESMO DA VITÓRIA !
II Crônicas 20:1-26


OBJETIVO
Encorajar a igreja a louvar o Senhor em meio às lutas enfrentadas.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido traz o relato da grande luta enfrentada pelo Rei Josafá de Judá, quando três poderosos exércitos se levantaram para destruir o seu pequeno reino.

Diante daquela investida, o rei sente medo, mas se recompõe e busca a única saída possível nessas horas: O Deus Todo Poderoso. No Senhor o rei pôs seus olhos e esperou a vitória oferecendo a ele um sacrifício de louvor. Aqui aprendemos preciosas lições.

INTRODUÇÃO
Estamos todos enfrentando lutas cada vez mais intensas, não podemos abaixar a guarda diante delas.
E é precisamente quando as nossas demandas se tornam sem saída que contamos com as estratégias do céu para vencê-las. Essas estratégias são absolutamente fora do alcance humano. Como podemos cantar estando tristes, assolados e perseguidos por tantos inimigos humanos e espirituais? Aprendemos aqui que as saídas de Deus não cabem na lógica humana tão limitada. No entanto se observarmos essas saídas nos surpreenderemos com os resultados. Tudo para a glória de Deus.

NO TEXTO LIDO, UMA SEQUÊNCIA DE FATOS QUE NOS INSTRUI COM RELAÇÃO ÀS NOSSAS PRÓPRIAS LUTAS:
  1. A Notícia recebida pelo rei e a reação natural de medo – VS. 1,2,3:
  • Nenhum de nós está livre de receber uma notícia ruim, de passar por uma situação desagradável ou de viver uma perseguição.
  • Todas essas circunstancias nos surpreendem e nos assombram, é natural. No entanto, não podemos deixar que o medo nos paralise ao ponto de não esboçarmos nenhuma reação. 
  1. A Primeira atitude do rei: reunir-se a congregação e orar ao Senhor – VS. 4-12
  • O rei Josafá nos ensina aqui a nessas horas buscarmos ao Senhor. Nesses momentos dramáticos de nossas vidas devemos buscar ao Senhor, nos reunir ao povo santo e ali derramar o nosso coração. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo, o que dizer, então de muitos justos clamando em uníssono?
  1. A resposta de Deus e sua estratégia de ação – VS. 19-21:
  • Quando clamamos o Senhor vem em nosso auxílio. Em Jeremias 33.3 O Senhor diz: “Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes. O Senhor se revela aos seus escolhidos lhes dando direções e estratégias de combate impensáveis no meio das lutas.
  • A luta de um justo é luta de Deus. Nada podemos fazer a não ser orar e confiar que ele moverá águas em nossa direção nos dando a vitória.
  1. A obediência de Josafá à direção de Deus fez toda diferença – VS.22-24:
  • Quando andamos em obediência o Senhor nos concede “infinitamente mais de tudo aquilo que pensamos ou pedimos, segundo o seu poder que opera em nós.
  1. Depois da vitória consumada eles renderam graças – v.26:
  • Quando a vitória vier não devemos nos esquecer de agradecer, como muitos fazem.

CONCLUSÃO
Que o Senhor aplique ao nosso coração esta porção da Palavra, em nome de Jesus.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 17/5/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...