quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/SÓ EM DEUS SOMOS FORTALECIDOS!

SÓ EM DEUS SOMOS FORTALECIDOS!
O que tem nos assombrado?
Salmo 27 


OBJETIVO
Desafiar a igreja a exercitar uma confiança irrestrita em Deus.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
Este salmo 27, segundo estudiosos da Palavra de Deus, foi escrito antes da coroação de Davi como rei de Israel, num tempo de intensa perseguição por parte do rei Saul.

Davi ensina aqui, que quando conhecemos o Senhor e confiamos nele, recebemos a sua ajuda para superar os medos que podem paralisar a nossa vida e impedir que desfrutemos a plenitude daquilo que Deus tem para nós.

INTRODUÇÃO
Falar sobre medo é sempre oportuno, porque este assunto tem atravancado a vitória de muitos servos de Deus, por isso este tem sido um assunto recorrente no meio da igreja. E isso independe do tempo de conversão. Em um grau maior ou menor todos nós sentimos medos. Muitas vezes ele acaba se tornando uma patologia, sendo necessária a intervenção de um profissional e até mesmo medicamentos, pois o Senhor também usa meios humanos. Contudo, é vontade do Senhor que vivamos livres desse fantasma que tem assombrado a vida de muitos de nós. O Senhor tanto opera por meios sobrenaturais quanto por meios naturais. De qualquer modo clamemos a ele e façamos a nossa parte.

Mais uma vez recorremos à experiência de Davi, para ministrar sobre esse assunto. Da mesma maneira como ele venceu o gigante Golias sendo pouco mais que um menino, tempos depois venceu todo contingente militar de Israel que o caçava a mando de Saul como se fosse um bandido perigoso. A cada vitória nossa em Cristo somos fortalecidos nele para novos desafios.

A cada dia que passa nos deparamos com situações que demandam coragem e intrepidez da nossa parte. Ao mesmo tempo, nossa luta diária pela sobrevivência num mundo absolutamente hostil que jaz no maligno, requer de nós uma força que não possuímos, não humanamente falando. Haverá sempre lutas por fora e temores por dentro!

Existe um complô das trevas para nos assombrar e fazer recuar. Ficamos sobressaltados em casa e na rua. Há sempre um perigo à espreita, aonde quer que possamos ir. O que fazer diante disso? Quando o inevitável parece nos rondar, olhamos para Lc 8.50 e encontramos Jesus ali, entregando a Jairo o grande antídoto para os nossos medos: Não temas, crê somente”.

O SALMO, DE UMA MANEIRA GERAL, APONTA PARA ALGUNS MEDOS QUE PODEM NOS PARALISAR. ESSES MEDOS FORAM VENCIDOS POR DAVI E PODEM SER VENCIDOS POR NÓS TAMBÉM:

  1. Medo das Circunstancias – vs. 1-6:
  • Em cada curva do caminho, surpresas nos aguardam e nem sempre são agradáveis. Olhemos para Aquele que faz tudo cooperar para o nosso bem: Cristo.
  • Davi não fecha os olhos para as circunstancias que o cercam, como nós também não podemos fechar. Ele estava plenamente consciente da ameaça real que o cercava. E você está?
  • Ao invés de se desesperar ele opta por fixar seus olhos em Deus. Ele procura ver aquelas circunstancias do ponto de vista do céu  e conta com aquela possibilidade que está nas mãos de Deus.
  • O autor de Hebreus dá a receita em Hb 12.2: Olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus”.
  • O Senhor é a nossa Luz, não precisamos temer as trevas. O Senhor é a nossa Força e suficiência. Não precisamos temer por causa da nossa fraqueza.
  • Não importava para Davi a tática do inimigo, ele não se assustava com suas ameaças. Paulo diz em Rm 8.31: Se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
  • O grande segredo de Davi era a sua intima comunhão com Deus. É isso que precisamos aprender a desfrutar. Davi oferece sacrifícios de júbilo pela vitória que ele sabe virá. Clamemos por essa postura confiante.
  1. O medo do Fracasso – vs. 7-10:
  • Será que vamos conseguir? Essa é a pergunta que nos martela a mente. Confiemos Naquele que é a nossa suficiência: Cristo.
  • Encontramos aqui um momento onde a salmista externa os seus temores e sua fragilidade.
  • Como agir enquanto seres humanos pecadores feitos de barro, o que fazer nesse momento? Esconder-se, evitar falar com as pessoas, sair murmurando ou se afundar em autocomiseração. Qual o caminho então?  Orar, orar e orar, é isso que ele faz. É isso que precisamos aprender a fazer, sobretudo quando não há nada humano a fazer.
  • Ele vai à presença de Deus porque em seu coração o Senhor fala: Buscai a minha presença”; aqui está a saída. Falamos muito sobre oração, mas ainda oramos pouco.
  • Muitos dos nossos fracassos nessa área são porque deixamos de temer a Deus e passamos a temer o homem.
  • Note que Aqui somos remetidos à prática salutar da confissão de pecados a Deus, isso deve ser feito continuamente. Há sempre algo a ser confessado e abandonado por nós.
  • Busquemos, pois, o Senhor, enquanto o podemos achar, invoquemos o seu nome enquanto está perto e estejamos atentos quanto a direção dada por ele para a situação.
  1. O Medo do Futuro – vs. 11-14:
  • O que nos reserva o amanhã? Não sabemos. Mas cremos naquele que tem o controle do tempo em suas m
  • Davi pede orientação ao Senhor. Pede uma vereda plana, sem armadilha e a vitória sobre os mentirosos.
  • Ele crê na bondade do Senhor e essa é a chave da vitória. Ele o glorifica por esse atributo eterno.
  • Em vez de se precipitar Davi esperava calmamente pelo Senhor. Fé e paciência andam sempre juntas. Quando duas pessoas são muito intimas, há harmonia, há uma sincronia no andar e agir dessas pessoas. Uma sabe até o que a outra pensa ou sente e para a comunicação as palavras são absolutamente dispensáveis. Quando nos relacionamos com Senhor é do mesmo jeito, (aliás, a Bíblia diz que temos a mente de Cristo) saberemos a hora certa de agir, e de parar de agir e simplesmente orar esperando o agir de Deus. Isso é comunicado a nós pelas impressões do Espírito Santo em nosso coração. A paz de Deus se instala aí nos aquietamos.
  • Davi termina o salmo com três expressões de encorajamento aos seus soldados: “Tende bom ânimo; fortifique-se o teu coração, espera, pois pelo Senhor”.
  • Quando nos posicionamos assim, o medo é dissipado e a vitória é certa em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor!

CONCLUSÃO
Quais as liçoes desse texto para nós?
  1. Precisamos aprender com Davi a exercitar uma fé viva no Senhor, baseada num relacionamento pessoal intimo com ele.
  2. Precisamos aprender a nos achegar a Deus, não apenas nas horas difíceis, mas fazer dele o companheiro de todas as horas. Ele é aquele que não nos abandona nunca.
  3. Quando isso acontece, teremos bom ânimo pra enfrentar todas as situações; seremos fortificados diante de tudo que se levanta para nos assombrar e ainda aprenderemos a esperar no Senhor diante das decisões difíceis que precisarmos tomar ou diante das demandas à nossa volta.
  4. O único meio eficaz de nos fortalecer no Senhor é esperar e nos aquietar nele. E aquietar-se nele é a santa irresponsabilidade de lançar sobre Ele, aquilo que pesa sobre nós.

Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 23/5/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...