quarta-feira, 24 de julho de 2024

Meditação/Nadia Malta/QUE PERMANEÇAMOS FIRMES NO SENHOR!

 QUE PERMANEÇAMOS FIRMES NO SENHOR!

https://youtu.be/KtifuKiVL_4

Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor”. 1 Coríntios 16:13,14.

                                                                             


Os versículos lidos são as exortações finais feitas pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Corinto para que andem de forma perseverante e completem a carreira proposta,  guardando a fé, mesmo em meio às dificuldades. Para compreender melhor essas palavras, é necessário ler toda a epístola e, sobretudo, entender o propósito para o qual fora escrita: Admoestar aqueles irmãos a andar em santidade e perseverança para que o nome do Senhor fosse glorificado.  Embora aquela amada igreja possuísse uma grande diversidade de dons, ainda assim é chamada atenção pelo apóstolo por sua carnalidade. Os versículos  lidos no inicio trazem uma prática exortação àqueles que desejam andar em santidade e pureza moral de forma perseverante, tanto na Corinto dos dias de Paulo, quanto para a igreja de nossos dias. É interessante observar que para onde nos viramos hoje, há sempre uma oferta de fórmulas mágicas, sobretudo, para resolver problemas. As pessoas estão ávidas por respostas, soluções e possibilidades, desde que não tenham que fazer nenhum esforço ou sacrifício. No entanto, toda mudança requer atitudes, toda atitude requer equilíbrio, pois atitudes geram consequências. E quanto ao povo de Deus, que tem sido açoitado tanto por ventos doutrinários cada vez mais devastadores, quanto por tribulações cada vez mais angustiantes e ainda pelas falácias dos espertalhões, sempre ávidos por adeptos?

Muitos cristãos têm andado de forma trôpega, vacilante diante dessas investidas. Será que não há nada que possamos fazer que nos assegure um andar firme e perseverante em Cristo ou algo que possa restabelecer a firmeza do nosso andar? O apóstolo Paulo responde através do texto a essas questões. As ordenanças dadas por ele nos versículos lidos precisam gerar atitudes por parte dos que experimentam o Cristo que vivifica. Só a partir daí, essas atitudes serão tomadas com leveza e “sobrenaturalidade”, na dependência do Espírito Santo.  O mundo todo e em especial, o nosso país enfrenta uma crise moral, política e ética sem precedentes! E isto tem de certa maneira afetado a vida de todos. Contudo, é imperioso que o povo de Deus faça a diferença no meio desse caos. O apóstolo aponta cinco atitudes imperativas que asseguram um andar firme e perseverante em Cristo. Vejamos: Primeira Atitude: Sede Vigilantes! Segunda Atitude: Permanecei Firmes na Fé! Terceira Atitude: Portai-vos Varonilmente! Quarta Atitude: Fortalecei-vos! E Quinta Atitude: Todos os vossos atos sejam feitos com amor!

O que aprendemos aqui? Precisamos aprender a depender de Deus e de sua Santa Palavra. Quando levamos à sério o que dizem as Escrituras, as coisas começam a fluir para nós. Precisamos reaprender a vigiar e orar em todo tempo. Não “terceirize” a oração e a vigilância, faça você mesmo. Entre com ousadia no Santo dos Santos, leve diante de Deus a sua demanda e ache graça em sua presença. Precisamos permanecer firmes na fé e construir a nossa casa espiritual sobre a Rocha Eterna que é o Cristo. A fé é a vitória que vence o mundo e sem ela desagradamos a Deus. Aprendamos a nos portar varonilmente, de forma madura e corajosa, para que possamos cuidar dos novos crentes.  Precisamos aprender a buscar o fortalecimento no Senhor e na força do seu poder. Finalmente, que todos os nossos atos sejam feitos com amor. Exercitemos incessantemente a graça de Deus, com todos. Com os que estão perto e com os que estão longe, sobretudo, com aqueles que não merecem.  Vigiemos e permaneçamos firmes na fé em nome de jesus Cristo, Amém! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...