domingo, 7 de julho de 2024

Meditação/Nadia Malta/JÁ NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO PARA OS QUE SÃO DE CRISTO!

 JÁ NÃO HÁ MAIS CONDENAÇÃO PARA OS QUE SÃO DE CRISTO!

https://studio.youtube.com/video/7cierb1wxE4/edit

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.  Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.  Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.  Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Rm. 8.1-11.                                           


Todos os que já foram alcançados pela Graça salvadora já experimentam a plena liberdade!  Não há mais condenação!  A sentença já foi decretada e o escrito da dívida foi apagado! A maior ênfase deste contexto é a ação do Espírito Santo na vida dos que foram alcançados pela Graça salvadora, gerando uma vida de plenitude. Como diz o Dr. Shedd em seu comentário desse texto: “Condenação aqui não é simplesmente o contrário de justificação, mas a plena certeza de que não estamos mais sujeitos à servidão penal!”. A epístola aos romanos é considerada pelos estudiosos como o mais bem fundamentado compêndio de teologia bíblica. E este contexto particularmente tem sido chamado de “A grande declaração de liberdade do cristão!”. A grande pergunta aqui é: Para onde temos nos inclinado?  Para a carne ou para o Espírito? Somos livres sim, mas dentro da esfera da vontade de Deus! Não estamos dizendo com isso que o cristão é impecável, muito pelo contrário, a própria Bíblia está repleta de servos de Deus que pecaram feio, mas constrangidos se arrependeram e voltaram para o Pai em legitimo quebrantamento.

Há aqui três revelações do Espírito Santo através do apóstolo Paulo?  Primeira revelação: Não há mais condenação para os regenerados; Segunda revelação: Há uma nova lei em vigência e estamos debaixo de sua jurisdição; e Terceira revelação: Antes de Cristo, além da lei não poder salvar ainda condenava. Note que o texto não diz: Nenhum erro, nenhum fracasso, nenhum pecado, mas NENHUMA CONDENAÇÃO!  Muitos servos do passado erraram, fracassaram e pecaram, mais ainda assim não foram condenados, embora receberam na carne as conseqüências de suas atitudes pecaminosas. O sacrifício de Cristo na cruz do Calvário de forma vicária (substitutiva) fez que morrêssemos condenados pela lei e nele ressuscitássemos para um andar em novidade de vida. Só através da nova vida em Cristo fomos capacitados a obedecer os preceitos de Deus de forma suave. Jesus sofreu os rigores da lei, no que tange à condenação, para que nele tivéssemos liberdade e vida abundante. A inclinação da carne dá para a morte e a do Espírito para vida e paz. Não existe território neutro, ou estamos na esfera da carne ou na esfera do Espírito.

O que o texto nos leva a refletir? Não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo. Jesus pagou o preço para a nossa redenção. Estamos livres e habilitados para andar em novidade de vida.  Estamos livres da lei do pecado e da morte. A nossa liberdade, no entanto, não é licença para pecar.  Só através da nova vida em Cristo fomos capacitados a obedecer aos preceitos de Deus de forma suave. Uma vez regenerados fomos capacitados a domar a nossa carne para que ela se incline para o Espírito e experimente vida e paz. Reflitamos! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...