sexta-feira, 19 de julho de 2024

Meditação/Nadia Malta/ESTAMOS TODOS NECESSITADOS DE RECOBRAR A ESPERANÇA!

 ESTAMOS TODOS NECESSITADOS DE RECOBRAR A ESPERANÇA! 

Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu. Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o Senhor, disse isto e o fiz, diz o Senhor”. Ezequiel 37:1-14.                                  


Busquemos o Senhor e renovemos a nossa esperança no meio do caos instaurado. O livro do profeta Ezequiel é cheio de visões e parábolas vivas, usadas por Deus, para ministrar de forma sobrenatural e espetacular ao seu povo em meio ao período de cativeiro sob o jugo de Babilônia.  O texto mostra o Espírito de Deus conduzindo o profeta através de uma visão até um vale de ossos sequíssimos, branqueados pelo sol e espalhados pelo chão. Eram esqueletos de cadáveres já decompostos e devorados pelas aves de rapina e animais carniceiros.  O Senhor desejou no passado e deseja hoje trazer ao seu povo oprimido, espiritualmente morto e subjugado, uma mensagem de esperança. Há momentos, em nossa jornada cristã que somos inclinados a desistir de tudo. Em meio a tudo isto, é sempre renovador olhar para aquele Vale de Ossos secos e ver o que Deus do Impossível é capaz de fazer! O povo de Deus estava debaixo do jugo de Babilônia, havia desistido de Deus e de suas promessas, havia voltado as costas para Ele em detestável desobediência e apostasia. Quando as nossas impossibilidades chegam ao seu ápice, nos lembramos do cativeiro judeu em Babilônia e redescobriremos a Esperança. O Deus que agiu ali pode agir hoje. CONFIEMOS!

No meio do quadro desolador de cativeiro e assolação, Deus toma o seu profeta em espírito e o transporta, não para um lugar aprazível, mas para um lugar que tinha cheiro de morte por todos os lados. Às vezes precisamos de um choque de lucidez. O que Ezequiel vira não eram esqueletos inteiros, arrumados lado a lado, era um ajuntamento de ossos desordenados, tudo misturado, tudo muito seco, osso sobre osso, sem a menor possibilidade de haver um só vestígio de vida ali. Que choque para o profeta! Aquele vale desolador representava o real sentimento do povo em relação à sua própria situação no cativeiro. Contudo, o Senhor tem sempre promessas de restauração para aqueles que estão mortos em seus delitos e pecados.

O que Deus está requerendo hoje de nós? Primeiro: Posicionamento. Identifiquemos onde estão nossos ossos secos: Casamento; relacionamentos; área financeira; saúde? Vida espiritual caótica? Certifiquemo-nos  que não há nada humano que possamos fazer e digamos isso a Deus. Segundo: Ação. Deus nos chama a ação, então ajamos! Profetizemos, ministremos a Palavra de Deus, creiamos e veremos o sobrenatural de Deus mover-se ao nosso favor. E Terceiro: Perseverança. Não desistamos no meio do caminho, esperemos que a obra esteja completa; só o Espírito Santo é capaz de encher de vida essa situação que cheira a morte, em nome de Jesus Cristo! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...