terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/VOLTEMO-NOS PARA DEUS EM AMOR E OBEDIÊNCIA!


VOLTEMO-NOS PARA DEUS EM AMOR E OBEDIÊNCIA!
                                                                          
Portanto, empenhai-vos em guardar a vossa alma, para amardes o Senhor vosso Deus!”. Josué 23.11.                                                          

É tempo de voltar-se para o Senhor em amor e obediência. O capítulos 23 e 24 deste livro apresentam as palavras de despedida de Josué ao povo de Deus. Além de trazer à memória os feitos de Deus, Josué traz também uma série de exortações e instruções imperativas para que o povo andasse em fidelidade. O versículo lido traz a ideia central do texto, pois é uma síntese daquilo que é requerido de nós como povo de Deus. Inegavelmente vivemos dias maus sobre a terra. Uma simples olhada à nossa volta confirma este fato. Por isso mais do que em qualquer outra época, o povo de Deus precisa fazer a diferença com testemunhos que glorifiquem ao Senhor. Como conseguir isto se somos emboscados a todo o momento pelas ofertas do mundo, pelos estímulos do diabo e pelos apelos de nossa própria carne ainda pecaminosa? A resposta a essa pergunta, sem dúvida é a busca constante de um enchimento contínuo do Espírito Santo que nos levará a um amor profundo e reverente pelo Senhor e conseqüentemente a uma atitude de empenhada vigilância e oração.

O nosso empenho em guardar a nossa alma para amar o Senhor implica em três ações efetivas: Priorizar o Senhor sobre tudo e todos; Obedecer a Santa Palavra de Deus e Resistir a Carnalidade. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” diz o Senhor em Mateus 6:33. Precisamos aprender a realinhar os nossos valores. Em nossa lista de prioridades, o Senhor deve estar em primeiro lugar. Quando o Senhor for para nós o maior amor de nossa vida e deixarmos que ele nos conduza segundo a sua vontade soberana, sem resistência ou reclamações, veremos a sua glória em cada área do nosso viver. Diz o profeta Samuel: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria”. O Senhor se revela àquele que o obedece em amor. O Senhor faz morada naquele que o ama em obediência. Diz o apóstolo Paulo falando aos romanos: “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Esta é uma oferta viva, é o culto racional também ordenado pelo apóstolo Paulo.

Para resistirmos aos apelos da nossa carne precisamos nos encher do Espírito Santo a cada dia. “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”. Exorta o apóstolo Paulo. Qual o efeito desse enchimento do Espírito Santo? Um testemunho que glorifica ao Senhor. O que aprendemos aqui? A salvação é de graça e pela graça. Depende de Deus, é ideia de Deus. É iniciativa de Deus e acontece por meio dele alcançando o homem através de um chamado irresistível de sua maravilhosa graça. A Santificação é trabalho de Deus também pela graça no coração regenerado do homem, mas depende do quanto esse homem se deixa ministrar pelo Espírito Santo. É uma parceria entre o Espírito Santo e o homem regenerado. Por isso o texto fala de empenho, que sugere esforço e trabalho. Que sejamos alunos ensináveis e diligentes para nos deixar ministrar pelo Mestre por excelência. Que Deus aplique esta palavra ao nosso coração, operando mudanças profundas, significativas e visíveis. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...