domingo, 2 de fevereiro de 2020

Meditação/Nadia Malta/AH, SE NÃO FOSSE O SENHOR!


AH, SE NÃO FOSSE O SENHOR!  
                                                                                 
Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga”; Salmos 124:1. 

Despertemos para agradecer e reconhecer o amor e o cuidado de Deus! A grande declaração aqui é: O Senhor é o Nosso Único e Verdadeiro Salvador! Este salmo é ao mesmo tempo um Cântico de Ação de Graças a Deus pelos livramentos dados ao salmista Davi, como também um alerta a vigiarmos em oração constantemente. É um dos cânticos de romagem, cantados nas peregrinações para Jerusalém, com a finalidade de manter viva na memória do povo os grandes feitos de Deus. O rei salmista traz à memória o que o Senhor fez pelo seu povo em meio às grandes lutas enfrentadas ao longo de sua história. Há aqui o reconhecimento da intervenção divina em todas as situações pelas quais passam os servos de Deus em todas as épocas. Somos assolados e assombrados de todas as formas. A nossa vida deste lado da eternidade, na verdade é uma sucessão de batalhas travadas. Isso demanda uma atitude constante de vigilância e oração perseverante, pois o nosso adversário é astuto e trama o tempo inteiro contra nós. A oração, a fé, a prontidão, a perseverança e a vigilância é que vão nos garantir a vitória sobre as hostes do mal. Para isso precisamos deixar de ser meninos na fé e levar à sério a advertência do apóstolo Pedro que diz: “Sede sóbrios e vigilantes, o diabo vosso adversário anda em derredor, rugindo como leão buscando alguém que ele possa tragar”. A vida do povo de Deus sempre foi de oposições ferrenhas e quanto mais se aproxima a Segunda Vinda do Cristo, mais essa oposição se intensifica. Por que não atentamos para os sinais que o Senhor nos envia? A igreja não é um transatlântico de turismo, é um navio de guerra singrando águas turbulentas e os cristãos estão engajados nessa guerra, não como voluntários, mas como soldados arregimentados pelo Grande General. “Ah, se não fosse o Senhor que tem estado ao nosso lado!”

O salmista agradece ao Senhor por sua ação salvadora e chama a atenção para as características das investidas malignas: As investidas acontecem de forma repentina – vs.1-3: “Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós”; As investidas acontecem de forma crescente como uma inundação – vs.4, 5: “As águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma”; As investidas acontecem de forma ameaçadora como o ataque de um animal selvagem – v.6: “Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos dentes deles” e As investidas acontecem como o laço de uma armadilha – v.7, 8: “Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço e nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”. O adversário não manda aviso, por isso o servo de Deus tem que estar sempre vigiando e orando em todo tempo. Ah, se não fosse o Senhor em nossas lutas diárias! Certamente não estaríamos mais vivos. Ele é aquele que peleja por nós. Precisamos aprender aqui com o salmista a desenvolver uma cultura cristã de reconhecimento e de ação de graças pelos feitos de Deus. Por aqueles que tomamos conhecimento e os que não tomamos, porque são muitos. Deus prometeu ao seu povo escolhido que lhe abateria o inimigo. Se estivermos andando com Deus, não precisamos temer as astutas ciladas do maligno, pois o Senhor irá à nossa frente. O Senhor também guarda os filhos da promessa. Aqueles que foram consagrados desde o ventre, mas que por alguma razão são desviados do Caminho, o Senhor os trará de volta.

Essas investidas muitas vezes se agigantam diante de nós, de tal forma que nem conseguimos tomar pé. Até porque uma situação difícil nunca vem sozinha, já reparou? Todas as vezes que encontramos referencia a água na Palavra de Deus, há sempre uma ligação com grandes dificuldades ou tribulações. Porém, se o Senhor estiver ao nosso lado, ele próprio é a nossa rota de fuga. Só o nosso Deus pode fazer um caminho na tormenta e nos fazer andar sobre as águas. Águas tempestuosas, também são figuras das grandes investidas do adversário para nos tragar e nos afastar do Caminho. São desentendimentos em família, somados às dificuldades financeiras, que por sua vez trazem à reboque feridas antigas, gerando litígios e desajustes. Mas quando Deus tem propósito em nossa vida, não interessa as artimanhas e ciladas que o adversário usa. O Senhor de todas livra os seus eleitos. A estratégia do adversário é esperar pacientemente, à espreita até que baixemos a guarda, então ele lança-se sobre nós para nos destruir, se aproveitando de nossas fragilidades e descuidos. Se permanecermos firmes em Cristo, mesmo que ele permita que entremos na cova dos leões, lá mesmo ele nos salvará fechando a boca dos leões. Com Cristo a vitória é sempre certa! Devemos usar a Palavra de Deus como lâmpada para iluminar o nosso caminho, de modo que possamos discernir os laços e armadilhas preparadas para nós e também como espada afiada para dissipar os intentos malignos. O Senhor livra os nossos pés do laço e nos coloca em liberdade. “Clamamos e ele nos dará folga”. Louvado seja Deus, pois não estamos desamparados, “O nosso socorro está em o nome do Senhor nosso Deus”! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...