quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Meditação/Nadia Malta/COMO TER UM CORAÇÃO SEGUNDO O DE DEUS!


COMO TER UM CORAÇÃO SEGUNDO O DE DEUS!
                                                                       
Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam. A minha fidelidade e a minha bondade o hão de acompanhar, e em meu nome crescerá o seu poder. Porei a sua mão sobre o mar e a sua direita, sobre os rios. Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação. Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra. Conservar-lhe-ei para sempre a minha graça e, firme com ele, a minha aliança. Farei durar para sempre a sua descendência; e, o seu trono, como os dias do céu”. Sl. 89.20-29.                                             

O Salmo 89 fala da promessa de um reino messiânico, dado a linhagem de Davi. São 52 versículos, foi escrito por Etã, o ezraíta e as suas promessas encontram aplicação plena na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Nos versículos lidos, percebemos não as palavras do salmista, mas as palavras do próprio Deus, exaltando a Davi, seu ungido e lhe fazendo promessas. O que faz com que Deus, o Todo Poderoso, Criador e Sustentador de todas as coisas, possa falar elogiosamente de um simples mortal? Por que Davi, o querido rei e salmista de Israel foi chamado de: homem segundo o coração de Deus? Talvez o próprio Davi também se perguntasse isso. Mas quando olhamos para a vida de Davi descrita na Palavra do Senhor é fácil descobrir a razão desse título. Assim como Davi todos os eleitos do Senhor são homens e mulheres segundo o coração de Deus, com suas fraquezas, vulnerabilidades, tortuosidades, mas alcançados efetivamente pelo favor imerecido de Deus.
Quais as características de alguém que tem seu coração segundo o de Deus? Primeiro: Adoração. Davi era um adorador.  Davi tinha um coração inclinado a adorar ao Senhor. O adorador reconhece os atributos de Deus. Davi creditava a Deus, os seus feitos do mais simples, ao mais complexo; tudo era atribuído a Deus. Aprendamos a ser adoradores! Segundo: Obediência. Davi era obediente a Deus. Davi possuía um coração adorador e uma inclinação para a obediência. O prazer dele estava na lei do Senhor. Quando teve oportunidade de matar Saul, seu inimigo, não o fez para não ferir um preceito da Lei de Deus que proibia tocar nos seus ungidos, mesmo que isso pudesse custar a sua própria vida. Deus o honrou e o livrou de seus inimigos. Aprendamos a obedecer!  Terceira: Humildade. Davi era humilde.  Hoje é tão comum, vermos homens e mulheres de Deus alardeando uma super espiritualidade; quando deveriam exercitar a humildade. Aprendamos a humildade! Quarto: Determinação e ousadia.  Davi era um homem com força de vontade, determinado. Como dizemos hoje, Davi tinha “garra”; ele não era um fracote, medroso, indeciso; quando ele dizia vou fazer isto, pode ter certeza, que era exatamente o que faria. Foi assim quando matou o leão, quando matou o urso; quando matou o gigante Golias; enfrentou tudo e todos confiado em Deus e saiu vencedor. Aprendamos a ser firmes nas decisões. Quinto: Rapidez, fé e atitude.  Davi era rápido para resolver problemas; era prático nas atitudes e cheio de fé. Davi não ficava remoendo problemas como muitos de nós; confiava em Deus para resolvê-los. Não importava o tamanho do problema, fosse do tamanho de um leão, de um urso ou de um gigante de 3m de altura; fosse um homem ou um exército, se algo precisasse ser feito, ele o faria, rapidamente. Resolução de problemas passa por atitudes e muitas vezes, nos acovardamos diante delas; Davi não temia tomar atitudes, ele sabia que com o Senhor ele saltaria muralhas e desbarataria exércitos. Toda situação que enfrentamos tem um tipo de ganho para nós; às vezes esse ganho é inconsciente. E por causa desse ganho não tomamos atitude para mudar aquilo que nos aflige. Aprendamos a resolver problemas confiados em Deus. Sexto: Capacidade de reconhecer pecados e arrepender-se. Davi era rápido para arrepender-se e mudar de atitude. Quantas vezes Davi pecou, errou e se equivocou? Muitas, mas era rápido em reconhecer seus pecados e se quebrantar diante de Deus, arrependido e mudava de atitude.  Não permita que o pecado arme tenda em sua vida; quando demoramos em nos livrar do pecado, dele nos tornamos escravos irremediavelmente e acabamos desmascarados por ele. Aprendamos a reconhecer os nossos pecados, confessá-los e abandoná-los.

Promessas feitas por Deus a Davi por ser ele um homem segundo o seu coração: O Senhor prometeu estar com ele e o fortalecer; Prometeu que o inimigo jamais prevaleceria contra ele; Prometeu que a sua fidelidade e bondade estariam sempre com Davi; Prometeu alargar as suas fronteiras; Prometeu que ele poderia chamá-lo de Pai; Prometeu que sua graça jamais se apartaria dele; E o Senhor estabeleceu com Davi a Aliança de um Reino Messiânico e da sua linhagem suscitou o Redentor – Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...