terça-feira, 27 de agosto de 2019

Meditação/Nadia Malta/AFLIÇÃO É MESTRE EFICAZ DA PARTE DE DEUS!


AFLIÇÃO É MESTRE EFICAZ DA PARTE DE DEUS!
                                                                      
Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Seja o meu coração irrepreensível nos teus decretos, para que eu não seja envergonhado”. Sl. 119.67, 71, 80.           

O salmo 119 é o mais longo de toda Bíblia e traz como tema principal a exaltação à palavra de Deus. Não basta conhecer a Palavra, é preciso ter sabedoria para praticá-la. De uma maneira particular, o salmista aqui dá o seu testemunho, após ter passado por uma grande aflição. O texto não revela o tipo de aflição, mas entendemos que a situação foi extremamente difícil ao ponto de ele ser envergonhado. No entanto, levou-o a reconhecer nela um grande mestre da parte de Deus, cuja pedagogia levou-o a aprender lições significativas e transformadoras. Vale à pena lembrar outro discípulo da aflição, que também testemunha a respeito desse aprendizado, é o rei Ezequias em Is. 38.17 depois de vencer pelo poder de Deus uma enfermidade maligna ele diz: “Eis que foi para minha paz que tive eu grande amargura; tu, porém, amaste a minha alma e a livraste da cova da corrupção, porque lançaste para trás de ti todos os meus pecados”.  Que lindo testemunho! Estamos ministrando nesses dias à respeito do propósito de Deus para as aflições da vida. Não conhecemos todos os propósitos, mas no dizer do apóstolo Paulo elas produzem para nós, eterno peso de glória acima de toda comparação, quer venham como testes de fé e perseverança ou mesmo para conserto de nossos caminhos tortos. Gostaria de mais uma vez lembrar que não estou fazendo nenhuma apologia masoquista do sofrimento. Sofrimento é incômodo, desagradável, dói muito, sobretudo, quando esse sofrimento atinge a nossa carne. No entanto, muitas vezes é inevitável enfrentá-lo, especialmente quando ele é o último recurso didático de Deus para nos ensinar lições preciosas. Como o Senhor não desiste de nós, ele é implacável quando se trata de nos colocar no centro de sua vontade.

Temos buscado a Deus exaustivamente para tentar compreender o sofrimento em nossa vida e na de tantos em nosso meio. Por mais doloroso que seja admitir, Deus está trabalhando em nós ou nos nossos através dessas aflições, já que os outros métodos pedagógicos não funcionaram. O Senhor chama para salvação pelo amor e pela dor. Do mesmo jeito ele faz para nos santificar e nos preparar para as suas grandes e mui preciosas promessas. Na hora da prova precisamos clamar por sabedoria do Alto para que possamos entender os métodos e desígnios de Deus. A Palavra de Deus é um verdadeiro bálsamo nesses momentos de dificuldade. O Senhor usa a aflição como um recurso extremo para nos moldar o caráter. Quando nos tornamos maleáveis e ensináveis saímos dela mais rápido e com um ganho real. O salmista antes de ser afligido reconhece que andava errado, mas agora seus olhos foram desvendados e ele aprendeu a guardar a Palavra Viva do Senhor. A Bíblia não é para enfeitar a casa ou para ser usada como um amuleto aberta no salmo 91. É para ser lida e vivida! Foi isso que o salmista aprendeu! Que possamos diante das aflições, pedir ao Senhor sabedoria para entender o que ele deseja nos ensinar.

O salmista reconhece que aquela aflição foi permitida pelo Senhor com um fim proveitoso: Ensinar-lhe os decretos de Deus. Quando o nosso coração está verdadeiramente no altar, não resistimos ao trabalhar de Deus em nosso caráter. Há um santo temor em nosso coração. Aliás, a sabedoria celestial tem como princípio fundamental o temor do Senhor. Em outras palavras, aplicamos de forma sábia o que aprendemos na Palavra de Deus porque o levamos a sério. Só os loucos ou os insensatos desprezam o ensino. O maior propósito de Deus é nos conformar dia a dia à imagem de Cristo. Infelizmente temos a cerviz tão dura que demoramos a aprender as lições mais elementares da fé. Por isso o Senhor lança mão de seus mestres mais rigorosos, como é o caso das aflições da vida. “As aflições são o megafone de Deus para chamar a nossa atenção”. Mas antes de usar esse megafone, ele fala através de sussurros e palavras amorosas, aos quais fazemos ouvidos moucos. Como ele nunca desiste de nós, usa todos os recursos para nos alcançar. Aprendemos que a aflição tem um tempo de validade e esse tempo é determinado pela nossa obediência. Aqui diante do que o salmista já sentiu na carne, deseja que seu coração torne-se irrepreensível nos decretos do Senhor. Precisamos nos tornar irrepreensíveis para não sermos envergonhados, nem envergonhar o nome de Jesus e o seu Santo Evangelho. Que o Senhor nos ajude a discernir essas coisas! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...