domingo, 6 de janeiro de 2013

Sermão/Pra.Nadia Malta/VENHO SEM DEMORA! CONSERVA O QUE TENS!

VENHO SEM DEMORA! CONSERVA O QUE TENS!
Apocalipse 3:7-13 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Alertar o povo de Deus para a iminente vinda do Senhor Jesus Cristo.

Ideia Central do Texto:
Jesus enviou cartas às sete igrejas da Ásia Menor. Nessas cartas ele revela que não vê a igreja da mesma maneira que nós a vemos. Há gritantes contrastes quando as igrejas estão sob o olhar perscrutador de Jesus. Nós vemos aparência, ele vê o coração da igreja e de cada crente em particular.

Assim ele enxerga cada igreja: Éfesoera uma igreja ortodoxa, fundamentalista de doutrina sólida, mas era fria, não tinha amor. Esmirna – era pobre aos olhos dos homens, mas rica do ponto de vista de Deus. Pérgamoera um lugar onde estava o trono de Satanás; mas havia ali Antipas, um crente fiel que estava pronto a morrer como mártir por amor a Cristo. Tiatira – a igreja mundana, idólatra como a cidade onde estava localizada, mas havia alguns poucos que não abraçaram a sua doutrina permissiva. Sardes – tinha fama de igreja viva, mas aos olhos de Cristo estava morta. Alguns poucos ali não se contaminaram e andaram de branco com Jesus. Filadélfia – a igreja do amor fraternal. Tinha pouca força aos olhos do mundo, mas era uma igreja fiel, perseverante, diante da qual o Senhor colocou uma porta aberta. A esta igreja o Senhor diz: “Venho sem demora. Conserva o que tens para que ninguém roube a tua coroa!”. Laodicéia a igreja apóstata considerava-se rica e abastada, mas aos olhos do Senhor era miserável, pobre, cega e nua

As igrejas para as quais Jesus escreveu, eram representativas de toda a história eclesiástica através dos tempos. É importante observarmos todo esse panorama geral das igrejas para entendermos o momento profético que estamos vivendo hoje. É tempo de preparação.

 A releitura da carta à Filadélfia é oportuna, pois esta é a igreja fiel que espera a volta iminente de Jesus, é também chamada de a igreja do ARREBATAMENTO. Filadélfia representa a genuína igreja Cristã dos últimos dias. Ela não é uma igreja local, mas aponta para um remanescente fiel encontrado em cada igreja.

Introdução:
A igreja precisa estar preparada para os dias que virão e certamente serão tempos difíceis. Paulo falando a Timóteo (II Tm 3.1-4) diz que “nos últimos dias, surgirão tempos difíceis, quando os homens se tornarão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados e mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”. As palavras do apóstolo Paulo nunca soaram tão atuais como nos dias de hoje. Há uma inversão tremenda de valores e as pessoas têm uma atração fatal por tudo que nega a Deus.

O desafio da igreja hoje é muito grande. Mais do que em qualquer outra época precisamos à semelhança de Filadélfia, nos manter fieis não transigindo com o mundo para tornar a Palavra palatável aos incomodados!
dos, enfatuados e mais amigos dos prazeres que amigos de Deus.es, desafeiçoados, 

JESUS ABRE PARA FILADELFIA UMA PORTA DE OPORTUNIDADE MINISTERIAL, MAS HAVIA DOIS OBSTÁCULOS A SEREM VENCIDOS:


  1. A falta de força – v.8:
  • A igreja não era grande nem forte. Não possuía influencia política, nem era uma igreja de multidão, mas o Senhor a elogia por sua fidelidade, perseverança e firmeza na Palavra. Não é o tamanho nem a força da igreja que determinam à autenticidade do seu ministério, mas sim, a sua fé no chamado e autoridade do Senhor. E isso pressupõe comunhão, serviço abnegado e mentoria. Todos somos responsáveis por todos! Numa certa medida, todos pastoreamos a todos.
  1. A oposição dos falsos judeus da cidade – v.9
  • Esses a quem Jesus chama deSinagoga de Satanás”, podiam ser judeus segundo a carne, mas estavam longe de fazer parte do Verdadeiro Israel de Deus, no sentido neo-testamentário. Esses falsos judeus se opunham ostensivamente ao ministério Cristão de Filadélfia, assim como faziam em Esmirna. Eles faziam falsas acusações contra a pequena igreja de Filadélfia. Quantas oposições a igreja do Senhor tem enfrentado hoje em toda a face da terra? Quantos têm deixado de seguir a Cristo por não aguentar o peso da Palavra cortante do Senhor! Contudo, não podemos esquecer que até Jesus perdeu seguidores por pregar uma mensagem politicamente incorreta do ponto de vista humano. Charles Swindoll em seu livro A Igreja Desviada diz: “Até hoje não encontrei nenhuma passagem bíblica em que Deus demonstrasse qualquer preocupação com o aumento da audiência como objetivo da igreja. Satisfazer a curiosidade, a coceira nos ouvidos de nossa audiência pos-moderna é um exercício de futilidade!”. Pregar a Palavra sem aliviar ou maquiar seu conteúdo gera grandes oposições! Estejamos preparados para avançar mesmo em meio às oposições. Pensemos e oremos por isso!
PARA ENCORAJAR AQUELES IRMÃOS O SENHOR LHES FAZ TRÊS PROMESSAS MARAVILHOSAS:
  1. O Senhor trataria com os inimigos de Filadélfia – v.9:
  • É como se o Senhor dissesse, em resposta à fidelidade de Filadélfia: Eu cuidarei pessoalmente de seus inimigos”. O Senhor de forma terna e comovente declara seu próprio amor por aquela querida igreja. Ele fará com que seus opositores se prostrem diante dela. Em Jr 15.11 ele diz: “Na verdade, eu te fortalecerei para o bem e farei que o inimigo te dirija súplicas no tempo da calamidade e no tempo da aflição”. Não temamos! Deus se encarrega da luta do crente fiel que cuida da sua obra e usa as armas espirituais, não as carnais.
  1. O Senhor livraria Filadélfia da hora da tribulação – v.10:
  • A aplicação final aqui é a Tribulação que sobrevirá a toda a terra, antes da segunda vinda de Jesus. O mundo inteiro sofrerá com esse acontecimento de magnitude cósmica. Mas, a igreja fiel, a Noiva do Senhor, a Eleita de Cristo será livrada dessa hora. Embora alguns não aceitem a interpretação Pre-tribulacionista, cremos que essa afirmação aponta sim para o ARREBATAMENTO. A igreja fiel que conservar a Palavra e o Testemunho será guardada daquele dia. Aleluia! Filadélfia não transigiu, nem cedeu às pressões. Preferiu ser pequena e insignificante aos olhos do mundo do que ser grande e mundana como Laodicéia.
  1. O Senhor prometeu que honraria os fiéis em Filadélfia – vs.11,12:
  • Jesus envia um telegrama a Filadélfia: Venho sem demora”. As palavras daquele “telegramarepercutem até hoje. E à semelhança de Filadélfia, aguardamos ansiosos a vinda do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O momento profético que estamos vivendo é de preparação. Sejamos sóbrios e vigilantes, pois, não sabemos nem o dia, nem a hora, mas é certo que ele virá. Já podemos ouvir os sinais, eles estão por toda a parte: Violência desenfreada. Promiscuidade sem precedentes. A destruição da família como instituição divina. Desobediência às autoridades constituídas. Negação de Deus. Atração fatal pelo ocultismo e o satanismo. A multiplicação do saber em todas as áreas principalmente na ciência. Sem falar nos conflitos mundiais, nas catástrofes, na fome alarmante dos países subdesenvolvidos e a natureza que ferida e abalada se levanta contra o homem, seu algoz e ainda o amor que tem esfriado dos corações. Precisamos permanecer firmes na fé e vigilantes, numa constante preparação. O vencedor será coluna no Santuário de Deus e de lá ninguém o derribará. Numa terra de terremotos essa promessa era significativa. O vencedor terá gravado em sua vida um novo nome: o nome de Deus, o nome da Jerusalém Celestial e o novo nome de Cristo. Esses nomes permanecerão para sempre.
CONCLUSÃO: O QUE AS PALAVRAS DE JESUS À FILADELFIA NOS ENSINAM HOJE?
1.  A porta está aberta para a salvação, à santificação, a comunhão e o serviço abnegado. Jesus espera que a aproveitemos o tempo de oportunidade e façamos a sua obra.
2.  Precisamos nos manter fiéis e conservar o que já recebemos.
3. Vamos cuidar da obra do Senhor para que ele cuide da nossa, ou seja, para que ele trate com todos aqueles que têm se levantado aleivosamente contra nós.
4.  Ele diz: “VENHO SEM DEMORA, CONSERVA O QUE TENS!”.  Estejamos vigilantes!

Aleluia, Amém!

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...