quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/SÓ O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A VENCER A CARNE!

SÓ O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A VENCER A CARNE!
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
Gálatas 5:16-17


Objetivo: Levar os ouvintes a se fortalecerem no Espírito Santo para vencer as inclinações da carne.

Ideia Central do texto (ICT):
Todo capítulo cinco desta epístola trata da liberdade da graça sob a dependência do Espírito Santo.

A doutrina da graça foi mal compreendida pelos judaizantes da época do apóstolo Paulo e também pelos legalistas dos nossos dias.

Claro que graça de Deus não é liberdade para pecar, mas liberdade para fazer pela ação do Espírito em nós, aquilo que Deus deseja que façamos. O único meio de vencermos às inclinações da carne é nos submetermos inteiramente ao Espírito Santo, só Ele capacita a vencer a carne. A vitória vem, mas não sem luta!

Introdução:
Há um livreto intitulado: Persiga a Santificação, se não me falhe a memória seu autor é Simonton Araújo, que aponta para o empenho do servo de Deus, aquele que teve o seu coração verdadeiramente regenerado, para buscar viver uma vida separada do pecado e suas armadilhas. A santificação não é uma simples sugestão ou conselho de Deus, mas é uma ordenança, Ele diz: “Sede Santos, porque Eu Sou santo!”. São muitas as definições de santificação, mas uma delas chama a minha atenção de modo particular: “Santificação é o poder do Espírito ativando a Verdade da Escritura na vida do crente!” essa frase é atribuída a John Mac Arthur.

Há quatro mandamentos relativos ao Espírito Santo os quais não podemos perder de vista: Não entristeçais o Espírito Santo”; “Não apagueis o Espírito”; “Enchei-vos do Espírito” e “Andai no Espírito”. Esses mandamentos são imprescindíveis para vencer as tentações.

Quando falamos em vencer as tentações trazemos à memória a tentação de Cristo. O Senhor enfrentou aquela tentação com o propósito de nos ensinar que é possível vencer o tentador, seus apelos, maquinações e proposições, bem como as fraquezas da carne ali representadas pela fome depois de um jejum de quarenta dias e quarenta noites. Jesus venceu usando a Verdade das Escrituras arraigada em seu coração. O Senhor não exige nada de nós que ele mesmo não tenha experimentado, por isso Ele é o nosso Sumo Sacerdote que se compadece de nós porque à nossa semelhança foi tentado em todas as coisas, mas sem pecados, nos instrui o autor de Hebreus.

Em Rm 8. 5, 6 Paulo diz: Porque os que se inclinam para carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para vida e paz”.

O TEXTO LIDO NOS TRAZ MAIS LUZ A ESTE ASSUNTO:

1.       Paulo ordena a seus leitores que a única maneira de vencer a carne é andando no Espírito – v.16: Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne
·         O Espírito e a carne têm desejos diferentes e isso é o que gera conflitos. O corpo humano se inclinará para quem o dominar. Quando o Espírito Santo o domina, andamos no Espírito. Mas quando entregamos o controle do corpo à carne andaremos segundo os seus desejos (concupiscências). Veja o que diz Paulo em Rm. 6.16: Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para a obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?”. Esses desejos são ilustrados na Bíblia de várias maneiras: a ovelha, por exemplo, é um animal limpo, evita sujeira. Já o porco era considerado um animal imundo por gostar de revolver-se na lama. Quando a chuva do dilúvio parou e a arca de Noé se encontrava em terra firme ele soltou um corvo (Gn 8.6,7). O corvo é considerado uma ave imunda, carniceira. Ele não voltou porque certamente encontrou alimento de sobra que eram os cadáveres em decomposição. Mas quando Noé soltou uma pombinha (ave limpa) ela voltou (Gn.8.8-12). Quando soltou novamente dias depois, ela não voltou. Noé, então soube ao certo que ela havia encontrado um lugar limpo para pousar e que, portanto, as águas do dilúvio haviam baixado. A velha natureza é como o corvo e o porco que estão sempre procurando algo imundo para se alimentar. Já a natureza regenerada pelo Espírito de Deus é como a pomba e a ovelha, buscam sempre o que é limpo para alimentar-se.
2.      Paulo também explica que carne e Espírito são opostos – v.17: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si”.
·         O cristão não é capaz de vencer a carne simplesmente pela vontade; essa vitória sobre a carne não acontece pela nossa própria força, mas pela submissão ao Espírito. O não salvo não experimenta essa luta interior, porque está totalmente sob o controle da carne. O cristão, sim, vive essa luta continuamente. Há uma guerra civil dentro de nós. E vai prevalecer o lado que for mais bem equipado e alimentado. Por isso há cristãos carnais e espirituais. Há Três inimigos do cristão: o mundo, o diabo e a carne; eles trabalham em conjunto. É uma parceria infernal para derrubar o crente. Por isso as exortações do Senhor no sentido de orar e vigiar sempre. O mundo oferece todo o leque de opções para você pecar. O diabo estimula você a aceitar as ofertas sedutoras do mundo, mas é a sua carne que clama e tem fome pelo pecado. Cabe ao cristão matar a carne de fome, se submetendo ao Espírito Santo.
3.      Quando o Espírito Santo enche o  crente, assume o controle de sua vida: v. 17b “Para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer
·         Vida cheia do Espírito produz santificação e santificação produz vida cheia do Espírito. Este ciclo é contínuo. O cristão cheio do Espírito não procura satisfazer as suas próprias vontades e inclinações, mas a vontade do Espírito que nele habita. Esse crente manifesta um caráter semelhante a Cristo, vence o pecado, o mundo e a carne, ora de acordo com a vontade de Deus, não negligencia seus relacionamentos e suas responsabilidades, têm poder para um evangelismo audacioso e eficiente.
CONCLUSÃO: Como podemos vencer essa luta?
1.       Não entristecendo o Espírito Santo, Não permitindo que o espírito se apague em nós, nos enchendo do Espírito e Andando no Espírito.
2.       De que maneira andamos no Espírito? Através de um relacionamento íntimo com o Senhor através da oração, se preciso do jejum específico e da renovação de nossa mente pela Palavra de Deus.
3.       Não existe mágica, existe disciplina espiritual de buscar satisfazer a vontade de Deus pelo poder do seu Espírito. Veja o que diz Paulo em Rm. 6.12-14: Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões, nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. Porque o pecado já não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da Graça”.
4.       Quando desejamos verdadeiramente isso, o Espírito nos capacitará a vencer.
Aleluia, amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 23.01.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus!

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...