quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/NOSSO ÚNICO E VERDADEIRO SALVADOR!

NOSSO ÚNICO E VERDADEIRO SALVADOR!
Salmo 124 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Despertar a igreja a reconhecer o amor e o cuidado de Deus, nosso único e verdadeiro Salvador,  nos livrando dos laços do adversário, bem como a agradecer pelas inúmeras intervenções dele em nossas vidas.

Idéia Central do texto (ICT):
A grande declaração aqui é: O Senhor é o Nosso Único e Verdadeiro Salvador! Este salmo é ao mesmo tempo um Cântico de Ação de Graças a Deus pelos livramentos dados ao rei Davi, como também um alerta a vigiarmos em oração constantemente. É um dos cânticos de romagem, cantados nas peregrinações para Jerusalém, com a finalidade de manter viva na memória do povo os grandes feitos de Deus.

O rei fala aqui não só dos livramentos pessoais, mas traz à memória o que o Senhor fez também pelo seu povo por ocasião das grandes lutas enfrentadas ao longo de sua história.

A idéia central aqui é o reconhecimento da intervenção divina em todas as situações pelas quais passaram os servos do passado e também os dos nossos dias.

Introdução:
O salmo 34.19 diz: Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”. Esta é sem a menor sombra de dúvida uma verdade irrefutável.

Somos assolados e assombrados de todas as formas. A nossa vida deste lado da eternidade, na verdade é uma sucessão de batalhas a serem travadas. Isso demanda uma atitude constante de vigilância e oração perseverante, pois o nosso adversário é astuto e trama o tempo inteiro contra nós.

A oração, a fé, a prontidão, a perseverança e a vigilância é que vão nos garantir a vitória sobre as hostes do mal. Para isso precisamos deixar de ser meninos na fé e levar a serio a advertência de Pedro em I Pe 5.8 que diz: Sede sóbrios e vigilantes, o diabo vosso adversário anda em derredor, rugindo como leão buscando alguém que ele possa tragar”.

A vida do povo de Deus sempre foi de oposições ferrenhas e quanto mais se aproxima a Segunda Vinda de Cristo, mais essa oposição se torna violenta, já que o inimigo sabe que tem pouco tempo para agir.

Já reparou quantos sem causa tentam nos afrontar? Da mesma maneira que depois da tempestade vem a bonança, a calmaria é sempre sinal de tempestade. Por que não reconhecemos os sinais que o Senhor nos envia? A igreja não é um transatlântico de turismo, é um navio de guerra e todos os santos estão engajados nessa guerra, não como voluntários, mas como soldados arregimentados pelo Grande General. Quando olhamos para este salmo é inevitável não demonstrarmos nossa atitude de ação de graças por tudo que ele tem feito em nossas vidas. Por isso bradamos como o próprio salmista dizendo: Ah, se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado!”

O SALMISTA AO MESMO TEMPO EM QUE AGRADECE AO SENHOR POR SUA AÇÃO SALVADORA, TAMBEM CHAMA A ATENÇAO DOS SEUS LEITORES PARA AS CARACTERÍSTRICAS VISÍVEIS DAS INVESTIDAS QUE NOS ATINGEM:

  1. Acontecem de forma repentina – vs.1-3: Não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, Israel que o diga; não fosse o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, e nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós”.
  • O adversário não manda aviso, por isso o servo de Deus tem que estar sempre vigiando e orando em todo tempo. O apóstolo Paulo em Rm 8.31 diz: Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”. Ah, se não fosse o Senhor em nossas lutas diárias! Certamente não estaríamos mais vivos. Ele é aquele que peleja por nós. Precisamos aprender aqui com o salmista a desenvolver uma cultura cristã de reconhecimento e de ação de graças pelos feitos de Deus. Por aqueles que tomamos conhecimento e os que não tomamos, porque são muitos. Deus prometeu ao seu povo escolhido que lhe abateria o inimigo. Se estamos andando com Deus, não precisamos temer as astutas ciladas do maligno, pois o Senhor irá à nossa frente. O Senhor também guarda os filhos da promessa. Aqueles que foram consagrados desde o ventre, mas que por alguma razão são desviados do Caminho, o Senhor os trará de volta.
  1. Acontecem de forma crescente como uma inundação – vs.4, 5: As águas nos teriam submergido, e sobre a nossa alma teria passado a torrente; águas impetuosas teriam passado sobre a nossa alma”.
  • Essas investidas muitas vezes se agigantam diante de nós, de tal forma que nem conseguimos tomar pé. Até porque uma situação difícil nunca vem sozinha, já reparou? Todas as vezes que encontramos referencia a água na Palavra de Deus, há sempre uma ligação com grandes dificuldades ou tribulações. Jeremias comparou as invasões inimigas com enchentes inesperadas em Jr 47.1-4. Porém, se o Senhor estiver ao nosso lado, ele nos abrirá uma rota de fuga. Só o nosso Deus pode fazer um caminho na tormenta e nos fazer andar sobre as águas. Águas tempestuosas, também são figuras das grandes investidas do adversário para nos tragar e nos afastar do Caminho. São desentendimentos em casa, somados a dificuldades financeiras, que por sua vez traz à reboque feridas antigas, gerando litígios e desajustes. Mas quando Deus tem propósito em nossa vida, não interessa as artimanhas e ciladas que o adversário usa. O Senhor de todas livra os seus eleitos.
3.     Acontecem de forma ameaçadora como o ataque de um animal selvagem – v.6: Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos dentes deles”.
  • Como já foi dito, Pedro comparou Satanás com um leão astuto que anda ao derredor e a estratégia dele é esperar pacientemente, à espreita até que baixemos a guarda, então ele lança-se sobre nós para nos destruir, se aproveitando de nossas fragilidades e descuidos. Se permanecermos firmes em Cristo, mesmo que ele permita que entremos na cova dos leões, lá mesmo ele nos salvará fechando a boca do leão. Com Cristo a vitória é sempre certa! Esta palavra é para todos nós, mas especialmente para os jovens crentes, aos quais, o Senhor diz através do apóstolo João em I Jo 2.14 : “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno”.
  1. Acontecem como o laço de uma armadilha – v.7, 8: Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros; quebrou-se o laço e nos vimos livres. O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra”.
  • Devemos usar a Palavra de Deus como lâmpada para iluminar o nosso caminho, de modo que possamos discernir os laços e armadilhas preparadas para nós e também como espada afiada para dissipar os intentos malignos. O Senhor nos revestiu de autoridade para pisarmos serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do mal, para que nada nos possa causar dano – Lc.10.19
  • O Senhor livra os nossos pés do laço e nos coloca em liberdade. “Clamamos e ele nos dá folga”. Louvado seja Deus, pois não estamos desamparados, “O nosso socorro está em o nome do Senhor”. Esses versículos também nos remetem a uma atitude de constante vigilância. São muitos ospassarinheiros à nossa volta. Somos exortados a vigiar e orar, sempre, sem nos esquecer da perseverança e das ações de graças!

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?

1.      Precisamos adotar uma atitude de reconhecimento e gratidão a Deus por tudo que ele tem sido e feito por nós.
2.      Precisamos aprender a discernir os sinais que o Espírito de Deus nos envia, para nos colocar em guarda, cada vez que um ataque está sendo planejado.
3.      Precisamos exercitar a oração, a fé, a vigilância e a prontidão para a batalha.
4.      Precisamos nos achegar cada vez mais a Deus e ele se chegará a nós, para que na hora do ataque do adversário, o Senhor possa nos livrar.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 02.01.13 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...