domingo, 27 de janeiro de 2013

Sermão/Pra.Nadia Malta/SANTIFIQUEMO-NOS E O SENHOR FARÁ MARAVILHAS EM NOSSO MEIO!

SANTIFIQUEMO-NOS E O SENHOR FARÁ MARAVILHAS EM NOSSO MEIO!
Josué 3:5,13-17 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Conscientizar o povo de Deus da necessidade de separação do mundo para que ele possa experimentar as maravilhas que Deus tem preparado.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido começa na realidade, no versículo 1 deste capítulo e conta a história da travessia do rio Jordão pelos Israelitas, sob o comando do general Josué, rumo a Jericó.

O povo precisava atravessar o rio e tomar posse da Terra Prometida, contudo, para que eles tivessem sucesso nessa jornada uma coisa era necessária: santificação. Santificação não é impecabilidade, mas uma inclinação para fazer a vontade de Deus bem como uma consciência daquilo que lhe desagrada.

Deus operou maravilhas no passado e quer operar hoje em nossas vidas, mas há um namoro do povo de Deus com o mundo, uma contaminação que impressiona!

Para entendermos melhor o texto lido, olhemos para o passado: O povo de Deus havia se acostumado aos hábitos egípcios durante os 430 anos de cativeiro.

Josué agora, instruído por Deus requeria uma mudança nos hábitos, nos valores, nos costumes e na crença do povo que havia se contaminado com a maneira de ser pagã dos egípcios. O Senhor deu instruções ao povo e deu instruções aos sacerdotes.

Se quisermos fazer travessias vitoriosas, precisamos nos distinguir do mundo, nos santificando. O andar diário com o Cristo ressurreto produz um discipulado santificador. Aliás, o discipulado do crente só termina quando ele fechar os olhos nesta terra.

Não estamos dizendo que devemos ficar numa bolha ou mosteiro, é necessário sim, nos aproximar dos pecadores, mas não nos contaminar com suas práticas. O próprio Jesus nos ensinou essa lição. Em sua oração sacerdotal, Jesus pede ao Pai não que nos tire do mundo, mas que nos livre do mal. Graça de Deus não é licença para pecar.

Introdução:
Temos a tendência natural de criticar os antigos pelo fato de Deus se manifestar a eles de forma portentosa e ainda assim, eles prevaricavam, entristecendo o coração de Deus. No entanto, se formos bastante honestos veremos que fazemos pior do que eles, pois o Espírito de Deus não está apenas ao nosso lado, mas dentro de nós. E o temos entristecido com as nossas atitudes, nos associando ao mundo quanto as suas práticas e métodos e nos rendendo às inclinações da nossa carne.

A vida do povo de Deus é uma vida de travessias e isso começou desde a saída de Abraão de Ur na Caldeia rumo a uma terra que ele nem conhecia e que lhe seria mostrada pelo Senhor ao longo da jornada. Anos mais tarde, Jacó e sua família atravessariam Jaboque. Depois veio a saída do Egito. O povo atravessou o Mar Vermelho, depois o deserto e o rio Jordão. Cada uma dessas travessias tem um propósito santificador de Deus.

Santificação não é uma máscara que usamos apenas no domingo em nossas assembléias solenes, nem clichês e cacoetes pentecostais para impressionar os tolos, ou ainda maneiras de emboscar o Espírito Santo para que Ele trabalhe ao nosso favor, mas uma santa e contínua compulsão de fazer a vontade de Deus e interferir positivamente aonde quer que estejamos, para que Cristo seja revelado através de nós. Santificação é a mais sublime das maneiras de cultuar ao Senhor Rm.12.1,2. É temor do Senhor e vida no altar e altar é lugar de rendição e de morte!
A santificação através de um discipulado relacional e experiencial com o Senhor tem o propósito de produzir Cristo em Nós. A natureza humana liberta da escravidão do pecado é capaz de espantosa santidade” diz Brennan Mainning em seu livro A Assinatura de Jesus.

O TEXTO LIDO NOS APRESENTA DOIS PRINCÍPIOS INEGOCIÁVEIS PARA UMA VIDA DE TRAVESSIAS VITORIOSAS:

1.     Santificação – v.5
  • A Palavra de Deus afirma queSem santificação, ninguém verá a Deus”. É preciso sim, tirar as coisas condenadas da nossa vida, não apenas do nosso exterior, mas submeter as nossas inclinações malignas ao senhorio de Cristo para que o poder santificador de Deus se manifeste. A santificação do crente se dá em três níveis: Posicional, é aquele momento em que somos justificados pela fé em Cristo e temos o nosso coração regenerado pelo Espírito Santo de Deus. A Santificação Progressiva, é contínua, começa no ato da conversão e dura o tempo de vida que o crente tiver sobre a terra. É o tempo de crescimento espiritual, à medida que ele caminha vai se tornando cada vez mais parecido com Cristo. E por último a Santificação Perfectiva, que é a glorificação do crente na Segunda Vinda de Cristo quando ele será totalmente conformado à imagem do Senhor. Deus é Santo e se manifesta através de vasos limpos e separados para ele. Hábitos, atitudes, práticas antigas não podem fazer mais parte da vida daqueles que realmente foram visitados e regenerados pela graça transformadora de Deus, a menos que tudo tenha sido uma grande farsa e nunca tenha havido Novo Nascimento. Se quisermos ver o sobrenatural de Deus agir em nós, através de nós e em nosso meio, se queremos que as maravilhas de Deus nos alcancem, então precisamos derrubar nossos velhos altares, tirar do nosso meio os deuses estranhos, desconstruir os velhos paradigmas da religiosidade de fachada e andar reta e fielmente na presença do Senhor.

2.     Passos ousados de fé – vs. 13-17

·        Foi dito ao povo por Josué, por ordem de Deus, que assim que os sacerdotes pisassem nas águas do Jordão, elas se abririam. O Senhor tem muitas promessas para nós em sua Santa Palavra, tudo que precisamos fazer é crer nessas promessas e dar passos ousados de fé. A condição primeira foi santificação, em seguida o passo ousado de fé. Assim aconteceu, o povo santificou-se, os sacerdotes creram e avançaram e realmente as águas se amontoaram. Já imaginou as águas de um rio ficarem paradas, amontoadas? Note que alguns comentaristas bíblicos afirmam que as águas do rio transbordavam em suas ribanceiras e a altura dessas ribanceiras era de aproximadamente 13m. Só o poder do Deus Todo Poderoso para operar essa maravilha. A Bíblia é um livro de princípios. Quando esses princípios são observados, as maravilhas de Deus começam a fluir para nós, em nós e através de nós. É simples assim. A salvação é de graça e pela graça, tudo o mais no reino de Deus requer esforço, tem um preço e por mais alto que seja vale a pena, quando o que está em questão é o desfrutar da intimidade e da presença gloriosa de Deus.  A nossa parte é abrir mão daquilo que tem nos aprisionado. Jesus quer nos libertar, mas não nos violentará, se quisermos e o ouvirmos, comeremos o melhor da terra, se não, seguiremos numa vida espiritual absolutamente medíocre, sem nenhum vigor. Quantos de nós estamos precisando atravessar o Jordão da incredulidade, da desobediência, da frieza, da apatia, da falta de perdão, da prostituição, da mágoa, da ira, da indignidade, da impureza, da desonestidade, da promiscuidade, dos vícios? Há tantos obstáculos a transpor, só depende de nós, de nos santificarmos e darmos o passo ousado de fé em direção a nossa vitória. Deus quer restaurar principalmente as famílias, levante-se agora mesmo e diga: Senhor, restaura a minha casa, o meu lar, meu relacionamento com meus familiares, santifica meus filhos, santifica-me, e nesta hora, quero em teu nome Jesus dar o passo de fé e transpor essa dificuldade que tem impedido de alcançar a minha vitória em nome de Jesus Cristo, amém! (Dê nome a sua dificuldade).

CONCLUSÃO: O que Deus está requerendo de nós hoje?
  1. Santificação. No sentido posicional já somos santos, separados para Deus. Contudo ainda precisamos crescer em santificação Progressiva e contínua até o Dia de Cristo Jesus quando seremos glorificados à semelhança do Senhor! Essa santificação progressiva nos vai aproximando a cada dia do Senhor
  2. Passos ousados de fé. O santo de Deus ousa, porque sabe em quem crê. Ele é ousado no agir e no falar. Ousadia não é atrevimento, mas ação confiante Naquele que tudo pode. Foi isso que o povo de Deus fez na travessia do Jordão. E é isso que precisamos fazer hoje!
Aleluia, Amém!
Sermão/ Pra. Nadia Malta em 2013.01.27 nadiamalta@hotmail.com; nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
 Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...