quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA ORAÇÃO POR AUXÍLIO DIVINO!

UMA ORAÇÃO POR AUXÍLIO DIVINO!
“Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições!”
Salmo 25:22


Objetivo: Partilhar com os ouvintes a prática de uma fé intimista no Deus vivo que tudo pode lhe apontando saídas.

Ideia Central do texto (ICT):
Este salmo retrata a vida como uma jornada difícil, cheia de armadilhas e percalços. O texto nos mostra Davi cercado de inimigos e apesar de seus pecados, ele recorre à misericórdia de Deus.

Não conhecemos a situação histórica específica que originou este salmo, mas de certa forma ele é representativo de todas as nossas lutas diárias, em nossa peregrinação por esta vida.
A idéia central é a confiança plena em Deus em meio à essas lutas, demonstrada pelo salmista, que deve ser exercitada por nós.

Introdução:
O salmista Davi assim como nós, foi um homem de muitas batalhas e muitos inimigos. Todos nós enfrentamos lutas por fora e temores por dentro”, como bem falou o apóstolo Paulo.

Precisamos buscar à semelhança do salmista, bem como do próprio apóstolo Paulo e de tantos homens e mulheres de Deus mencionados nas sagradas escrituras, buscar uma intimidade com Deus continuamente. Mais cedo ou mais tarde o “dia mau” nos alcança, quando isso acontecer podemos recorrer ao Senhor e alcançar misericórdia e socorro. “São muitas as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra!” Salmo 34.19.

DAVI SABIA QUE O CAMINHO DA VIDA NÃO ERA FÁCIL, MAS FOI BEM SUCEDIDO PORQUE SE APEGOU A TRÊS VERDADES IMUTÁVEIS:

1.     A ajuda de que precisamos vem de Deus – VS. 1-7: “A ti, Senhor, elevo a minha alma. Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim! Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente. Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo. Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antiguidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom”.
  • Davi sabe em quem crê, por isso eleva a sua alma ao Deus Todo Poderoso, criador e sustentador do céu e da terra. Quando a situação ao nosso redor é desalentadora, ainda assim, há uma saída: a que vem do Senhor, o Pai das luzes. Ele é Aquele que habita num Alto e Sublime Trono, mas também habita no abatido e contrito de espírito, que treme da sua Palavra, o qual ele constituiu seu santuário vivo. Davi nesses momentos de extrema dor e dificuldade continua reafirmando a sua fé, ele não quer fracassar e envergonhar o nome de seu Senhor. Há momentos em que tudo que temos a fazer é esperar no Senhor, adorá-lo e clamar por socorro. Note que em sua oração, Davi não pede apenas sabedoria, mas discernimento para compreender a Palavra do Senhor, porque só assim poderá aprender seus caminhos. Ele se reconhece pecador e apela à misericórdia de Deus. Temos orado assim?
2.     Em Deus podemos confiar – VS. 8-14: “Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores. Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho. Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande! Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança”.
  • Davi aqui faz uma pausa para meditar no caráter de Deus. O Senhor é bom e reto, sua misericórdia dura para sempre. Os atributos imutáveis e eternos de Deus nos garantem que ele é totalmente confiável. Se nos sujeitarmos a ele com mansidão, ele nos conduzirá por seus caminhos. Ele tem um plano para cada um de nós e quer que nos acheguemos a ele de forma íntima para gozar de sua presença gloriosa. A intimidade referida no v. 14 fala de uma conversa particular, onde planos e propósitos nos são revelados. Os que se submetem a ele recebem a sua provisão e proteção.
3.     Confiar em Deus nos garante a vitória – VS. 15-22: “Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição. Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados. Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam! Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti. Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti. Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições!”
  • Davi volta à essência de sua oração e conta ao Senhor quais são os seus fardos, os inimigos ao seu redor e as aflições do seu coração: Havia armadilhas em seu caminho. Inimigos à espreita. Solidão. Há ocasiões em que a nossa obediência ao Senhor leva amigos e familiares a se voltarem contra nós. Um coração ferido. Cuidado com a vitimização. O peso dos pecados. Ao ser confessados em arrependimento, Deus os perdoa. O medo. Davi sentia medo como você e eu. Ele reconhecia esse medo diante de Deus. Desespero. Aqui o salmista pede libertações.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Deus é a nossa saída. Dele vem o nosso socorro.
  2. Em Deus podemos confiar, porque seus atributos são eternos e imutáveis.
  3. Confiar em Deus nos garante a vitória. Ele é a fonte de nossa vitória.
  4. Ele pode curar nossos corações feridos, restaurar nossas forças, firmar nossos joelhos vacilantes e as nossas mãos decaídas, perdoar nossos pecados, preencher nossos espaços vazios, dissipar nossos medos, nos libertar do desespero e desbaratar os exércitos inimigos ao nosso redor – se nos achegarmos a ele de forma íntima confiante e pessoal.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 09.01.13 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...