terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Série/Levando a palavra de Deus a sério/Artigo/Pr. Manoel Malta

FÉ E OBEDIÊNCIA!


Há uma sutil e subliminar diferença entre crença e fé, assim como também entre sujeição e obediência. Uma multidão ululante diz simplesmente que crê na existência de Deus e acha que isto é o bastante para receber dele tudo o de que necessita e imagina que merece somente pelo fato de alardear abertamente que sua crença na onipotência, onisciência e onipresença do Criador de todas as coisas é o suficiente. Coitados! Nem se lembram ou não sabem que o autor de Hebreus deixando bem clara a diferença, sem citá-la nominalmente, diz que “fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não veem!”, e aleivosamente ficam cobrando do Senhor tudo aquilo que pedem e acham que têm direito só pelo fato de crer e ainda o culpam por não serem atendidos.

O pior é que, numa idolatria insólita, creditam a outros seres ou entidades os poderes exclusivos da Santíssima Trindade, quando algo de bom se lhes sobrevém, retribuindo a benesse recebida com pagamento com objetos fúteis ou ações físicas sacrificiais desnecessárias e tolas.

Fé é uma coisa muito séria que não pode nem deve ser confundida com uma simples crença. Esta é válida quando embasada naquela. Quando se crê e tem verdadeiramente fé Naquele que tudo pode, há de ver a glória de Deus em sua vida. Os milagres existiram, existem e existirão, sempre que for da vontade de Deus que exige apenas gratidão e obediência às suas Leis, seus Decretos e Mandamentos. Crer sem fé transformadora até os demônios creem e tremem como disse Tiago em sua epístola. Jesus nunca exigiu pagamento pelos milhares de milagres feitos, requereu apenas obediência. 

Há também a diferença entre sujeição e obediência. Um exemplo disto está naquele encontro do jovem rico com Jesus que se sujeitava sempre a guardar os mandamentos da Lei dizendo que tudo observava. Mas quando Jesus exigiu obediência dizendo: “Vai vende os teus bens e dá aos pobres” Mateus 19.21, “o jovem ouvindo estas palavras retirou-se triste por ser dono de muitas propriedades”.

É sempre assim. A sujeição existe pelo receio da punição. A obediência existe pelo amor. As pessoas se sujeitam às Leis humanas porque temem as punições ou castigos impostos por elas que regem o cotidiano da sociedade. As pessoas obedecem às Leis divinas pelo amor a Deus, conscientes de que esta é a melhor forma de viver aqui e para passar para eternidade no “seio de Abraão” à semelhança da parábola do Rico e Lázaro.

Infelizmente o que observamos nos dias atuais é que predominam a crença e a sujeição em detrimento da fé e da obediência. O Apóstolo Paulo descreve bem claramente os que entrarão no Reino de Deus. Basta que se leve à serio o que ele diz em suas epístolas I Corintios 6.8-10 e Gálatas 5.19.21.
Artigo/Pr. Manoel Malta – PR.manoelmalta@hotmail.com



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...