domingo, 13 de janeiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/LAMENTO TRANSFORMADO EM JÚBILO!

LAMENTO TRANSFORMADO EM JÚBILO!
"Então, a virgem se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza" (O Senhor deseja transformar seu lamento em alegria!)
Jeremias 31:13


Objetivo: Levar o povo de Deus a recobrar o ânimo e confiar nas promessas consoladoras do Senhor.

Idéia Central do texto (ICT):
O profeta Jeremias, chamado de profeta chorão teve um longo ministério de mais de 40 anos em circunstancias absolutamente desencorajadoras, quando o povo virou as costas para Deus apostatando da fé e se voltando para os falsos deuses com suas práticas contrárias à vontade do Senhor. Mesmo assim ele não se deixou contaminar pelo pessimismo a sua volta. Tanto o seu livro profético quanto o livro das Lamentações apresentam o Senhor como o Renovo de Justiça. Jeremias profeticamente aponta para o Novo Pacto, a Nova Aliança que se tornou realidade depois do primeiro advento para quantos creem, se voltam para o Senhor em arrependimento sincero de coração e o recebem como Senhor e Salvador, quer sejam judeus ou gentios. Vs. 31-30

O texto lido faz parte de um contexto maior, na verdade são quarenta versículos, onde o Senhor faz uma grande promessa de consolação e restauração ao seu povo cativo e oprimido.

O Senhor promete que vai trazer de volta os exilados. Vai reunir as tribos dispersas e o povo do Senhor terá a sua dignidade restabelecida em honra. O Senhor promete ainda transformar aquilo que era tristeza, desolação, choro e aflição em alegria, júbilo, cânticos, danças e folguedos. Essa promessa consoladora se cumprirá cabalmente na Segunda Vinda do Senhor. Vs.1-17.

No salmo 126.1-3 o salmista diz; Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres!. A aplicação imediata dessas palavras, tanto de Jeremias quanto as do salmista, é para Israel enquanto povo de Deus num tempo de apostasia e cativeiro. No entanto, nós recebemos também tais promessas como Israel espiritual de Deus. A desolação do povo ali era grande e um remanescente fiel gemia diante do Deus vivo. Vs. 18, 19.

Curiosamente, hoje, mesmo tendo recebido tanto de Deus, nunca se viu tanto servo do Senhor oprimido, amargurado de espírito, doente, sobretudo de alma, passando por momentos difíceis, mas o Senhor é aquele que é especialista em restauração e consolação. E não há impossíveis para o Senhor em todas as suas promessas! Creiamos nisso! Aleluia!

Introdução:
Hoje vivemos num tempo de muitas facilidades, tudo acontece muito rápido. A tecnologia nos permite grandes avanços em várias áreas: medicina, estética, informação, comunicação, locomoção. Vivemos num mundo de grandes descobertas e conquistas. Num piscar de olhos percorremos o mundo pela internet, é incrível!  Acessibilidade é a palavra da moda. O saber realmente tem se multiplicado, mas o amor tem esfriado de muitos corações. Esse esfriamento tem causado muita solidão e tem provocado verdadeiros exilados em seus próprios mundos. Habitantes da mesma casa sem afeto uns pelos outros. Quando não se está em frente à TV é o computador ou o celular, cada vez mais sofisticado, que ocupa o trono. São os ídolos pós-modernos ante os quais nos curvamos deliberadamente e nos tornamos cativos. Não há mais diálogo entre pais e filhos, entre maridos e esposas. Aqui falta acessibilidade. Enquanto isso a tristeza vai armando tendas em nossos lares com a nossa permissão. Ainda há tempo de reverter esse quadro desolador!

 É comum vermos pessoas que não conhecem seus vizinhos de porta. Vivemos num tempo onde as relações pessoais estão cada vez mais caóticas. Precisamos ser visitados com um batismo de amor, para poder fazer a diferença e florescer onde quer que estejamos, visto que o amor é nossa mais efetiva credencial.

Precisamos desesperadamente ter o nosso lamento transformado em baile, em festa, em cânticos e folguedos, porque Jesus está voltando para enxugar de nossos olhos toda a lágrima e para fazer novas todas as coisas. Por isso é sempre bom rastrearmos os acontecimentos do passado e contemplarmos o agir de Deus naquelas situações.

HÁ PROMESSAS AQUI PARA O POVO ESCOLHIDO:

  1. O povo escolhido experimentará um contentamento semelhante ao das jovens noivas à espera do seu noivo: “A virgem se alegrará na dança”:
  • As virgens de Israel passavam por uma alegre cerimônia de compromisso com o seu futuro marido. A expectativa da chegada do noivo era motivo para muita festa, muita dança e muita alegria. Era motivo de alegria o dar-se em casamento a um noivo previamente escolhido pelos pais dos noivos. Aquelas festas duravam dias. Durante a cerimônia a noiva virgem se apresentava bela e adornada para o seu amado, muitas delas viam o noivo pela primeira vez no dia do casamento. O contentamento no coração da noiva era algo indizível. O significado dessa cerimônia revelava um futuro promissor, onde aquela jovem teria quem cuidasse dela quando seus pais deixassem a terra, ela teria arrimo. Por isso o Senhor afirma que o seu povo escolhido, como as virgens escolhidas para o casamento se alegraria na dança. Em Is 54.5 o Senhor diz: Porque o teu criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; Ele é chamado o Deus de toda a terra”. Como Noiva do Senhor, seremos levados pra estar para sempre com ele. Temos um dono, quem cuide de nós, a orfandade não nos alcançará! Todo o lamento que temos experimentado neste vale de lágrimas que é a terra, será transformado em júbilo, em dança, como aquelas antigas cerimônias de casamento que tipificavam a chegada do Noivo Amado, Jesus Cristo para vir buscar a sua Noiva, a Igreja formada de judeus e gentios convertidos a Ele em todos os tempos.

  1. O contentamento do povo escolhido será também semelhante ao dos jovens noivos e ao dos velhos: “Também os jovens e os velhos”:
  • A alegria dos jovens era ser produtivos e prósperos, tendo o nome de sua família perpetuado através de sua descendência e a dos velhos era ter garantido amparo e arrimo na sua velhice. O Senhor promete tudo isto àqueles que são seus. Todos se alegrarão no Senhor. Tem faltado esse contentamento ao povo de Deus de nossos dias, talvez pela ignorância nas Escrituras. O povo sofre por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Esquecemos que o nosso nome não se apagará e que o Senhor cuidará de nós para todo o sempre!

  1. A tristeza do cativeiro não será mais lembrada: Tornarei o seu pranto em júbilo e os consolarei; transformarei em regozijo a sua tristeza”.
  • O tempo do cativeiro já acabou para nós. Já fomos transportados do reino das trevas para o Reino do Filho do amor de Deus! No v. 14b diz: e o meu povo se fartará com a minha bondade”. Quando Israel nação experimentará isso? Quando reconhecer que Jesus Cristo é o Messias prometido. Quando o Israel Espiritual experimentará isso mais efetivamente? Quando Jesus voltar e formos arrebatados para estar para sempre com ele. Ainda há uma promessa de consolação. O Senhor promete enxugar de nossos olhos toda a lágrima.
CONCLUSÃO: O QUE ESSA PALAVRA TEM PARA NÓS NOS DIAS DE HOJE?

1. Todos aqueles que se encontraram com o Cristo Vivo, que nasceram de novo da água e do espírito, experimentam um tipo de refrigério, de alegria e paz que só o Senhor pode proporcionar. Isso é sobrenatural.

2. Jesus é o Noivo da Igreja, aquele que veio para tomá-la para si; Jesus é o nosso Redentor, veio para nos libertar do Império das trevas. Jesus é o nosso Resgatador, veio para pagar por nós um alto preço. Jesus é o nosso Salvador, veio para morrer em nosso lugar.

3. Jesus veio para tornar o nosso pranto em alegria, o nosso lamento em júbilo. Para apagar a sentença que era contra nós. Por meio dele as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo!

4. Temos um dono, o Noivo Celestial fomos escolhidos por Ele. Ele nos amou primeiro. Ele é o nosso amparo. Ele veio para acabar com a nossa solidão, ninguém pode nos arrebatar das suas mãos. Somos ovelhas suas, rebanho do seu pastoreio. Ele é o nosso Senhor, o nosso Salvador, o nosso Redentor, o nosso Resgatador, o nosso Pastor, o nosso Cuidador, ele é o Sustentador e mantenedor da nossa vida. Por isso o povo de Deus precisa ser um povo alegre e reprimir toda voz de choro e de lamento, porque Ele já transformou o nosso lamento em júbilo. “Regozijemo-nos e alegremo-nos nele!”. Na presença do Senhor há plenitude de alegria”; “na sua destra há delícias perpetuamente” – Glória a Deus!

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 13.01.13  – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com  
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...