sexta-feira, 24 de maio de 2024

Meditação/Nadia Malta/TÃO SOMENTE CONFIEMOS, O SENHOR FEZ E FARÁ MARAVILHAS!

 

TÃO SOMENTE CONFIEMOS, O SENHOR FEZ E FARÁ MARAVILHAS!

Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós. Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão.  Tendo partido o povo das suas tendas, para passar o Jordão, levando os sacerdotes a arca da Aliança diante do povo;  e, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega),  pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adã, que fica ao lado de Sartã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó.  Porém os sacerdotes que levavam a arca da Aliança do Senhor pararam firmes no meio do Jordão, e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão”. Josué 3. 5, 13-17.

                                                                                                           


Deus operou maravilhas no passado e quer operar hoje em nossas vidas, mas há um namoro do povo de Deus com o mundo, uma contaminação que assombra! O Senhor tem requerido do seu povo um andar em santificação e honra diante Dele! E quando falamos em santificação não estamos falando de “santarronice exterior’ para impressionar os tolos, mas uma separação das práticas e inclinações consideradas pelo mundo como “normais”! Tenhamos cuidado com a “normalidade “apregoada pelo mundo e orquestrada pelo adversário!  Para entendermos melhor o texto lido, olhemos para o passado: O povo de Deus havia se acostumado aos hábitos egípcios durante os 430 anos de cativeiro. Josué agora, instruído por Deus requeria uma mudança nos hábitos, nos valores, nos costumes e na crença do povo que havia se contaminado com a maneira de ser pagã dos egípcios. O Senhor deu instruções ao povo e deu instruções aos sacerdotes. Se quisermos fazer travessias vitoriosas, precisamos nos distinguir do mundo, nos santificando ou seja, nos separando das práticas consideradas normais pelo mundo.

O andar diário com o Cristo ressurreto produz um discipulado santificador. Aliás, o discipulado do cristão só termina quando ele fechar os olhos nesta terra. Não estamos dizendo que devemos ficar numa bolha ou mosteiro, é necessário sim, nos aproximar dos que não conhecem o Cristo, mas não nos contaminar com suas práticas malignas. O próprio Jesus nos ensinou essa lição. Em sua oração sacerdotal, Jesus pede ao Pai não que nos tire do mundo, mas que nos livre do mal. Graça de Deus não é licença para pecar. A vida do povo de Deus é uma vida de travessias e isso começou desde a saída de Abraão de Ur na Caldeia rumo a uma terra que ele nem conhecia e que lhe seria mostrada pelo Senhor ao longo da jornada. Anos mais tarde, Jacó e sua família atravessariam Jaboque. Depois veio a saída do Egito. O povo atravessou o Mar Vermelho, depois o deserto e o rio Jordão. Cada uma dessas travessias tem um propósito santificador de Deus para seu povo. Santificação não é uma máscara que usamos apenas no domingo em nossas assembléias solenes, nem clichês e cacoetes pentecostais para impressionar os tolos, ou ainda maneiras de emboscar o Espírito Santo para que Ele trabalhe ao nosso favor, mas uma santa e contínua compulsão de fazer a vontade de Deus e interferir positivamente aonde quer que estejamos, para que Cristo seja revelado tanto em nós, quanto através de nós, mesmo apesar de nós!.

 Santificação é a mais sublime das maneiras de cultuar ao Senhor! O texto apresenta dois princípios inegociáveis para uma vida de travessias vitoriosas. Vejamos: Primeiro princípio: Santificação; e Segundo princípio: Passos ousados de fé. No sentido posicional já somos santos ou seja,  separados para Deus. Contudo, ainda precisamos crescer em santificação Progressiva e contínua até o Dia de Cristo Jesus quando seremos glorificados à semelhança do Senhor! Essa santificação progressiva nos vai aproximando a cada dia mais e mais do Senhor! Em segundo lugar precisamos dar Passos ousados de fé. Aquele que foi separado para Deus ousa, porque sabe em quem crê. Ele é ousado no agir e no falar. Ousadia aqui não é atrevimento, mas ação confiante Naquele que tudo pode. Foi isso que o povo de Deus fez na travessia do Jordão. E é isso que precisamos fazer hoje! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...