quinta-feira, 16 de maio de 2024

Meditação/Nadia Malta/CORAGEM, NÃO É TEMPO DE ESMORECER!

 CORAGEM, NÃO É TEMPO DE ESMORECER!

https://www.youtube.com/watch?v=gmLmaq_xy2c

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”. Hb. 12.1-3.

                                                                           


O texto lido são as palavras iniciais de despedida do autor desta epístola. Aqui ele exorta seus leitores a manterem uma atitude de viva esperança e perseverança no Senhor em meio aos embates da vida. As palavra dessa exortação soam tão oportunas em um tempo em que temos vivido muitas lutas. São batalhas sem fim com enfermidades, decepções, perdas irreparáveis, dificuldades relacionais sem conta, ausências irremediáveis, oposições que se levantam para nos fazer tremer nas bases e nos fazer perder o equilíbrio e a fé. Contudo, enquanto aqueles que não conhecem ao Senhor chegam a extremos de desespero, os que têm um relacionamento íntimo com o Cristo vivo, podem até sair escoriados, mas permanecem firmes em Deus. Seguem combatendo o bom combate, completando a carreira e guardando a fé. Somos sobreviventes mais que vencedores das muitas batalhas  que nos assolam em meio à  guerra maior para vencermos o mundo, o diabo e, sobretudo, a nossa carne que clama pelo pecado! A ordem do Senhor aqui continua sendo para que: “Avancemos, que sigamos em frente sem olhar para trás ou esmorecer, sempre prontos a testemunhar da razão da esperança que há em nós!”.

Somos instados a perseverar na fé sem esmorecer, apesar de todos os pesares! Que possamos caminhar firmes olhando para o Cristo, nos apegando a ele e nos firmando nele perseverantemente em oração e vigilância constantes. Só Cristo é a certeza de vitória mesmo em meio às lutas mais renhidas. É essa fé perseverante e esperançosa no Senhor que nos move a enfrentar tantas lutas sem esmorecer, mesmo que o nosso corpo adoeça ou morra, o nosso espírito se renova de dia em dia. O texto aponta três ações imperativas que nos ajudarão a perseverar na fé sem desistir diante das lutas. Primeira ação: Olhar para os que perseveraram antes de nós; Segunda ação: Desembaraçar-nos de todo o peso e do pecado que tem atravancado os nossos passos; e Terceira ação: Focar firmemente em Jesus considerando seus sofrimentos e oposições. Não nos esqueçamos: Testemunhar é mostrar as evidencias do que se operou em nós. Sempre que tendemos a desistir devemos olhar para a grande núvem de testemunhas de Hebrteus 11. É tempo de nos livrar dos fardos que tenazmente têm nos assediado  para que possamos completar essa carreira a nós proposta. Somos peregrinos e forasteiros nesta terra, aprendamos a andar com pouca bagagem. Os nossos olhos precisam estar fitos em Cristo,  Autor e Consumador de nossa fé. Somos estimulados pelo autor de Hebreus a focar em Cristo continuamente, do contrário esmoreceremos e desistiremos!. Aflições, teremos com certeza, mas Jesus nos garante a vitória. Confiemos Nele: Autor e Consumador de nossa fé, Jesus Cristo!

O que o texto nos ensina com vistas a cada novo dia? Olhemos para os que perseveraram em Cristo e completaram a corrida antes de nós. Desembaracemo-nos de todo o peso e do pecado que tão tenazmente tem nos assediado impedindo que corramos com desenvoltura a carreira da fé. Foquemos sempre em Jesus, considerando seus sofrimentos e oposições. Ele venceu para nos habilitar a vencer. Perseveremos esperançosos sempre no Senhor para não esmorecer na caminhada. Que o Senhor nos abençoe e aumente a nossa fé, renovando a nossa esperança e perseverança, nos fortalecendo nele e na força do seu poder. Que nos tornemos mais que vencedores por meio de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...