quinta-feira, 23 de maio de 2024

Meditação/Nadia Malta/FRUTIFIQUEMOS ANTES QUE SEJAMOS CORTADOS!

 FRUTIFIQUEMOS ANTES QUE SEJAMOS CORTADOS!

https://www.youtube.com/watch?v=CAirfhukMJU

 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: há três anos venho procurar frutos nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume. Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la” - Lc. 13.6-9.                                                             


O grande desafio do cristão contemporâneo é fazer a diferença aonde quer que esteja! Esta parábola da Figueira Estéril foi proferida por Jesus para rebater o raciocínio dos que achavam que o acidente ocorrido na Torre de Siloé era um castigo sobre os galileus mortos, assim como temos ouvido de muitos completamente sem noção e destituídos de misericórdia, que as enchentes no sul foram enviadas como castigo de Deus! Haja graça e misericórdia! Naquela ocasião, Jesus afirma que os que morreram não eram mais culpados que todos os demais habitantes de Jerusalém. Ele ainda alerta aos que estavam à sua volta, que caso não se arrependessem, todos igualmente pereceriam. Do mesmo modo os habitantes do Sul não são mais pecadores que os demais desta nação. Despertemos e sejamos misericordiosos! O Senhor aproveita a oportunidade e chama a atenção dos ouvintes para uma questão de maior relevância. Enquanto os que vieram a ele falavam de coisas terrenas, o Senhor fala de coisas espirituais. Então, ele proferiu esta parábola para explicar aos ouvintes que Deus deseja encontrar fruto em sua Figueira. Desejou isso no passado e deseja hoje!

O texto está cheio de alegorias. Para maximizar a sua compreensão é necessário entender algumas figuras usadas por Jesus, vejamos: Certo homem Dono da Vinha= Deus. Viticultor= Jesus Cristo. Figueira= Do passado= Israel nação; Do presente=Igreja, Israel espiritual (formado por judeus e gentios convertidos ao Cristo). Vinha= Reino de Deus. Três anos= os séculos em que Israel gozou dos privilégios da aliança. Esse período culminou com o Ministério terreno de Jesus. Este ano= Tempo profético = período que compreende desde o Pentecostes  até a Segunda Vinda de Cristo. Oportunidade para judeus e gentios se converterem e frutificarem. Este tempo está se esgotando, o relógio profético não pára e frutificar é preciso! Deus em todas as épocas tem dado oportunidades ao seu povo escolhido de frutificar para ele: Ouvindo a sua voz, se arrependendo e mudando de atitude, pregando a Palavra e fazendo discípulos, exercitando os dons, relacionando-se melhor com Ele e uns com os outros, santificando-se para a glorificação do seu Nome. Contudo, é verdade também que o adversário tem tentado de todas as maneiras impedir essa frutificação desde a criação. Por isso é tão necessário que os escolhidos de Deus aprendam a discernir o que se passa ao seu derredor. As cargas que têm sido trazidas sobre a vida de muitos, na verdade são estratégias do inimigo para afastá-los de sua produtividade. Mas, Deus é gracioso e espera para ter misericórdia de nós e a nossa suficiência vem  Dele, independente das circunstancias que nos cercam.

O texto lido traz quatro fatos revelados sobre o propósito de Deus (Dono da vinha) para seus escolhidos de todas as épocas. Vejamos: Primeiro fato: O Dono da Vinha (DEUS) deseja encontrar fruto em sua Figueira; Segundo fato: A Figueira não pode ocupar inutilmente a terra; Terceiro fato: O Senhor Jesus é Deus de oportunidades e intercede e cuida de sua figueira; e Quarto fato: Se a figueira vier a dar fruto, bem está, se não será definitivamente cortada. O que o Senhor nos revela hoje? Somos a Figueira do Senhor e ele tem buscado encontrar fruto em nós. O nosso propósito de existir é frutificar para Deus, se não estamos frutificando tem alguma coisa errada. Vamos à luz do Espírito Santo, identificar o que é. Não podemos esquecer que o nosso adversário tem interesse que não frutifiquemos. O Senhor intercede por nós e cuida para que frutifiquemos. Que não venhamos a desprezar o tempo de oportunidade que estamos recebendo da parte da Graça de Deus. Atentemos para a bondade e para a severidade de Deus. E quanto a você, como  resolve escrever o último capítulo dessa história sobre a sua vida? Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...