sábado, 31 de dezembro de 2022

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR NOS CHAMA À RECONSTRUÇÃO!

 O SENHOR NOS CHAMA À RECONSTRUÇÃO!

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor. Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por quê? — disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa.  Por isso, retêm os céus o seu orvalho, e a terra retém os seus frutos. E fiz vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz, como também sobre os homens, e sobre os animais, e sobre todo o trabalho das mãos”. Ageu 1:7-11. 


Ageu, cujo nome significa festivo, nasceu no cativeiro, ele volta a Jerusalém juntamente com Zorobabel numa das primeiras expedições.  A dura palavra do Senhor por meio de Ageu, neste curto livro profético, veio exortar o povo no pós-exílio babilônico, a consertar os seus caminhos, a reconstruir o templo, a rever o critério de prioridades e se voltar para ele em obediência e santidade. O Senhor relembra os rigores do cativeiro e as sentenças decretadas para os que andam em desobediência. A construção havia sido interrompida por causa, segundo alguns estudiosos, da oposição dos samaritanos. Olhemos para essa profecia de Ageu. A desculpa esfarrapada do povo para não reconstruir a casa do Senhor. Mais uma vez uma palavra dirigida ao povo de Deus do passado com aplicações práticas e contemporâneas aos crentes de nossos dias. A obra do Senhor precisa ser priorizada. Colocá-la em caráter secundário é atrair a disciplina do Senhor. Somos exortados por Jesus, a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, as demais coisas nos serão acrescentadas. Quais têm sido as nossas desculpas para não nos envolver efetivamente nas coisas concernentes ao Reino de Deus?

O Senhor censura, rejeita esta alegação, exorta o povo e o chama à razão com duras palavras. Os problemas econômicos de muitos é o resultado do descuido com as coisas concernentes ao Reino de Deus. E não estamos falando apenas de uma fidelidade mecânica aos dízimos e ofertas! Muitos dizimam e contribuem como se o dízimo fosse uma moeda de troca. Cadê a gratidão do coração. O Senhor não aceita nada por obrigação. Ele quer o nosso coração rendido no Altar! O Senhor promete uma glória maior que a anterior. Os que lamentaram a destruição do primeiro templo com a sua suntuosidade salomônica, lamentavam agora pelo pequeno e aparentemente insignificante alicerce do segundo templo. O Senhor diz que a glória desta casa será maior que a daquela. O Senhor Jesus o visitou muitas vezes. O próprio Deus encarnado pisou o seu chão. Ainda podemos enxergar aqui a responsabilidade e o privilégio de sermos templos vivos no qual habita o Deus vivo! Que grande e maior glória! Este é o lugar onde se estabelece a perfeita paz, advinda da reconciliação com Deus por meio do Cristo.

O Senhor promete estabelecer seu domínio Messiânico. O Senhor constitui Zorobabel como governador de Judá. Um ancestral legitimo de Cristo, segundo a carne, vindo da linhagem de Davi. O Senhor chama os líderes civis e espirituais a se santificarem para que seus sacrifícios sejam aceitos. Zorobabel aponta para Cristo em sua missão de renovar a aliança de Deus com a descendência de Davi. Tudo tem se cumprido! O que aprendemos aqui? Cuidado com as nossas desculpas! Que possamos nos examinar a nós mesmos, consertar os nossos caminhos e nos voltarmos para o Senhor! É tempo de nos reconstruirmos como santuários vivos. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...