quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR É A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA!

 O SENHOR É A NOSSA ÚNICA ESPERANÇA! 

https://www.youtube.com/watch?v=qlvmYmw5UjE&t=37s

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Lm 3.21-25.                                               


                                            

 Lamentações do profeta Jeremias possivelmente é o livro bíblico que trata do sofrimento do povo de Deus da forma mais explícita que se possa imaginar. Diferentemente do livro de Jó, que trata do sofrimento de uma forma pessoal, Lamentações trata de uma tragédia a nível nacional. A assolação atingiu a todos indiscriminadamente. O povo de Deus havia sido levado cativo para Babilônia. Não há como exagerar a intensidade e a abrangência do sofrimento decorrente da queda de Jerusalém. Ali aconteceu o que as seguradoras de hoje chamam de PT= perda foi total. Todos perderam tudo. O sofrimento atingiu o nível mais profundo até o canibalismo e o sacrilégio eram cometidos indiscriminadamente. Lamentações é a cerimônia fúnebre da nação morta. O profeta Jeremias que já havia sido inevitavelmente contaminado pelas circunstancias ao seu redor, pára diante do caos e olha para a única Esperança que não desaponta: O Senhor! Estamos no limiar do novo ano. O que nos aguarda? Não sabemos. Mas sabemos quem nos aguarda: O Deus Da Esperança! É inegável a desesperança que tem se instalado, sobretudo em nosso país. Mais que nunca precisamos buscar o Senhor, olhar para Ele e esperar Nele! Os falsos profetas do passado que procuravam trazer falsas esperanças ao povo com relação ao fim do cativeiro de Babilônia têm surgido também em nossos dias.  No entanto, aquele cativeiro durou setenta anos.

O profeta Jeremias nos convida a olhar para o Senhor. Este olhar nos faz enxergar três razões para não nos desesperar: Primeira razão: As misericórdias do Senhor não têm fim e se renovam a cada manhã; Segunda razão: A grandeza da fidelidade de Deus; e Terceira razão: A bondade do Senhor se manifesta aos que esperam nele. Jeremias parou e deixou de olhar para sua própria miséria para lembrar-se da misericórdia de Deus. O Senhor é misericordioso e é Aquele que sente a nossa dor, a nossa miséria.  O profeta continuou sentindo dor e sofrimento, mas cria no amor compassivo de Deus, apesar da dureza da cerviz do povo. Assim como as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, no final do dia podemos perceber a sua fidelidade. Sl 92. Já contou as bênçãos de hoje? Deus é fiel ao seu povo e espera pacientemente que ele descubra a sua fidelidade imutável. Jeremias não se deixou levar pelas falsas esperanças dos falsos profetas. Revelação do Senhor se cumpre, nem que para isso seja preciso setenta anos! Às vezes a espera faz parte da resposta e é um treinamento de Deus. Precisamos reaprender a chorar por nossos pecados, do contrário, nos tornaremos cínicos e insensíveis. Sofrimento que não produz quebrantamento não é transformador e só produz revolta e murmuração. Que hoje possamos esquadrinhar os nossos caminhos, prová-los e voltarmos para o Senhor!

O que aprendemos aqui? Por mais difíceis que sejam as nossas adversidades e assolações, elas poderiam ser ainda piores, à semelhança do que aconteceu a toda a nação de Judá nos dias do cativeiro de Babilônia!  Quando Deus entende de nos consertar e trazer as mudanças pelas quais clamamos, ele usará todos os recursos, até mesmo as adversidades, dores e perdas.Precisamos aprender a olhar para a única Esperança que não desaponta: Cristo e seus atributos eternos e imutáveis: especialmente: Misericórdia, fidelidade e bondade. Aprendemos em Lamentações que mesmo no meio do sofrimento mais atroz Deus se manifesta ao seu povo dando-lhe oportunidade de mudança e crescimento. Pensemos nisto! Deus é a nossa fonte de cura e plenitude, busquemos, pois, a ele! O cativeiro em Babilônia durou setenta anos, enquanto não se cumpriu o tempo não houve resposta de Deus. Por isso, aguarde o agir de Deus, a resposta vem, não desista! Agora deixe o Espírito do Senhor fazer uma revelação: O tempo para a bênção chegar não é definido por Deus, mas pela nossa obediência, arrependimento, confissão de pecados e volta para Deus.  E Deus espera para ter misericórdia de Nós como fez com a nação rebelde de Judá. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...