sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Meditação/Nadia Malta/PERMANEÇAMOS PERSEVERANTEMENTE FIRMES NA FÉ!

 

PERMANEÇAMOS PERSEVERANTEMENTE FIRMES NA FÉ!

                                                                     


Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos Varonilmente, fortalecei-vos. Todos os vossos atos sejam feitos com amor!”. I Co 16.13,14.


Mais que nunca estamos necessitados de um andar firme no Senhor! Temos cambaleado diante das lutas da vida. Os embates têm sido muitos e tudo parece concorrer para que esmoreçamos na fé. As palavras do apóstolo Paulo nunca pareceram tão oportunas quanto em nossos dias. Os versículos lidos no inicio trazem uma prática exortação àqueles que desejam andar de forma perseverante no Caminho que é Cristo! As palavras aqui são oportunas tanto para a Corinto dos dias de Paulo, quanto para a igreja de nossos dias.  Muitos cristãos têm andado de forma trôpega, vacilante diante das muitas investidas dos que também se travestem de profetas em nosso meio para iludir os tolos. Será que não há nada que possamos fazer que nos assegure um andar firme e perseverante em Cristo? O autor de Hebreus ordena: “Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes”.  Como? Será que existe algo que possa restabelecer a firmeza do nosso andar e agir? O apóstolo Paulo responde através do texto em apreço a essas questões.

As ordenanças dadas por ele nos versículos lidos precisam gerar atitudes por parte dos que experimentam o Cristo que vivifica. Precisamos da “sobrenaturalidade”, na dependência do Espírito Santo de Deus!  O mundo e especialmente o nosso país enfrenta uma crise moral, política e ética sem precedentes! E isto tem de certa maneira afetado a vida de todos. Contudo, é imperioso que o povo de Deus faça a diferença no meio desse caos. Há sim, algo que podemos e devemos efetivamente fazer para mudar este cenário, pelo menos internamente. Como não podemos mudar o que está fora, mudemos o que está dentro de nós. Acatemos as cinco atitudes imperiosas ordenadas pelo apóstolo aqui: Primeira Atitude: Sejamos Vigilantes!  Segunda Atitude: Permaneçamos Firmes na Fé! Terceira Atitude: Portemo-nos Varonilmente (como gente grande)!  Quarta Atitude: Fortaleçamo-nos no Senhor! Quinta Atitude: Sejamos benignos em amor uns pelos outros!

A atitude de vigilância tem sido negligenciada pela maioria absoluta de nós. A vigilância que precisa estar sempre associada à oração é uma questão de sobrevivência para todos os que servem a Deus. Reaprendamos a vigiar e orar em todo tempo. Estamos distraídos demais! A palavra-chave aqui é permanecer. Permaneçamos firmes na fé regando-a com a Palavra de Deus para que ela seja multiplicada. Será que temos permanecido na fé? Quando a fé se instala, ela dá firmeza aos nossos passos. Crer é também pensar! Maturidade espiritual se adquire quando nos alimentamos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus. Não existe outro método. Amadureçamos! O nosso fortalecimento é experimentado pela leitura da Palavra de Deus e dependência do Espírito Santo diariamente. Aprendamos a buscar o fortalecimento no Senhor e na força do seu poder, deixemos de procurar muletas espirituais. Nada fazemos de nós mesmos, somos tão somente instrumentos nas mãos de um Deus soberano e gracioso e compassivo.  Portanto, se você já é um servo de Deus ore, clame, busque, peça esse fortalecimento e o receberá. A nossa força e suficiência vem de Deus. Tem faltado compaixão em nosso meio. Os atos concretos de amor de cada cristão, sobretudo, pelos que não merecem, testemunham de Cristo. Sejamos canais dessa multiforme graça. Exercitemos incessantemente a graça de Deus, com todos! Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...