domingo, 22 de dezembro de 2019

Meditação/Nadia Malta/CIDADÃO DO CÉU NÃO SE CONFORMA COM O MUNDO!


CIDADÃO DO CÉU NÃO SE CONFORMA COM O MUNDO!
                                                                                   
Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao Senhor; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado”. Salmos 15:1-5.                                                         

Neste salmo, Davi responde as perguntas: Que tipo de pessoa desfruta da presença do Senhor e tem intima comunhão com ele? Como reconhecemos um cidadão do céu? Podemos chamar este salmo de radiografia do verdadeiro cidadão do céu, daquele que embora esteja no mundo tem a firme convicção que não pertence a ele. O CIDADÃO DO CÉU é antes de tudo um eterno inconformado com o presente século. Ele é sal, é perfume e luz nas trevas. Como disse o apóstolo Paulo ele é “luzeiro no meio de uma geração pervertida e corrupta!” Este salmo suscita outras indagações igualmente pertinentes como: “Será que nasci de novo?”; “Que mudanças reais se operaram em mim?”; “Meu testemunho tem apresentado Cristo às pessoas?”; “Será que abandonei verdadeiramente as velhas convicções espirituais ou tenho servido a dois senhores?”; “Tenho interferido positivamente onde estou plantado?”. Quanto mais empreendemos essa jornada de fé, mais se faz necessário um auto-exame diário de nossos pensamentos, atos e palavras. Confessar nossos pecados e abandoná-los um a um é o grande desafio à nossa frente, para nos apresentarmos diante do Senhor aprovados. Nada pode ser mais trágico para um servo do que perder a comunhão com o Senhor. Perder a comunhão com o Senhor é perder tudo! O inimigo de nossas almas é astuto e planeja de todas as formas nos derrubar de nossa posição em Cristo. Ouçamos e atentemos para as palavras do profeta Amós em (Am.4.14b): “Prepara-te, ó Israel para te encontrares com o teu Deus!”. Esse encontro pode ser iminente, nunca saberemos quando seremos chamados por Ele! As palavras do salmista aqui são claríssimas e nos levam, sobretudo, a uma meditação profunda sobre a nossa própria vida. A nenhum de nós foi autorizado à prática do julgamento, mas podemos discernir, pois pelo fruto se conhece a árvore.

Segundo o salmista quais as características do cidadão do Céu? Ele vive em integridade e pratica a justiça; Ele de coração fala a verdade; Ele não difama com a sua língua, não é crítico, nem melindroso; Ele não faz mal ao próximo; Ele não lança injúria contra o seu vizinho; Ele tem por desprezível o réprobo, o perverso; Ele honra os que temem ao Senhor; Ele mantém a sua palavra mesmo com dano próprio; Ele não empresta o seu dinheiro visando lucro, nem aceita suborno contra o inocente. Alguém que está em Cristo, que teve seu espírito recriado pelo Espírito de Deus não tem dois pesos e duas medidas.  Este cidadão do Céu não se conforma com o presente século, ele tem consciência plena de sua condição de peregrino e forasteiro nesse mundo. Ele não mais se adéqua aos antigos padrões. A inteireza desse cidadão do céu torna-se mais eloqüente, que suas próprias palavras. O pecado para ele é acidental, não algo corriqueiro. E quando acontece, logo ele tem sensibilidade para ouvir a voz do Espírito se arrepender, confessar e abandonar seu pecado. O cidadão do céu é compulsivo pela verdade, porque ele sabe que a Verdade é uma pessoa: CRISTO. Ele se veste dela como se fosse um cinturão. É lamentável as mentiras e sofismas no meio daqueles que se dizem cidadãos do céu, nos dias de hoje e que lotam nossas igrejas, muitas vezes fazendo até parte da liderança das mesmas. Por outro lado, a língua do cidadão do céu é usada para louvor da glória de Deus. Seus lábios se abrem para transmitir graça aos que ouvem. Sua palavra é sempre agradável temperada com sal. Ele tem temor de Deus e não abre seus lábios dolosamente. Se não tivermos algo positivo para falar, então permaneçamos calados.

O cidadão do céu é uma bênção aonde quer que esteja. Ele se coloca sempre como canal da multiforme graça de Deus em todo o lugar.  Ele é um bom vizinho, é um bom amigo, é um bom marido, um bom irmão, é um bom profissional, é um bom patrão. É alguém que sempre queremos ter por perto. O cidadão do céu conhece e obedece a regra de ouro ensinada por Jesus em Mt.7.12: “Tudo, quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim, fazei-o vós também a eles; porquanto, esta é a Lei e os profetas”. Ele não usa de caminhos escusos para se beneficiar. Para esconder os próprios pecados. Ele Não fecha os olhos de forma conivente às ações malignas, antes as reprova. Não se assenta na roda dos escarnecedores. Ele não se conforma com o presente século, mas procura ser transformado pela renovação de sua mente, antes o seu prazer está na Lei do Senhor, e nela ele medita de dia e de noite. Ele teme e treme diante dessa Lei. Ele honra os que são verdadeiramente irmãos, honra a igreja, honra o nome do Senhor pelo qual ele próprio é chamado, honra a santa palavra de Deus, honra seu ministério. Ele tem temor de Deus e recusa-se a ser objeto de escândalo no meio do povo de Deus. Ele se devota a obra de Deus e não a faz relaxadamente, mas em adoração reverente. A sua vereda vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito! Ele é alguém de uma palavra só. Seu SIM é SIM e o seu NÃO é NÃO. O que disso passar vem do maligno, diz a Palavra de Deus. Ele é constante, perseverante. Não possui o ânimo dobre, ele sabe em quem crê. Ele dá com uma mão sem que a outra veja. É benigno com os que estão a sua volta, acode ao necessitado, sem benefício próprio. O cidadão do céu não se compraz com as injustiças. Ele jamais será abalado, ou seja, jamais sairá da presença do Senhor! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...