terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Meditação/Nadia Malta/A VIDA CRISTÃ É UM ANDAR TESTEMUNHAL CONTÍNUO!


A VIDA CRISTÃ É UM ANDAR TESTEMUNHAL CONTÍNUO!
                                                                        
Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo. No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros”; 1 Tessalonicenses 4:1-9. 

Despertemos como cristãos, para um andar contínuo de crescimento, maturidade e testemunho, digno da vocação a que fomos chamados. No texto lido, o apóstolo Paulo escreve à igreja de Tessalônica, fundada por ele em sua segunda viagem missionária, para exortá-la quanto à pureza moral, ao amor fraternal e à diligencia no trabalho diário. O que motivou o apóstolo a escrever àqueles irmãos foi o fato de muitos ali estarem desconsolados pela perda de seus entes queridos; por alguns andarem desordenadamente ociosos; e outros por sua vez, ainda se sentiam tentados a voltar aos antigos vícios e práticas pecaminosas da velha vida. O apóstolo Paulo inúmeras vezes associa ou compara a vida cristã a uma caminhada, ou a um andar. Assim, O CRISTÃO PRECISA ACERTAR O PASSO! Andar em sincronia com o Cristo deve ser o nosso alvo. Toda caminhada, seja física ou espiritual, começa com um primeiro passo. A vida cristã começa com um passo de fé, que conduz a uma caminhada de fé. O conceito de caminhada também sugere progressão. Quem caminha, não permanece no mesmo lugar. Caminhar também requer esforço e Deus prometeu nos ajudar, sustentar e fortalecer. No entanto, é preciso nos certificar se verdadeiramente estamos “andando na luz”, pois o adversário está sempre à espreita preparando armadilhas para os nossos pés, às vezes essas armadilhas são tão sutis que não percebemos.

Segundo a orientação paulina, o cristão deve andar de três maneiras: Andar em Santidade; Andar em Amor uns pelos outros e Andar em Dignidade. Não era fácil para os novos cristãos viverem uma vida de santidade. O ambiente moral do Império Romano era absolutamente promíscuo. As práticas sexuais impuras eram consideradas totalmente normais e toleráveis dentro daquela sociedade promíscua. Hoje percebemos algo semelhante na sociedade em que vivemos. Contudo, o cristão precisa compreender, que embora ainda esteja no mundo, não faz mais parte dele. Por isso Paulo apresenta quatro motivações pelas quais devemos andar em santidade e não nos deixar dominar pela impureza: Primeira Motivação: Devemos andar em santidade para agradar a Deus; Segunda Motivação: Devemos andar em santidade para obedecer a Deus; Terceira Motivação: Devemos andar em santidade para glorificar a Deus; Quarta Motivação: Devemos andar em santidade para sermos poupados do julgamento de Deus. Deus não faz acepção de pessoas, por isso disciplina seus filhos quando pecam. Qual o pai que não disciplina o filho quando ele erra? Colhemos o que semeamos através de nosso corpo. A eleição não nos isenta da obediência, só aumenta a nossa responsabilidade.

A segunda maneira pela qual devemos andar é: em amor uns pelos outros. Ele enfatiza a necessidade dos seus leitores progredirem no exercício do amor fraternal. Note que a natureza determina a ação. Os cristãos amam porque têm a natureza de Deus e Deus é Amor. De que maneira Deus faz com que o nosso amor cresça? Colocando-nos em circunstancias adversas que nos obriguem a exercitar o amor. Amar quem é agradável e simpático é muito fácil, mas o amor requerido aqui é o amor incondicional sacrificial com o qual o Próprio Deus nos ama, apesar de nós, ao ponto de entregar seu único Filho por amor de nós. As dificuldades que temos uns com os outros, são oportunidades concedidas por Deus para exercitarmos esse amor. O amor fraternal é chamado de “oxigênio do Corpo de Cristo”. A ênfase aqui é quanto ao testemunho do cristão no dia a dia. A grande preocupação de Paulo era que os cristãos de Tessalônica trabalhassem honestamente; que tivessem honradez ao empenhar a palavra; que não usassem de meios ilícitos para conseguir isso ou aquilo. Por estarem desocupados e ociosos, acabavam se intrometendo na vida dos outros. As exortações paulinas são extremamente pertinentes para os nossos dias. Andemos continuamente de forma testemunhal.  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...