quarta-feira, 27 de março de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/BUSQUEMOS A ALEGRIA PERDIDA!

BUSQUEMOS A ALEGRIA PERDIDA!
“Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo. O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti; tu já não verás mal algum. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.
Sofonias 3:14-17


Objetivo: Estimular o povo de Deus a redescobrir a alegria verdadeira que só pode ser experimentada através de um relacionamento íntimo com o Cristo vivo.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido é o final da profecia de Sofonias. Depois de falar palavras duras a um Israel de dura cerviz, ele encerra a sua profecia com uma nota de encorajamento a um remanescente fiel.

Esses fiéis que arrependidos se voltaram ao Senhor receberam do profeta um estímulo para redescobrir a alegria perdida e continuar a jornada de fé.

Introdução:
Os crentes contemporâneos precisam redescobrir a alegria do primeiro amor. Essa alegria tem sua motivação não nas circunstancias, mas naquilo que temos em Cristo Jesus. O Senhor é a fonte de regozijo do fiel.Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente”. Salmo 16.11

Nunca se viu tanto crente triste, abatido, depressivo, angustiado, desesperançado e amargurado de espírito. Por isso é tão importante renovarmos a nossa aliança e esperança com o Deus vivo para poder redescobrir essa alegria que nos tem sido confiscada pelas demandas da vida.

Que possamos bradar hoje: “Eu quero redescobrir a alegria perdida!”.

SOFONIAS CHAMA A ATENÇÃO DOS FIÉIS PARA AS RAZÕES PELAS QUAIS DEVERIAM SE ALEGRAR:
  1. A Condenação foi afastada de nós pela cruz de Cristo – VS. 14,15 a: “Canta, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te e, de todo o coração, exulta, ó filha de Jerusalém. O Senhor afastou as sentenças que eram contra ti e lançou fora o teu inimigo”.
  • Em Rm 8.1 Paulo diz “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. O Senhor pelo seu sacrifício cancelou o escrito da dívida que era contra nós, removeu-o inteiramente encravando-o na cruz do calvário. Cl 2.14,15. É preciso ter consciência do que já se operou em nós como nascidos de novo, nascidos de Deus. Será que verdadeiramente temos essa consciência? A resposta certamente é um grande e sonoro NÃO. Porque se nos sentíssemos livres nos alegraríamos com essa libertação, que custou um preço de sangue. O sangue precioso de Jesus.
  1. Nosso inimigo já foi derrotado – v.15b: “O Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti; Apesar de todas as investidas do nosso inimigo, ele já está derrotado. O fim dele será no lago de fogo e enxofre. Essa sentença é sem revogação e durará por toda a eternidade. E ele sabe disso. Por mais que ele invista contra nosso corpo e emoções, ele não tem poder contra o nosso espírito recriado. I Jo 5.18. A terra por ser uma grande arena de santificação, o próprio Cristo nos alerta em Jo 16.33 que: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. O salmista por sua vez, no Sl 34.19 diz: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”. O Senhor nos capacita e habilita para a vitória em todas as situações. Fomos preparados para ser mais que vencedores. Isso é motivo mais que suficiente para nos alegramos. Rm 8.37
  2. O nosso Rei, o Senhor está no meio do seu povo, por isso não precisamos temer – VS. 15 c, 16: “tu já não verás mal algum. Naquele dia, se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se afrouxem os teus braços”.
  • Precisamos inserir essa verdade em nosso coração, para que as ameaças do adversário não encontrem abrigo em nós.
  • Precisamos restabelecer as mãos frouxas e os joelhos vacilantes. Deus é conosco. O medo, esse gigante maligno, precisa ser banido de nossa alma, para que avancemos nas fileiras do Senhor e alcancemos a nossa vitória em nome de Jesus Cristo. Hb. 12.12
  • O Senhor Jesus diz em Jo 14.23: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e o meu Pai o amará, viremos para ele e faremos nele morada”.
  • Precisamos ler em voz alta a Palavra de Deus, sobretudo, os textos que falam que não devemos temer porque o Senhor está conosco sempre. Ele é um muro de fogo ao nosso redor.
  1. O Senhor, o Todo Poderoso, além de se deleitar no seu povo, mostra-lhe o seu infinito amor – v.17: “O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.
  • Nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus – Rm 8.38,39. Quando o apóstolo Paulo se dirige aos filipenses percebemos em toda a carta uma nota pungente de alegria e vale salientar que naquele momento ele estava preso. A condição de Paulo confere autoridade às suas palavras. Aquela epístola é chamada de carta da alegria. Ele não está falando de uma alegria circunstancial, mas de algo indizível e sobrenatural que vem do Espírito de Deus. A mesma alegria que é cobrada por Deus aos cristãos de Éfeso em Ap. 2.4. Como aqueles cristãos também nós perdemos a alegria do primeiro amor e precisamos redescobri-la através de uma evocação daquilo que já temos em Cristo. O Senhor nos amou primeiro e nos escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Como isto se deu? Não sei responder, só sei que é maravilhoso demais e isso é motivo mais que suficiente para nos alegrarmos sempre no Senhor. Só o amor do Pai pode renovar as nossas forças e restaurar a nossa alegria.
CONCLUSÃO: Que lições tiramos desse texto?
  1. Precisamos acreditar no que já recebemos da parte de Deus, através de Jesus Cristo.
  2. Não há mais condenação contra nós, porque o escrito da dívida foi apagado.
  3. O nosso inimigo já está derrotado e condenado. Nós somos mais que vencedores.
  4. O Senhor está em nós e em nosso meio, não precisamos temer.
  5. Ele se deleita em nós, apesar de nós.

Aleluia, Amém
Sermão/Pra. Nadia Malta em 27.03.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...