domingo, 10 de março de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ PRECISAMOS DE OXIGÊNIO DO CÉU!

PRECISAMOS DE OXIGÊNIO DO CÉU!
II Crônicas 7:14-15 (Clique na referência ao lado para ler o texto bíblico na íntegra)


Objetivo: Encorajar a igreja a clamar por avivamento, e reconhecer que este só acontecerá a partir de uma busca efetiva da presença transbordante do Espírito de Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O versículo lido faz parte das palavras do Senhor, ditas a Salomão por ocasião da aliança firmada com ele na solenidade de inauguração do templo. Essas palavras de Deus têm endereço: o povo da Aliança do passado e do presente. Nós somos chamados de: “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”. O que nos faz pensar que o padrão do passado era mais rígido que o atual? Muito pelo contrário, O próprio Jesus disse que se “a nossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, de modo algum entraremos no reino do céu”.

Nos dias de Salomão o povo fora alertado a assumir a sua posição espiritual de povo eleito. O Senhor chama a atenção para o perigo da idolatria, da apostasia e o declínio moral que rondava o Israel naqueles dias. Hoje, as coisas não mudaram muito, tudo que nos ronda é tão danoso, quanto o que estava ao redor de Israel nos dias passados e o motivo é um só: deixamos de entronizar o Senhor no centro de nossas vidas!

Em todo o tempo o Senhor tem usado homens e mulheres para exortar seu povo, quanto à necessidade de mudanças profundas. Não há brincadeira mais perigosa do que brincar de ser crentes, não faça isso meu irmão, de Deus não se zomba!

Vidas têm sido destruídas pelas línguas ferinas dos que se dizem crentes. A língua perigosa tem sido a causa da morte espiritual de muitos. A inveja amargurada tem ocupado um lugar de destaque na vida de outros. Relacionamentos têm sido destroçados por falta de respeito e obediência ao Senhor. Contudo, o Senhor é Deus de oportunidades e de pactos, ele deseja que sejamos fieis a nossa parte em sua aliança.
As promessas de Deus estão condicionadas à obediência. Vivemos em um tempo no qual as pessoas são levadas a barganharem com Deus as suas bênçãos por votos de tolos, totalmente desvinculados da obediência. Exercitar uma fé obediente é a grande senha para a nossa vitória.

Introdução:
A igreja do Senhor está com falta de ar! Parece uma afirmação ousada, mas esta é a realidade da igreja nos dias atuais. Já se fala no crepúsculo do cristianismo na Europa e em outros lugares do mundo. É certo que o Senhor está preparando a sua Noiva e os anjos já se preparam para a ceifa. O trigo será recolhido ao Celeiro do Senhor e o joio será atado em feixes e lançado no fogo inextinguível onde há choro e ranger de dentes. Onde queremos ser encontrados, no celeiro do Senhor ou no feixe de joio?

A triste constatação é que estamos todos necessitados de um oxigênio do céu que traga refrigério aos nossos corações sufocados. Contudo, para que este vento venha sobre nós precisamos clamar por ele. Cada um de nós precisa sentir um toque de Deus em alguma área especifica da vida. Há os feridos no coração por causa de ressentimentos, decepções e frustrações. Há os que vivem uma vida de salvos, mas miseravelmente infelizes sem paz ou alegria. Há os que por darem ouvidos a satanás, acreditam em suas mentiras e destroem relacionamentos. Há os que vivem como a mulher de Ló, presos ao passado, sofrendo de uma saudade incurável da velha vida. As histórias e os cenários são muitos, mas a necessidade é uma só: a presença viva do Espírito Santo nos transbordando. Não, não estou falando de emocionalismo histérico e barato, mas de um mover tão real que sejamos irreversivelmente impactados por Deus, mudando radicalmente as nossas vidas.

A grande verdade, é que o Senhor deseja liberar esse avivamento sobre nós. Contudo tem faltado posicionamento de nossa parte, como povo eleito de Deus.

O VERSÍCULO LIDO APONTA ALGUMAS CONDIÇÕES PARA UM GENUÍNO AVIVAMENTO:
  1. Humilhação (Quebrantamento de espírito): I Pedro 5.6
·         Quando nos distanciamos de Deus por causa de nossas rebeliões, o primeiro sintoma que aparece é a ausência de arrependimento e de confissão de pecados. Lm. 3.29, 39. Nosso coração se torna insensível à voz do Espírito Santo, perdemos a capacidade de nos quebrantar em sua presença. Sempre que a humilhação se ausenta de nós a soberba e a auto-exaltação tomam seu lugar. O povo de Deus precisa se quebrantar diante dele reconhecendo a sua própria limitação, manifestar a tristeza pelo pecado e renovar seu compromisso de fazer a vontade do Pai, sempre. Passamos a acusar sempre os outros, nós nunca temos culpa de nada. Nossos olhos secaram, perdemos a capacidade de chorar pelos nossos próprios pecados. E quando choramos, o fazemos como vitimas das ofensas que achamos que fizeram contra nós. Será que existe alguma coisa da qual precisemos nos arrepender hoje? Que hoje possamos rasgar os nossos corações na presença do Senhor!
  1. Oração (Clamar ao Senhor de todo o coração): Jeremias 33.3
  • Outro sintoma da doença chamada rebelião é ausência da vontade de orar. Quando cessa a oração, cessa também a comunhão com o Pai. A oração do crente é o grande combustível do relacionamento com o Senhor. Quando nos distanciamos de alguém, a primeira coisa a ser abalada é o diálogo. Oração é uma via de mão dupla. Falamos com o Senhor e esperamos que ele fale conosco.  A Bíblia diz através de Tiago que: Pode muito por sua eficácia a súplica do justo”. Josué orou e o sol parou; Elias orou e o fogo desceu. Mas os nossos lábios estão cerrados. Nossa oração precisa ser fervente e perseverante até que o Senhor fenda os céus e nos socorra. Como aquela viúva de Lucas 18. Por falar nisso, reflitamos sobre a nossa vida pessoal de oração!
  1. Busca sincera da presença do Senhor (Entender que só ele tem poder para reverter as situações):  Jeremias 29.13,14
  • As nossas rebeliões tem nos afastado do Senhor. Deixamos de buscá-lo em verdade. Deixamos de fazer dele a nossa rocha, o nosso refúgio e fortaleza. Lm. 3.25b. Buscar o Senhor é ansiar por ele noite e dia. O Sl 146.5 diz: Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxilio; cuja esperança está no Senhor seu Deus”. O grande problema é que temos recorrido a outros deuses, buscado refúgio à sombra do Egito. Deus precisa ser levado à sério, precisa ser priorizado em nossas vidas. Só os que o buscam em verdade, são achados por ele. É necessário alcançarmos pela fé aquele lugar privilegiado de assentados com Cristo nas regiões celestiais. A quem temos recorrido? Onde temos buscado refúgio?
  1. Se converter dos maus caminhos (Mudar a rota da vida): Ezequiel 18.30
  • O primeiro sintoma da rebelião é a ausência de humilhação, de reconhecimento de pecado, mas os que se humilham diante do Senhor reconhecendo seus pecados, também precisam abandoná-los para que possam alcançar misericórdia. Lm. 3.40. A conversão é isso, mudança de rota, mudança de vida, de rumo, de natureza, de mente, de atitude. As velhas práticas não podem mais encontrar lugar em nossas vidas. O Senhor clama em Jr. 4.1: Se voltares, ó Israel, diz o Senhor, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando!. É desejo de Deus trazer avivamento ao seu povo em todas as épocas, mas, tanto no passado quanto nos dias atuais, o povo tem se tornado cínico e contumaz em seus pecados de estimação. Voltemos ao Senhor!
Qual o resultado da observação dessas ordenanças? Cumpre-se a tríplice promessa de Deus para o avivamento da igreja – v.15:
  1. Deus ouvirá o clamor angustiado do seu povo e desviará dele a sua ira e ouvirá a sua oração.
  2. Deus perdoará o seu povo; purificá-lo-á dos seus pecados e restaurará no meio dele o seu favor, a sua presença, a sua paz, a sua justiça, a sua verdade e o seu poder.
  3. Deus sarará o seu povo; sarará a sua respectiva terra; derramará novamente chuva para tirar a esterilidade do meio do povo; e fazer que esse povo se torne próspero e frutífero. Isto é Avivamento!
CONCLUSÃO: Se observarmos as ordenanças do Senhor no texto lido o que nos aguarda?
·         As palavras de Is. 58. 9 - 11 respondem a esta pergunta, ali o Senhor diz através do profeta: Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam”. (NVI)
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 10.03.13 - www.ocolodopai.com 
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.  

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...