quinta-feira, 21 de março de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/EXORTAÇÕES OPORTUNAS PARA O TEMPO DE HOJE!

EXORTAÇÕES OPORTUNAS PARA O TEMPO DE HOJE!
“Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco”.
II Coríntios 13:11


Objetivo: Aconselhar a igreja a um viver coerente com a Palavra de Deus e a vocação a que fomos chamados.

Ideia Central do Texto:

O texto lido apresenta, na verdade as palavras de despedida do apóstolo Paulo aos cristãos de Corinto.
Paulo aproveita a oportunidade para trazer conselhos oportunos àqueles irmãos, visto que a igreja passava por muitos problemas, especialmente de ordem relacional. No versículo 5 deste capítulo Paulo diz: Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não, é que já estais reprovados”. Palavras duras, mas extremamente oportunas para o tempo de hoje.

Paulo aconselha que aqueles irmãos amadureçam na fé. Os que estão na fé salvífica têm o Espírito Santo e produzem frutos dignos de arrependimento.

Introdução:

Quando leio uma palavra como esta, estremeço.  Tremo e temo ao olhar as posturas de muitos ditos cristãos que povoam nossos dias. Definitivamente a terra não é nosso lugar. Será que eles não reconhecem que estão em Cristo? E como diz o apóstolo no versículo já citado: Se não, é que já estais reprovados!”. Misericórdia!

Ainda falando de avivamento, que possamos despertar para um caminhar de modo digno do Senhor nas mínimas coisas. Atentemos para os conselhos do apóstolo Paulo.

PAULO SE DESPEDE DANDO QUATRO CONSELHOS AOS SEUS LEITORES E MOSTRANDO A CONSEQUÊNCIA DA OBEDIÊNCIA A ELES:

  1. Primeiro Conselho: “Aperfeiçoai-vos”: (Amadurecei); ver ainda:
  • Salmo 18.32: “Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho”.
  • João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
  • Hebreus 13.21: “os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém”.
  1. Segundo Conselho: “Consolai-vos”; Ver ainda:
  • I Tessalonicenses 4.18: “Consolem-se uns aos outros com estas palavras”(Sejam sensíveis a dor do outro)
  1. Terceiro Conselho: “Sede do mesmo parecer” (Andai em unidade); ver ainda:
  • Efésios 4.3, 13: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”.
  1. Quarto Conselho: “Vivei em paz!”; ver ainda:
  • Paz com os outros - Marcos 9.50: “O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros”.
  • Romanos 12.18: “Façam todo o possível para viver em paz com todos”.
  • Paz com Deus - Romanos 5.1,2: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”.
  • Paz no proceder – I Pedro 3.11: “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança”.
  • Paz em meio às tribulações da vida – João 16.33: "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
Conclusão: O que o texto nos ensina? O povo de Deus precisa fazer a diferença no mundo árido, precisa ser sal, luz e perfume. A obediência aos conselhos paulinos de buscar o amadurecimento espiritual, de consolar uns aos outros, de andar em unidade e viver em paz em todas as circunstâncias, nos leva a consequência ou o desfrute da promessa de Deus: E o Deus de amor e de paz estará convosco”.

Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 21.03.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...