quinta-feira, 7 de março de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/IMITAR A CRISTO MANIFESTA A SUA GLÓRIA!

IMITAR A CRISTO MANIFESTA A SUA GLÓRIA! Romanos 15.1-13


Objetivo: Continuar ministrando a igreja sobre o testemunho que glorifica a Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
No texto lido o apóstolo Paulo instrui seus leitores sobre um agir que glorifica o nome do Senhor, especialmente entre os gentios. O filho amado de Deus deve imitá-lo olhando para os agires de Jesus, como o nosso grande e único paradigma. Jesus é aquele que nos revela o Pai celestial. Ele é a manifestação visível do Deus invisível.

Introdução:
Falamos na última mensagem sobre a ordenança do apóstolo Paulo em Efésios 5.1: “Sede, pois, imitadores de Deus como filhos amados!”. Hoje gostaria de pedir ao Espírito Santo que traga mais luz a esta questão.

Vivemos em um tempo em que as posturas do que a si mesmos chamam cristãos têm sido extremamente negativas. No final das contas é o nome de Jesus que tem sido envergonhado por conta dos agires de muitos.

Especialmente quero focar nos lares. O bom ou mau testemunho dentro dos lares por parte dos pais aos filhos repercute no seio da igreja visível. Por isso o apóstolo Paulo chama a atenção dos seus leitores para a necessidade de imitarem a Cristo. Atentemos para isto!

O AGIR DO IMITADOR DE CRISTO MANIFESTA A SUA GLÓRIA ATRAVÉS DE PELO MENOS CINCO POSTURAS ESPECÍFICAS:

  1. Através da responsabilidade de suportar os fracos, mesmo com prejuízo próprio – v.1: “Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos”. Ver ainda: Romanos 14.1-4: “Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar”.
  2. Através da postura edificadora para com os irmãos – v.2: “Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo”.  Ver ainda: Romanos 14.19: “Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua”;
  3. Através da Abnegação – v.3: “Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: "Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim".
  4. Através de uma postura observadora e obediente das Escrituras para a unidade do Corpo e a glória de Deus– VS. 4-6: “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só boca vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Ver ainda: II Timóteo 3.16,17: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”.
  5. Através do acolhimento dos irmãos – v.7: “Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

CONCLUSÃO: Qual o propósito de Deus com essas instruções?
O versículo 13 responde: “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”. Agindo assim o Senhor nos encherá de uma confiança alegre e pacífica, bem como da riqueza da esperança no poder do Espírito Santo.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 07.03.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins  de edificação e evangelismo, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...