domingo, 17 de março de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/A FÉ EM DEUS É UMA CERTEZA QUE GERA MUDANÇA!

A FÉ EM DEUS É UMA CERTEZA QUE GERA MUDANÇA! (Será que temos esta certeza?)
Então Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja presença estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra”. I Rs. 17.1


Objetivo: Estimular a igreja a exercitar de forma ousada sua firme convicção do agir de Deus, para que possa experimentar genuínas mudanças nas mais diversas áreas da vida.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido faz parte de um contexto maior que relata o episódio ocorrido nos dias do rei Acabe de Israel, quando o profeta Elias com ousadia e profunda convicção do agir de Deus profetizou uma grande seca.

A nação de Israel pela instrumentalidade maligna de Acabe e Jezabel, havia voltado às costas para o Deus vivo e se prostrado diante de Baal considerado pelos povos pagãos como senhor das tempestades.
Os poucos que permaneceram fiéis ao Deus Vivo, eram medrosos e viviam escondidos, nas cavernas por não terem coragem de se expor.

O profeta Elias, chamado de profeta do fogo, com suas palavras cortantes e diretas, foi o único que resistiu, confrontando o rei Acabe e as forças do mal. Alguém precisava se posicionar, Elias fez isso!

Introdução:
Será que é possível transformar uma pessoa, uma nação ou uma circunstancia? Creio que sim e a Bíblia nos mostra essa realidade. O salmista no Salmo 18 recebeu a revelação e diz que com o Senhor ele é capaz de desbaratar exércitos e de saltar muralhas.

O rei Josafá venceu uma grande batalha de três exércitos contra o pequeno reino de Judá apenas obedecendo à ordem de Deus para louvá-lo. Muitos são os exemplos de servos ousados que confiaram em Deus em situações vistas humanamente como perdidas. O que observamos em todos eles era uma profunda convicção da presença e do agir de Deus nas situações. O que tem faltado a nós em nossos dias? Talvez essa profunda convicção do agir de Deus e a ousadia para seguir em frente.

Elias teve certeza, firme convicção=fé e mudou o panorama de Israel. A seca “decretada” por ele, foi uma preparação da nação para a queda do casal real e para a destruição dos profetas de Baal (considerado o senhor das chuvas, das tempestades).

Se convicção nesse nível é condição para mudar o cenário, quais as convicções de Elias? O que o tornava firme para resistir e confrontar o rei, arriscando a própria vida? Onde ele buscava coragem para não esmorecer? Boas perguntas! Olhemos para aquela cena e busquemos as respostas!

VAMOS BUSCAR NO TEXTO LIDO AS TRÊS CONVICÇÕES DE ELIAS, QUE RESPONDEM A ESSES QUESTIONAMENTOS:

  1. Elias tinha convicção que o Deus a quem ele servia era real – v.1 a: “Tão certo como vive o Senhor”: Será que temos esta convicção?
  • O Senhor é o Deus único e verdadeiro e o profeta não tinha dúvidas a esse respeito. Os olhos do profeta estavam postos em Deus. Acabe e todo o Israel apóstata achavam que tinham acabado com o culto a Jeovah, mas esqueceram de um único homem: ELIAS, e um só com Deus é maioria! Um único homem verdadeiramente comprometido com Deus é capaz de mudar pessoas, histórias de vida, circunstancias e até nações inteiras. O mundo não se impressiona com o nosso discurso, mas com a realidade de Deus através de nós. Existe algo em sua vida que não pode ser explicado pelo mundo natural? Os que estão à sua volta, inclusive seus inimigos podem enxergar isso? Jó disse: “Eu sei que o meu redentor vive”; o salmista disse: Com o Senhor eu salto muralhas, com o meu Deus eu desbarato exércitos; o autor de Hebreus diz: A fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. A fé é uma firme convicção que nos move na direção de Deus e move o sobrenatural de Deus ao nosso favor!

  1. Elias tinha uma profunda convicção de estar na presença de Deus – v. 1 b: Perante cuja face estou: Será que temos esta convicção?
  • Muitos crentes agem como agentes secretos de Deus outros gaguejam ou recuam, enquanto o mundo anseia por respostas. Precisamos nos apresentar e nos posicionar como servos para ser sal e luz no meio de uma geração pervertida e corrupta. Sabe como Deus age nas crises? Convocando seus servos para o serviço, não apenas nos guetos eclesiásticos, mas em todos os lugares (lares, empresas, escolas, vizinhanças). Precisamos nos posicionar como cristãos. Elias se posicionou e Deus o honrou agindo através dele.  Há tanto ativismo dentro das igrejas e tão pouca ação efetiva lá fora! Deus deseja que outros “Elias” possam se dispor para ele com uma convicção ousada.

  1. Elias também tinha convicção que o poder de Deus estava à sua disposição e poderia entrar em ação através dele – v.1 c: Nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra”: Será que temos esta convicção?
  • Por que ele tinha tanta certeza? O que havia de extraordinário com ele? NADA! Tiago diz : Elias era um homem semelhante a nós, sujeito às mesmas fraquezas”.  Qual o segredo de Elias então? Ele levou Deus a sério! Orou, com instância, não desistiu, não duvidou, não depôs as armas e ousou proferir a palavra de vitória naquela situação. A Oração da fé é tudo! Ele confiou nas Escrituras e assim, pode ter convicção que Deus faria o que havia dito. Será que acreditamos no que as Escrituras dizem? Só poderemos transformar aquilo que nos oprime e aprisiona quando o poder de Deus fluir através de nós. E isso só acontecerá quando tivermos uma profunda convicção daquilo que Deus é, e diz em sua Santa Palavra.
CONCLUSÃO: Que tipo de convicção precisamos ter acerca de Deus?
  1. Convicção que Deus é real. Ele é o Deus vivo e verdadeiro. Aquele que pode todas as coisas e não se atrasa nem falha nunca.
  2. Convicção de que estamos em sua presença onde quer que estejamos, não apenas na igreja. Convicção que somos instrumentos de sua multiforme graça, embaixadores na terra. Ele poderia usar anjos, mas por um ato da sua soberania ele resolveu usar você e eu apesar de nós. O poder de Deus se aperfeiçoa através da nossa fraqueza, para que a glória seja dele e não nossa.
  3. Convicção que o poder de Deus está à nossa disposição e poderá entrar em ação através de nós, apesar de nós. Não agiremos arrogantemente em nossa própria força, mas na força que ele supre. E tudo é para a glória excelsa e exclusiva dele!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 17.03.13 www.ocolodopai.com
Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus. 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...