quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/ORAÇÃO OPORTUNA PELOS CRENTES DE TODOS OS TEMPOS!

ORAÇÃO OPORTUNA PELOS CRENTES DE TODOS OS TEMPOS!
“Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações. Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância”.
Efésios 1:15-23


Objetivo: Levar os ouvintes a buscar a sabedoria do alto para não se deixar levar pelos ventos de doutrina que têm soprado com fúria contra a igreja.

Ideia Central do Texto:
O texto lido é a primeira oração feita pelo apóstolo Paulo pelos cristãos de Éfeso. Em sua oração o apóstolo faz menção da fé daqueles irmãos, bem como do amor que eles possuíam uns pelos outros.

Por se tratar de uma encíclica, esta carta é endereçada a todos os cristãos de todas as épocas. Mesmo sendo Éfeso uma igreja cheia de fé e de amor era necessário que aqueles irmãos também recebessem sabedoria, espírito de revelação e terem iluminados os olhos do entendimento.

Introdução:
Os crentes de hoje, assim como os do passado, precisam buscar também espírito de sabedoria, de revelação e receber iluminação dos olhos do entendimento, para não se deixar levar pelos ventos de doutrina que continuam soprando contra a igreja do Senhor Jesus!

Nunca se viu tanta doutrina espúria apregoada como nos dias de hoje. E por absoluta falta de sabedoria e discernimento espiritual, muitos têm caído no engano. A única maneira de refutar um erro é conhecer a verdade. A obra de Cristo é completa e nele já recebemos tudo que precisamos. Só precisamos agora nos convencer do que já recebemos em Cristo e deixar de dar ouvidos aos alarmistas e espertalhões de plantão que fazem de todo para aprisionar a alma do povo de Deus.

PETIÇÕES DO APÓSTOLO PAULO E SEUS PROPÓSITOS:

1.      Primeira Petição: Que o Senhor conceda espírito de sabedoria e de revelação.
  • O povo de Deus antes de qualquer coisa precisa clamar ao Senhor por sabedoria e revelação do Espírito. Crer é também pensar. Não podemos engolir tudo que nos é oferecido, especialmente nos dias de hoje em termos espirituais.
  • Se estudássemos mais a Palavra de Deus e não devotássemos tanta reverencia a líderes muitas vezes inescrupulosos não cairíamos nas teias do engano como temos caído.
2.      Segunda Petição: Que sejam iluminados os olhos do nosso entendimento.
  • Outra coisa preciosa que precisamos buscar com toda força do nosso coração é discernimento. Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor entrará no reino do céu. Muitas vezes confundimos dons com credencial de espiritualidade. Os dons são meras ferramentas de trabalho. Se quisermos saber se alguém é espiritual, procuremos nesse alguém o Fruto do Espírito.
3.      Primeiro propósito: Para que possamos conhecer plenamente a esperança do nosso chamamento.
  • A obra de Cristo é completa, nele temos todas as coisas que dizem respeito á vida e à piedade. Tudo está consumado, não há nada a acrescentar.
4.      Segundo propósito: Para que possamos apreciar a riqueza da glória de Cristo em nós.
  • Somos ricos em Cristo, alcançados para louvor da sua glória. Fomos habilitados para vencer todas as lutas que nos cercam.
5.      Terceiro propósito: Para que conheçamos a suprema grandeza do poder de Cristo para com todos os que creem, segundo a eficácia do seu poder.
  • O nosso Cristo é o Todo Poderoso, criador e sustentador de todas. Todas as coisas convergem nele.
6.      Quarto, Quinto e Sexto propósitos:  Para que conheçamos o poder absoluto de Cristo ressuscitado e assentado à direita do Pai nos lugares celestiais. Para que saibamos que o Senhor Jesus Cristo está acima de todo principado e toda potestade e poder e domínio e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. Para que saibamos que tudo está debaixo dos pés de Cristo. Ele é o cabeça do corpo da igreja, a qual é o seu corpo, plenitude e complemento dele, por intermédio de quem ele age.
  • Muitas vezes não enxergamos o poder absoluto do Senhor Jesus e nos deixamos assombrar diante dos gigantes que se levantam para nos afrontar. Cristo é aquele que vai a nossa frente como um poderoso guerreiro lutando as nossas lutas. De um jeito ou de outro somos livrados.
  • O Senhor em todas as coisas tem a primazia e nada absolutamente foge ao seu controle. Na vida de um servo de Deus até quando tudo dá dá errado, Ele faz dar certo, uma vez que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus e são chamados segundo os seus propósitos.
7.      Sétimo propósito: Para que entendamos que o Senhor Jesus Cristo enche todas as coisas.
  • Não há um só lugar onde possamos fugir da presença de Deus (Sl 139), ele enche todos os nossos espaços e nada fica fora do seu alcance soberano.
Conclusão: Precisamos clamar ao Senhor para nos conceder espírito de sabedoria e de revelação, be,m como iluminar os olhos do nosso entendimento para nos deixarmos levar pelos ventos de doutrina que sopram sobre a igreja dos nossos dias.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 28.06.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que sejam mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...