quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/A GRATIDÃO PRODUZ LOUVOR!

A GRATIDÃO PRODUZ LOUVOR!
Salmo 103:1-5


OBJETIVO
Levar a igreja a exercitar atitudes de ações de graças ao Senhor continuamente em testemunho aos que estão a sua volta.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O Salmo 103 é na verdade um louvor irrestrito de Davi movido por seu coração grato a Deus em sua experiência pessoal e íntima com o Senhor.

Se lermos todo o salmo perceberemos que o salmista faz ali uma santa convocação a todos, começando pelo seu próprio ser, que bendigam ao Senhor por seus atributos e pelos seus grandes feitos. Ele termina o salmo com a nota inicial para que sua própria alma bendiga ao Senhor. Isto nos encoraja a exercitar esse louvor movido por uma ação de graças contínua.

INTRODUÇÃO
A jornada do cristão rumo a eternidade é feita de inúmeros recomeços. Vamos seguindo entre vales e montanhas, entre desertos e oásis. Aprendemos que a única coisa que permanece imutável é a graça maravilhosa e inesgotável de Deus sobre nós, apesar de nós. Ele nos chamou, escolheu e nos capacitou para atingirmos o destino preparado por ele para nós e creia, chegaremos lá. Ele conhece nossos fracassos e vulnerabilidades tão bem, quanto as nossas vitórias e pontos fortes. Nada surpreende o Senhor em relação a nós. A grande revelação é que somos amados, escolhidos e acolhidos do jeito que somos. Algumas coisas vão mudar outras não.

Todos os dias são dias de ações de graças, mas hoje é especialmente um dia de ação de graças para nossa família biológica e também a da fé. O Senhor em sua infinita graça concede mais um ano de vida ao Pastor Malta. É um novo recomeço, para a glória de Deus e alegria nossa. São 85 anos de muitos vales, estreitos, montanhas, desertos abrasadores e oásis.  Somos privilegiados porque juntos com ele podemos contar as bênçãos e contemplar a glória do Senhor em sua vida.

OS VERSICULOS LIDOS APONTAM CINCO BENEFÍCIOS DO SENHOR NA VIDA PESSOAL DO SALMISTA, QUE NOS LEMBRAM O QUE TEM ELE FEITO POR NÓS:

  1. O Perdão dos pecados – v.1-3a: “Bendize, ó minha alma ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades”;
  • O salmista começa o salmo convocando a sua alma para bendizer o Senhor por todos os seus benefícios sem esquecer-se de nem um sequer. Será que temos parado no meio de nossas agonias diárias para num momento do dia, simplesmente demonstrar a nossa gratidão por todos os seus benefícios?
  • Só a gratidão gera genuína adoração. Alguém já disse que o cristão deve ser um aleluia da cabeça aos pés.
  • O maior dos benefícios de Deus para nós é sem dúvida o perdão dos nossos pecados. Pecado perdoado é pecado apagado. É vida zerada. Davi reconheceu isso e tratou logo de oferecer ao Senhor seu louvor irrestrito.
  1. A Saúde – v.3b - “Quem sara todas as tuas enfermidades”; 
  • A experiência pessoal do salmista o leva a glorificar ao Senhor pela saúde de sua alma, claro que ele está falando aqui da saúde espiritual alcançada pelos que se encontram verdadeiramente com o Senhor. Fomos curados de nossa cegueira espiritual, da lepra do pecado, coxeávamos e passamos a andar desembaraçadamente. Contudo, não podemos perder de vista o que o Senhor tem operado na vida do nosso pastor, alem da cura espiritual, a cura física. E se essa cura física veio é porque o Senhor tem propósito em sua vida.
  1. Livramento da Morte – v.4a: “Quem da cova redime a tua vida”:
  • Quantos livramentos o salmista não experimentou! Quantos nós também temos experimentado!
  • Assim como nos dias do salmista enfrentamos perigos em todo o tempo, na verdade, nem em casa estamos seguros. Se não fosse o Senhor que tem estado ao nosso lado, os nossos inimigos já nos teriam engolido vivos. A certeza absoluta que por baixo de nós estão os braços eternos já é motivo mais que suficiente para termos sempre nos lábios um canto de vitória e de gratidão ao Senhor por todos os seus benefícios. Embora os livramentos sejam muitos e todos os dias, o texto se refere ao livramento da morte eterna. Aprendemos na Palavra de Deus que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. Não percamos de vista essa tão grande salvação.
  1. Vida Abundante e Frutífera – v.4b, 5a: “E te coroa de graça e misericórdia, quem farta de bens a tua velhice”:
  • O salmista experimentou a graça e a misericórdia do Senhor de forma ímpar. Ele foi chamado de homem segundo o coração de Deus, não porque fosse impecável, mas porque seu coração era sempre inclinado para o Senhor. Davi tinha um coração adorador. Característica que Deus continua procurando nos homens.
  • Aquele que foi alcançado por Deus experimentará uma vida abundante e frutífera mesmo na velhice. Jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundancia.
  1. Longevidade com vigor – v.5b: “De sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”.
  • O quinto benefício concedido pelo Senhor ao salmista foi uma vida longa com vigor, apesar de ele ter sido um homem de guerra e de ter vivido uma vida rodeado de muitas tribulações e perseguições.
  • O profeta Isaías teve essa percepção em Is 40.31 ele revela: “mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.
CONCLUSÃO
O que o Senhor deseja que aprendamos hoje?
  1. Não podemos perder de vista os grandes feitos de Deus em nossas vidas.
  2. Precisamos aprender a contar as bênçãos recebidas sem nos esquecer de nenhum dos benefícios de Deus.
  3. Exercitar um coração grato ao Senhor. Só um coração grato produz verdadeiro louvor.
Aleluia, amém!


Sermão/Pra. Nadia Malta em 6/6/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.


Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...