segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/XV ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo Cabús, 95 A – Candeias – Jaboatão – PE
CEP 54.440 – 350 – Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse

XV Estudo: O Juízo dos seis primeiros Selos – Ap 6.1-17

Introdução: No estudo anterior O Apóstolo João viu AQUELE que está sentado no Trono, bem como a presença do Cristo glorificado, o Leão da Tribo de Judá, o único que é digno de abrir o livro e desatar-lhe os selos. No presente estudo veremos o juízo dos seis primeiros selos. Aqui começa a ser descrita a TRIBULAÇÃO.  Tudo que acontece entre os capítulos 6 a 19, se passa no período dos sete anos de TRIBULAÇÃO. Os capítulos 6, 8, 9 e 16 formam o cerne do Apocalipse. Ali encontramos os juízos ou disciplina de Deus sobre as nações ímpias. Os juízos descritos nesses capítulos são chamados de “juízos de endurecimento”. Lembram o endurecimento do coração de faraó, apesar de ver os sinais e prodígios de Deus – ver os capítulos 7; 8; 9; 10; 11 de Êxodo. Sobre esse endurecimento ver ainda Sl 2.1-5; Pv 1.24-31.

Leitura e Análise do Texto:

Vs 1,2 – O 1º Selo: Quem afinal, é o Cavaleiro do cavalo branco? “Um cavalo branco... seu cavaleiro com um arco”:
  • Embora muitos estudiosos identifiquem esse cavaleiro com Jesus, a única coisa em comum com a figura de Cristo mencionada em Ap 19.11-16 é o cavalo branco.
  • Não podemos esquecer que satanás é um imitador barato das coisas de Deus; assim, podemos entender seguindo a linha de raciocínio de boa parte dos estudiosos que aqui está a manifestação da figura do anticristo ao mundo; ver Dn 8.23-25;
  • Nota: Ao Cavaleiro do cavalo branco de Ap 19.11-16 foi-lhe dado o título de FIEL e VERDADEIRO; esse é o CRISTO de DEUS! O anterior é o falso pacificador que iludirá o mundo.
  • O anticristo será a cabeça de um império poderosíssimo que se levantará sobre a terra. Muitos vêem aqui o reflorescimento do império romano, como profetizado pelo profeta Daniel. Ele será invencível e no tempo de seu reinado fará guerra aos verdadeiros santos.
  • O arco em sua mão indica perseguição. Ele irá conquistar tudo na terra; Sl 11.2; Dn 8.24;
  • Outra coisa que nos chama atenção é que a arma de Cristo é a espada, não o arco.
  • O surgimento do anticristo será num momento em que o mundo estará mergulhado num completo caos e todos ansiarão por uma solução, por alguém que ponha ordem em todas as coisas; então surgirá ele para seduzir as nações como o grande pacificador e salvador da situação; estabelecerá uma firme aliança de (falsa) paz – Dn 9.27;
  • Atrás dele virá a guerra (cavalo vermelho); a fome (cavalo preto) e a morte (cavalo amarelo).

Vs. 3,4 – O 2º Selo: E saiu outro cavalo, vermelho; foi lhe dado tirar a paz da terra”:
  • A cor vermelha simboliza sangue; aqui vemos o cumprimento da profecia em Jr 25.27, 29-33;
  • Todas as nações da terra serão atingidas pela guerra; a falsa paz da terra será tirada; a verdadeira paz só pode ser dada pelo Príncipe da Paz Jeovah Shalom – Is 9.6.

Vs. 5,6 – O 3º Selo: “Um cavalo preto, e o seu cavaleiro com uma balança na mão”:
  • A fome tomará conta da terra, tudo será medido e pesado – Lm 4.4-9;
  • Só não foi permitido danificar o óleo e o vinho; acontece que ninguém se alimenta de óleo e vinho, não fisicamente; espiritualmente sim, podemos e devemos ser nutridos com o óleo do Espírito Santo e o vinho que representa a alegria da salvação; mas esses alimentos são para os escolhidos de Deus.
  • O mundo viverá uma fome sem precedentes.

Vs. 7,8 – O 4º Selo: “Um cavalo amarelo, e seu cavaleiro; sendo este chamado de morte”:
  • Encontramos aqui, o inferno seguindo a morte; a morte reclama a parte física do homem. O inferno, a espiritual: a alma e o espírito.
  • 25% dos que habitam sobre a terra serão mortos neste juízo – Ez. 14.12,13, 21.
Obs. Não podemos perder de vista que todos esses juízos acontecerão com a permissão de Deus, pela impiedade, desobediência e rebeldia dos homens.
Vs. 9-11 – 5º Selo (no céu): “Debaixo do altar as almas daqueles que tinham sido mortos...”:
·         Esta cena se passa no céu; esses são os primeiros mártires da TRIBULAÇÃO.
·         Foram mortos pelo anticristo porque se recusaram negar o Cristo; eles clamam por justiça (mostra que há consciência e atividade no céu, diferentemente do que apregoa a doutrina do sono da alma, defendida pelos adventistas).
·         Este selo mostra que ainda outros morrerão como mártires por causa do testemunho de Cristo. O sofrimento ainda não havia acabado outros teriam que morrer antes de Deus trazer a justiça.

Vs. 12-17 – 6º Selo (De volta a terra): “O céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar”:
Obs. Os quatro primeiros selos anunciaram castigo e sofrimento. o quinto trouxe o apelo dos mártires por justiça. O Cordeiro continua abrindo cada um dos selos. É de se esperar calamidades maiores e é exatamente do que trata o sexto selo – aqui é revelada em detalhes a IRA do CORDEIRO.
  • Aqui, além de ver as coisas impressionantes que acontecem à terra como um todo, vemos também a reação dos ímpios diante daquelas catástrofes; eles percebem que o que está acontecendo é a manifestação da Ira do Cordeiro – Ag 2.6,7; Is 2.12-19; Naum 1.3-6; Jó 20.28, 29; Pv 11.4; Lm. 2.22; Sofonias 2.2,3; Rm 2.4-8.
  • Nota: Aqui, a seqüência de abertura dos selos é interrompida para uma grande manifestação da graça salvadora de Deus. Os juízos aqui foram interrompidos para que fossem selados os 144.000 de todas as tribos de Israel – 12.000 de cada tribo. Isto veremos pormenorizadamente no próximo estudo.

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Naum 1;  Ter. Ag 2;  Qua. Is. 2; Qui. Mt 24; Sex. Mc 13; Sáb. Lc 21.

Versículo para memorizar: “Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor”.

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação - Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...