terça-feira, 19 de junho de 2012

Estdo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ XVI ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo Cabus, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54. 440-350  -Fone: 3469 3704 
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
 Série de Estudos em Apocalipse.

XVI Estudo: Os 144.000 Selados de Israel – Ap. 7.1-17

Introdução: Ate aqui, os seis selos já passaram com seus ais e tormentos sobre os ímpios da terra. Na verdade, os seis primeiros selos são uma preparação para as coisas ainda mais terríveis que virão, ao ser aberto o sétimo selo. A sequencia dos selos é interrompida para lembrar que a graça e a misericórdia de Deus não se extinguiram mesmo num período de juízo. Haverá uma temporária interrupção aqui, para que sejam selados os 144.000 Judeus. Falaremos sobre isso a seguir.

Leitura e Análise do texto – Ap 7.1-17:
V. 1: “...Vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra”: Quatro cantos= Norte, sul, leste e oeste (toda a terra); de onde surgem ventos que simbolizam a ira de Deus; juízos de Deus usando as forças da natureza.
“Conservando seguros os quatro ventos”: Os anjos seguram os ventos de destruição sob as ordens de Deus. Esses anjos aqui, nos ensinam a lição preciosa da obediência; de aguardar a vontade e ordem de Deus. Eles nada fazem sem que o Senhor autorize; ah, se fizéssemos assim! Agir à revelia de Deus traz conseqüências desastrosas – I Cr 15.11-13; assim também, nós não podemos ultrapassar a doutrina de Cristo – I Co 4.6; II Jo 9.
“Para que nenhum vento soprasse”: Vento aparece na Bíblia como poder para trazer alívio ou sofrimento aos homens – Êx. 10.13,19; 14.21; 15.10; Sl 11.6; 78.26. Independentemente do propósito do vento, ele simboliza o poder de Deus – Nm 11.31; Sl 107.24,25; 135.5-7.
“Terra, mar, árvores”: Esta visão ratifica que os acontecimentos vindouros dizem respeito ao planeta terra.

Vs. 2,3: “Vi outro anjo que subiu do nascente do sol”: O nascente do sol, na linguagem metafórica de Apocalipse representa a Santa Habitação de Deus; é uma linguagem simbólica. O Tabernáculo abria para o oriente com Moisés e Arão acampados na sua frente Nm 2.3. O Templo em Jerusalém também tinha uma das portas que abria para o oriente – Ez 10.19; 11.1; Quando a glória do Senhor deixou o Templo, por estar cheio de imundícia, o fez pela porta do oriente – Ez 11.23. Quando o Senhor voltou com a sua glória, veio do lado oriental – Ez 43.2-4; claro que tudo isso está carregado de significado simbólico e nem sempre compreenderemos, pelo menos, não deste lado da eternidade. Assim concluímos que esse anjo, vem de Deus com uma missão especifica.
“Tendo o selo do Deus Vivo”: O selo tem o propósito de identificar; também indica posse e autoridade; no Novo Testamento, os discípulos fiéis têm o selo do Deus Vivo – II co 1.21-23; Ef 1.13,14; 4.30; II Tm  2.19.
“Clamou aos quatro ventos...dizendo: não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores até selarmos na fronte os servos  do nosso Deus”: Grande será essa tarefa, o verbo selar aqui, está no plural, significando que todos os anjos ali estarão envolvidos nela. Assim como fez em Ez 9.1-8, Deus fará naquela ocasião; antes de mandar os ventos executores, ele mandará selar seus fieis escolhidos.

V.4: “Selados...144.000 de todas as tribos de Israel” –  Quem são e de onde vêm os 144.000 selados? Qual a missão deles? Judeus selados por Deus: 12.000 de cada tribo de Israel – Embora haja inúmeras interpretações acerca desse assunto, inclusive que o numero mencionado seria metafórico simbolizando a totalidade dos salvos, cremos que aqui o assunto é com os descendentes de Abraão segundo a carne, o povo da Aliança. Esses selados poderão ser os missionários que pregarão o Evangelho do Reino durante a Tribulação para judeus e gentios sobre toda a terra; isso acontecerá antes da Vinda do Senhor Jesus – Mt 24.14. Evangelho da Graça é o pregado hoje pela igreja, no poder do Espírito Santo. O Evangelho do Reino, pregado nos dias da Tribulação pelos Israelitas escolhidos e selados por Deus, cheios de poder e autoridade. Nota: O Evangelho é o mesmo, não há outro Evangelho, apenas a maneira da abordagem é que será diferente. Como será isso? Quem viver verá. Quando isso acontecer, a igreja já não estará mais na terra.
Vs. 5-8: “Judá, Rúben, Gade, Aser, Naftali, Manasses, Simeão, Levi, Issacar, Zebulon, José, Benjamim”: Aqui encontramos algumas coisas interessantes que vale a pena comentar: Judá aparece encabeçando a lista no lugar do primogênito, provavelmente por ser a tribo à qual pertence o Salvador, segundo a carne; a ausência da tribo de Efraim e Dã, substituídas aqui por José e Levi. A explicação para a ausência dessas tribos nessa lista de Apocalipse, provavelmente deve-se ao fato da rebeldia e impenitência contumaz sem arrependimento de Efraim, que muitas vezes levou toda a nação de Israel a pecar – Is 28.1,3; Os 4.17; 5.3,9,11; 7.1,8,11; 8.11; 12.14 e a tribo de Dã foi omitida possivelmente por sua idolatria sem arrependimento – Lv 24.11; Jz 18.1,2,27-30; Alguns estudiosos das profecias bíblicas sugerem que dessa tribo surgirá o anticristo, contudo, não há nada conclusivo, apenas especulação – Gn 49.17; Jr 8.16.

Vs. 9-17: os versículos que falam da grande multidão de salvos durante a Grande Tribulação.
V.9: “Vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar”: Afinal, quem é essa Grande Multidão? A grande multidão mencionada aqui é proveniente de todas as nações, tribos, povos, raças e línguas; ver a ordem do Senhor em Mc 16.15. As vestes brancas e as palmas nas mãos significam santidade e vitória; esses santos serão os verdadeiros vencedores, pois se converterão e perseverarão na fé num tempo de grande assolação aos santos de Deus, por ocasião da Grande Tribulação. Possivelmente essa multidão é o resultado do trabalho missionário dos 144.000 e são os mártires da Tribulação.
V.10: A voz da multidão de vencedores é de regozijo; seu louvor será direcionado ao Pai que se assenta no Trono e ao Cordeiro que se mostrou digno de abrir os selos.
Vs. 11,12: “Todos... anjos, anciãos, seres viventes adoraram a Deus”: Ver a diferença dos louvores nessa passagem comparada com Ap 4.8-11; 5.8,13,14; Aqui o louvor começa com a multidão de salvos; a nossa redenção com a vinda de Jesus ao mundo, é o motivo real do nosso louvor e adoração contínuos; não só entre nós, mas entre os seres celestiais – Hb 1.6; Lc 15.7,10.
Vs. 13, 14: “Quem são e donde vieram?”: Aqui uma pergunta é feita a João para situá-lo com o significado da visão.
“São estes os que vêm da grande tribulação– essa explicação mostra que pessoas ainda estavam chegando ao céu, vindas da terra. O sangue de Jesus nos justifica, lava e purifica, deixando as nossas vestes espirituais mais alvas que a neve – I Jo 1.9.
V.15: “...se acharam diante do trono de Deus”: Jesus Homem chegou ao Trono de Deus por sua própria dignidade e justiça; aquela multidão e todos os vencedores chegarão pelo sangue do Cordeiro.
E o servem de dia e de noite no seu santuário”: Servem a Deus porque o sangue de Jesus os salvou e este serviço é oferecido no santuário de Deus.
Aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu Tabernáculo”: Tabernáculo= a presença continua de Deus; proteção e acolhimento do seu povo.
V.16: “Jamais terão fome, nunca mais terão sede”: Na proteção de Deus, todas as necessidades dos vencedores serão supridas. Os perseguidos que sofriam na terra, serão sustentados por Deus em seu Tabernáculo eterno.
“Não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum”: A tenda de proteção dos fiéis é o próprio Senhor – Sl 121.3-8; Is 49.10.
V.17: “O cordeiro os apascentará”: Jesus que está à destra do Pai, revelando e executando a vontade de Deus, cuida dos vencedores. Para descrever o trabalho de Jesus, a Bíblia usa termos por vezes, incompreensíveis para nós; Ele é ao mesmo tempo: Leão e Cordeiro; sacerdote e sacrifício; Cordeiro e pastor. Muitas dessas aparentes contradições só compreenderemos na eternidade.
“E Deus lhes enxugará dos olhos toda a lágrima”: Deus enxugará as lágrimas derramadas por todo sofrimento e  morte – Is 25.8; Hb 2.15; I Co 15.54,55; Rm 8.2.

Obs. 1 - COMPARAÇÃO ENTRE Mateus 24 e apocalipse 6,7:
Mt. 24.4,5 – Falsos Cristos (religiosidade)= Ap 6.1,2 – Cavaleiro no cavalo Branco(falsa paz, espírito de religiosidade); Mt 24.6 – Guerras= Ap 6.3,4 – cavalo Vermelho – Guerra; Mt 24.7a – Fome= Ap 6.5,6 – Cavalo Preto – Fome; Mt 24.7b,8 – Morte= Ap 6.7,8 – cavalo Amarelo – Morte; Mt 24.9 – Mártires= Ap 6.9-11 – Mártires debaixo do altar; Mt 24.10-13 – caos Mundial= Ap 6.12-17 – caos Mundial; Mt. 24.14 – pregação do Evangelho do Reino= provável paralelismo com Ap 7 – o trabalho missionário dos 144.000 judeus selados por Deus.
Obs. 2 – Warren Wiesbie diz muito apropriadamente: “Devemos deixar as coisas ocultas por conta de Deus e não permitir que a ignorância a respeito disso seja um empecilho para a obediência ao Senhor”. (Dt.29.29)

Textos para serem lidos durante a semana
Seg. I Pedro 2; Ter. Êxodo 40; Qua. Levítico 26; Qui. Gênesis 12; Sex. Gálatas 3; Sáb. Efésios 3.
Versículo para memorizar: “E este Evangelho do Reino, será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. Mt 24.14

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação - Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia Shedd; Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe; Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...