quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/A OBRA COMPLETA DE CRISTO E SEUS RESULTADOS!

A OBRA COMPLETA DE CRISTO E SEUS RESULTADOS! (Tudo está consumado!)
Efésios 1:3-14


Objetivo: Instruir a igreja quanto à obra completa e perfeita de Cristo na cruz do Calvário, bem como seus resultados.

Idéia Central do Texto (ICT):
O texto lido é considerado o maior período da Bíblia. E é fácil descobrir o porquê. Aqui nós temos a impressão de que o apóstolo Paulo em virtude da revelação da obra perfeita e completa de Cristo é tomado por um êxtase e perplexo, começa a falar sem parar nem para tomar fôlego. Ele quer contar logo o que descobrira, ou seja, o sacrifício do Calvário redunda em todas as bênçãos espirituais concedidas por Deus nas regiões celestiais em Cristo. O apóstolo Pedro ratifica esta mesma revelação em II Pe. 1. 3-11. Por isso que o Senhor ao render seu Espírito bradou: “Está consumado!”. Jo 19.30

Introdução:
É preocupante a tendência nos meios cristãos de uma maneira geral de anunciar bênçãos materiais como meio de arrebanhar seguidores. Ou ainda, a supervalorização dessas bênçãos em detrimento do próprio abençoador.

A maior necessidade do homem é reconciliar-se com Deus e isso só é possível através de Cristo. Se houvesse outra maneira de fazer essa reconciliação, Jesus não precisaria ter ido ao Calvário e sacrificar-se numa morte tão degradante como a de cruz.

Existe uma máxima teológica que diz: “O vazio no coração do homem é do tamanho de Deus”. Só Jesus é capaz de encher todos os espaços vazios no coração do homem. Em todas as épocas encontramos pessoas vazias, carentes, buscando algo que elas mesmas não sabem o que é, mas nada pode saciar essa sede, esse vazio, só Jesus Cristo.

Nos dias de Paulo, bem como nos dias de Cristo na terra, as coisas não eram diferentes. As pessoas precisam enxergar que a sua maior necessidade não é de bênçãos materiais, mas do próprio abençoador. As multidões do passado já procuravam Jesus pelo pão que perece: Jo 6.26,27. 

O TEXTO RELACIONA SEIS BÊNÇÃOS QUE JÁ RECEBEMOS POR MEIO DA OBRA COMPLETA DE CRISTO, BEM COMO  SEUS RESULTADOS (Por elas Paulo bendiz o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo – V.3):
1.      Primeira Bênção: A Eleição – v.4:
·         O Senhor nos escolheu em Cristo (através dele) antes da fundação do mundo. Em Jo 15.16 Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome ele vo-lo conceda”.
·         Descobrimos aqui, que quando tomamos uma decisão por Cristo, essa decisão só foi possível porque ele já havia nos escolhido antes.
·         Essa escolha é baseada tão somente numa determinação soberana de Deus, na qual ele nos concedeu sua graça salvadora. Isso aconteceu independentemente de obras meritórias de nossa parte.
·         O grande propósito dessa eleição é para que nos tornemos santos e irrepreensíveis perante ele. Santos como Ele é santo.
2.      A Segunda bênção: A Predestinação para ele como filhos – v.5,6:
  • Fomos além de eleitos antes da fundação do mundo para ser santos e irrepreensíveis perante ele, e em amor fomos predestinados para a adoção de filhos de Deus.
  • Você pode perguntar: Como assim, adoção de filhos? Afinal, quem são os filhos de Deus? Em Jo 1.12, 13 encontramos essa resposta dos lábios do próprio Cristo: Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem em seu nome; os quais não nasceram da vontade do homem, nem da vontade da carne, mas de Deus”.
  • O Senhor nos revela aqui, que até mesmo se você foi rejeitado desde o ventre, mas ainda assim nasceu, foi por vontade, escolha e predestinação de Deus. Ele planejou você antes da fundação do mundo, não importa as circunstancias do seu nascimento. Mesmo que você não tenha sido planejado por seus pais biológicos e eles tenham, tentado abortá-lo, você foi planejado por Deus. Você é plano de Deus! E ninguém impede os planos perfeitos de Deus!
3.      Terceira Bênção: A Redenção pelo sangue de Jesus – v.7 a:
  • Antes de se entregar a Cristo, a condição espiritual do homem é morto em seus delitos e pecados”. E por mais duro que nos possa parecer essa afirmação, esse homem morto em delitos e pecados faz parte do reino das trevas e está sob o domínio de satanás. E quanto a isto não há território neutro: ou alguém pertence a Deus ou ao Diabo.
  • Ao recebermos Jesus Cristo como Senhor e Salvador, somos libertados do reino das trevas por Deus e transportados para o reino do Filho do seu amor: Cristo Jesus. Cl 1.13
  • Essa libertação foi conquistada para nós na cruz do calvário, foi ali que Jesus pagou o preço do resgate por nós com a sua própria vida e nos livrou do cativeiro daquele reino de trevas. Estamos livres, libertos do poder e da penalidade do pecado, embora, não ainda de sua presença.
  • Precisamos nos apropriar dessa libertação e deixar de acreditar nas mentiras do adversário.
4.      Quarta Bênção: A Remissão dos Pecados pela riqueza de sua Graça – v.7 b:
  • Além de libertos, redimidos, somos remidos, temos os nossos pecados perdoados e apagados. A nossa história é zerada. As coisas velhas já passaram e tudo se fez novo para a glória do Pai.
  • O Senhor perdoa nossos pecados, apaga as nossas transgressões e nos purifica de toda injustiça. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” I Jo 1.9. Assim, pecado confessado é pecado perdoado, pecado perdoado é pecado apagado e pecado apagado gera libertação. Somos livres, porque Jesus nos libertou!
  • O Senhor diz assim através do profeta Miquéias em Mq. 7.19: “Pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. E ainda em Is. 43. 25 diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro”.
5.      Quinta Bênção: Somos feitos Heranças de Deus – v. 11 a:
  • Pertencemos a Deus somos heranças benditas do Senhor.
  • Somos feitura dele, criados para louvor de sua glória. Ao mesmo tempo em que é uma grande bênção, também é para nós grande responsabilidade ser criados para louvor da glória de Deus.
6.      Sexta Bênção: Fomos Selados com o Espírito Santo da promessa – v.13:
  • O Espírito Santo em nós é o penhor, a garantia da nossa filiação em Cristo. Quando o Senhor vier buscar os seus, levará apenas os selados. O selo do Espírito Santo nos garante isto!
Quais os resultados dessa filiação? Vs. 8,9, 14:
  1. Como filhos redimidos e perdoados temos os olhos desvendados para compreender o mistério da vontade de Deus, que faz todas as coisas convergirem em Cristo. Entendemos que tudo vem dele, é feito por meio dele e é para louvor de sua glória. Rm. 11.33-36
  2. Passamos a nos tornar um louvor vivo para a glória de Deus.
Conclusão: Que revelações estão contidas aqui?
  1. Quando discernimos cada uma dessas bênçãos espirituais, podemos compreender e partilhar o entusiasmo de Paulo ao escrever essas palavras.
  2. Os que buscaram a Cristo recebendo-o como Senhor e Salvador passam a tomar posse daquilo que já receberam nele, ou seja, foram eleitos antes da fundação do mundo, predestinados para a adoção de filhos, redimidos, perdoados, feitos herança de Deus e ainda selados com o Espírito Santo da promessa.
  3. Experimentamos os resultados dessas bênçãos: podemos discernir pelo Espírito Santo a vontade revelada de Deus de fazer todas as coisas convergirem em Cristo. “Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas” Rm. 11.36
  4. Somos recriados para ser um louvor vivo para a glória de Deus.
Aleluia, Amém!
Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, a e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...