terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XVII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Avenida Abdo Cabus, 95 A Candeias-Jaboatão PE
CEP 54.440-350 - Fone: 3469 3704 
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltawww.ocolodopai.com
Série de Estudos em Apocalipse.

XVII Estudo: A abertura do 7º Selo e o juízo das Quatro primeiras Trombetas – Ap 8.1-13

Introdução: Nos estudos anteriores vimos sobre a abertura dos seis selos, bem como a separação dos 144.000 selados judeus para uma obra missionária de grande impacto e eficácia nos dias da Tribulação.
No presente estudo, veremos a tão aguardada abertura do sétimo Selo e os juízos nele contidos, que são as sete Trombetas.
Leitura e Análise do Texto: Ap 8.1-13:

Vs.1-7: A Abertura do Sétimo SeloJuízo da 1ª Trombeta: “Silêncio no céu”:
O silêncio mencionado na abertura do 7º Selo é traduzido como uma reverente expectativa diante dos juízos que estão por vir. Os próximos juízos serão tão dramáticos que deixarão pasmados os próprios habitantes do céu.
Esse silêncio também é atribuído à oportunidade para intercessão; essas interpretações são na verdade conjecturas a respeito das coisas vindouras, mas seja qual for o seu significado, ele ressalta a força dramática da visão. Há outros momentos de silêncio, desta vez aqui na terra, que valem a pena ser mencionados; esses momentos falam da reverencia que deve ser guardada diante da obra redentora e da majestade de Deus – Dt 27.9; Hc 2.20; Lm 3.26;

V.2: “Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas”:
Trombeta= usadas para avisos, anúncios, convocações e celebrações. Aqui elas se preparam para anunciar os acontecimentos que precederão a Segunda Vinda de Cristo; elas anunciarão os juízos divinos sobre os ímpios.

Vs. 3-5: “Veio outro anjo... de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos...”:
O incenso representa as orações dos santos; Sl 141.2; Em Ap 5.8 vimos os 24 anciãos que estavam diante do trono com suas taças de ouro cheias de incenso que são as orações dos santos. A igreja hoje, antes do ARREBATAMENTO, ora por conversões, para que a graça e misericórdia de Deus alcance quantos haverão de se juntar ao Senhor nos ares naquele dia glorioso. Não podemos orar por juízo, para não obstruir a obra redentora de Cristo sobre aqueles que ainda não foram alcançados. Ex. Quando temos noticia de pessoas malignas, assassinas, dominadoras, desobedientes e ímpias de um modo geral, devemos orar para que a graça de Deus possa alcançá-las e não pedir juízo de Deus, pelo menos ainda não. As orações por juízo serão feitas pelos santos do Arrebatamento e pelos mártires da Tribulação - Ap 6.9-11; O incenso também aponta para a obra sacerdotal de Jesus e sua obra redentora na cruz do calvário. O anjo coloca muito incenso em seu incensário; nada nem ninguém chegam à presença de Deus se não for por meio de Jesus e sua obra redentora. O anjo entrega as orações dos santos por meio da fumaça de seu incensário – v.4; O anjo encheu seu incensário com fogo do altar e o atirou a terra – v.5; as orações chegam a Deus e ele as responde. O Senhor é aquele que responde com fogo – Sl 50.3-7;

V.6 “Os sete anjos que tinham as sete trombetas preparam-se para tocar”:
Aqui começarão os juízos anunciados das sete trombetas: inicialmente quatro depois mais duas e finalmente a sétima. Essa ultima marcará o inicio do fim. Os sete selos foram divididos em quatro (anunciados pelos quatro seres viventes) e três, com um intervalo entre o sexto e o sétimo que mostrou a proteção divina para os fiéis. De modo semelhante, as trombetas podem ser divididas em quatro e três (estas últimas chamadas de ais).

V.7: A Primeira TrombetaDesolação da terra: “O primeiro anjo tocou a sua trombeta...”:
Grande devastação do meio ambiente. Uma terça parte da terra, das árvores e de toda erva verde. Grandes alterações climáticas previstas. A fome será sem precedentes e muitos morrerão em consequência disso. Compare esse episódio futuro com Êx 9.24;

Vs. 8,9: A Segunda TrombetaDesolação nos mares – “O segundo anjo tocou a sua trombeta, e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue”;
É preciso muito cuidado na interpretação das profecias. Aqui podemos ver possivelmente a figura de um grande meteoro em chamas ou mesmo de um imenso vulcão em erupção expelindo suas larvas incandescentes no mar – Sl 46.2; Ez 38.20; Embora não saibamos definir ao certo o que seria essa “grande montanha ardendo em chamas”, descrita por João, seus efeitos são descritos com exatidão. Esse juízo indubitavelmente atingirá o que está dentro e sobre o mar.

Vs. 10,11: A Terceira trombetaDesolação nas águas doces – “O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma estrela, ardendo como tocha. O nome da estrela é absinto...”:
Um terço das águas potáveis serão atingidas. Aqui sugere uma contaminação por um tipo de radioatividade mortífera que deixará imprestável um terço das águas do planeta. Absinto= substancia forte e amarga; representa calamidade; amargor e envenenamento – Jr 9.15; 23.15; Note que os juízos até aqui incidem sobre um terço da terra, das árvores, da erva verde, dos mares, dos rios e fontes de águas potáveis. O Senhor espera e dá oportunidade para que haja arrependimento e quem sabe reverter o quadro de destruição.

V.12: A Quarta TrombetaDesolação no firmamento – “O quarto anjo tocou a sua trombeta... ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas...”:
Aqui, um terço do sol, da lua e das estrelas perderam a sua luz; Is 13.10; Ez 32.7; Jl 2.10; Mt 24.29; a quarta trombeta aponta para grandes convulsões cósmicas, que afetarão de forma terrível a vida na terra. O juízo dessa trombeta atingirá o mundo inteiro. Esses astros atingidos são fontes de energia e equilíbrio para o planeta, assim,  haverá um terço a menos de energia para sustentar os sistemas vitais do homem e da natureza.

V.13: A águia e seus três Ais – “Então vi e ouvi uma águia... dizia em grande voz: Ai Ai Ai dos que moram na terra...”;
O tríplice ai da águia será para advertir que os três próximos juízos serão ainda mais intensos e devastadores que os anteriores. A maioria dos manuscritos usa o termo águia em vez de anjo, mas águia ou anjo, sua função é fazer uma grande proclamação: “Ais dos que moram na terra= essa expressão aqui não diz respeito a simplesmente habitar na terra, mas viver para a terra e para os interesses terrenos, diferentemente daqueles que têm cidadania celestial – Cl 3.1-4; Aqui fala das pessoas mundanas – I Jo 2.15-17; Enquanto cidadãos dos céus precisamos ajustar o foco da nossa visão para as coisas concernentes à nossa verdadeira pátria.

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Mt 24; Ter. Dt 27; Qua. Hc 2; Qui. Lm 3; Sex. Lev. 16; Sáb. Sl 141

Versículo para memorizar: Suba à tua presença a minha oração como incenso e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina” – Sl.141.2

Estudo/Compilação/Pra. Nadia Malta
Bibliografia: Bíblia de Estudo Pentecostal; Bíblia de Estudo Shedd; Comentário Bíblico Expositivo – Warren W. Wiersbe; Apocalipse – O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...