quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/DEUS É O NOSSO REFÚGIO!

DEUS É O NOSSO REFÚGIO
Salmo 46


OBJETIVO
Levar aos abatidos uma palavra de encorajamento em meio às lutas enfrentadas.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
A grande ênfase deste salmo é sobre a presença de Deus com o seu povo e sobre como faz uma grande diferença confiar nele em meio às dificuldades da vida.

O salmo concentra-se no Senhor e em quem ele é para o seu povo. Por isso o salmista faz questão de reafirmar duas vezes (VS.7, 11) a afirmação do versículo 1: “O Senhor é o nosso refúgio”.

INTRODUÇÃO
Há momentos na vida de um servo de Deus em que ele se sente profundamente desamparado e sem saída diante das circunstancias.

Parece que esses momentos surgem como parte de uma estranha e dolorosa didática de Deus, para nos ensinar algo proveitoso. Às vezes fico imaginando se não haveria métodos pedagógicos mais amenos. A resposta é: claro que há, o problema é que quando são usados, não prestamos atenção a eles.  E muitas vezes o Senhor precisa usar seu megafone, que são as aflições para que possamos ouvi-lo.

O que fazer nesses momentos? Como compreender o que Deus deseja e quer que façamos? Felizmente, o Senhor nos deixou a sua Palavra. Nela encontramos tudo o que é necessário para prosseguir a jornada.  Há momentos que Deus requer de nós passos ousados de fé, ao ponto de dar ordens aos montes para que se lancem ao mar ou mesmo andar sobre as ondas. Já em outras ocasiões ele deseja que nos aquietemos e esperemos o seu agir.

A EXPERIÊNCIA DO SALMISTA NOS ENSINA QUE EM MEIO À TRIBULAÇÃO NÃO PODEMOS PERDER DE VISTA TRÊS VERDADES:

  1. Deus é o nosso refúgio e fortaleza – VS. 1-3
  • Cada vez que lemos os relatos bíblicos, especialmente o que nos foi deixado pelos salmistas, percebemos que não se trata de teoria apenas, mas de algo vivido, experimentado.
  • Quando o chão parece nos faltar; quando somos assolados pelas tribulações da vida e precisamos encontrar respostas e alento, amparo e refúgio, Deus é essa fortaleza que nos abriga e acolhe.
  • Nos versículos 2, 3 o salmista parece que faz questão de maximizar os efeitos da tormenta. Na verdade, ele quer dizer aqui que por pior que seja a dificuldade o Senhor é o EMANUEL, o Deus conosco. O Senhor é o socorro presente na tribulação.
  • Podemos nos esconder nesse abrigo até que passem as calamidades ver Sl. 57.1; sim, porque elas passam, felizmente!
  1. Deus é o nosso rio de vida e alegria quando tudo cheira a morte – VS.4-7:
  • Esse rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus são os infinitos recursos espirituais que vêm somente do Senhor, o Deus Altíssimo, o Jeová dos Exércitos.
  • Quando Deus ordena todos os desígnios são estabelecidos. Em todas as circunstancias podemos beber dessa fonte inesgotável de vida e alegria sobrenatural. Nele restauramos as forças e encontramos a paz. Busquemos a ele!
  • Que hoje pela fé possamos mergulhar nesse rio de vida em nome de Jesus Cristo. Essa torrente passa em nosso meio. Aleluia!
  1. Deus é nosso Deus e será glorificado em nossas vitórias! VS. 8-11:
  • O Senhor sempre entra em cena no último momento e peleja por nós dizimando os nossos adversários sejam eles humanos ou espirituais.
  • Ele derrota e desarma seus inimigos, destrói suas armas de modo que não possam mais atacar.
  • No v.; 10 ele diz a cada um de nós: “aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Ou seja, ele quer dizer que sabe o que está fazendo e tem o controle soberano de todas as coisas. Ele quer que descansemos em suas grandes e preciosas promessas. Muitas vezes, o Senhor permite que fiquemos em “apertos” para que nossa fé cresça, amadureçamos e ele seja exaltado.
  • Ele diz a cada um de nós hoje: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito; pensamentos de paz e não de mal; isso para vos dar o fim, que desejais” (Jr 29.11-14).
CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui?
  1. Já passamos e ainda passaremos por muitas lutas, mas somos fadados à vitória, pois o Senhor é o nosso refúgio e fortaleza.
  2. A alegria do Senhor é a nossa força, na sua presença há plenitude de alegria e delicias perpetuamente. Ele nos abastece de força e equilíbrio para enfrentar as dificuldades da vida.
  3. Ele será glorificado em nossas vitórias. Já somos mais que vencedores!
  4. Precisamos apenas aprender a nos aquietar em sua presença e esperar em sua benignidade!
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 14/6/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://www.ocolodopai.com.


Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...