quarta-feira, 7 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/MEDO E FÉ NÃO COMBINAM!

MEDO E FÉ NÃO COMBINAM!
Marcos 5:22-43


OBJETIVO
Estimular a igreja a enfrentar seus medos focando em Cristo e confiando nele, sempre, mesmo à despeito das circunstancias.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto que acabamos de ler é bem conhecido e conta a história de uma situação vivida por Jairo, um dos principais da Sinagoga. Ele vem pedir socorro a Jesus com urgência por causa da sua filhinha que estava à morte.

No caminho, Jesus se depara com uma emergência. Uma mulher hemorrágica o faz parar, porque sentiu em seu coração que se ao menos lhe tocasse a orla da veste seria curada.
Podemos imaginar a impaciência de Jairo, correndo contra o tempo. Aquela situação era urgente – sua filha estava gravemente doente, à morte! Qualquer pai no lugar dele teria se desesperado. Mas ele espera silencioso.

Há uma diferença entre urgência e emergência, embora muitos confundam. O dicionário esclarece a diferença: enquanto a primeira (urgência) trata-se de algo que deve ser feito rapidamente, não dá para esperar. A segunda (emergência) é uma situação crítica, incidental. Logo aqui aprendemos que o critério de Jesus é diferente do nosso. Talvez qualquer um de nós tivesse corrido logo a casa de Jairo para socorrer aquela menina à morte e só depois cuidaria da mulher hemorrágica. Jesus que faz tudo esplendidamente age exatamente de forma oposta. Ele não perde oportunidade de ensinar preciosas lições. Ele é Senhor do tempo. Por isso acode em primeiro lugar a emergência para depois resolver a urgência.

INTRODUÇÃO
Vivemos dias nos quais é necessário que passemos da superficialidade religiosa para uma espiritualidade de alicerce profundo.

Gostaria de falar um pouco mais sobre este assunto. Somos provados, testados a todo instante. São lutas por fora e temores por dentro, como diz o apóstolo Paulo. E como esses temores têm nos assolado, misericórdia!

O medo tem sido uma das mais letais armas de satanás contra nós. O medo é atormentador, porque além de nos paralisar, impede que alcancemos o sobrenatural de Deus.

Em I Jo 4.18 diz: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”. Será que somos aperfeiçoados no amor? A resposta é um alto e sonoro NÃO!

Diante de cada circunstancia, cada obstáculo somos traídos por nossa humanidade insegura. Tendemos a ficar desesperados, perdemos o chão e nos esquecemos Daquele que é o Senhor de todas as coisas. Ele tem o controle de tudo em suas mãos e não age de acordo com a lógica ou critérios humanos. Confiemos nele!

NO MEIO DAS GRANDES LUTAS ATENTEMOS PARA TRÊS VERDADES:

  1. A aparente demora de Deus não é descaso da parte dele – VS. 23, 25-29, 35:
  • Fomos chamados a andar por fé e não por vistas. Este é o grande desafio do servo de Deus desde sempre. A espera pela resposta faz parte da resposta. É Deus nos treinando a confiar nele de forma irrestrita.
  • Jairo havia recebido a pior noticia que um pai pode receber no v. 35b: Tua filha morreu, por que ainda incomodas o mestre?”. Aquela noticia equivalia dizer: “fim da linha, Jairo”; “não tem mais jeito; desista, o pior aconteceu”; “não adianta pedir”; “seu esforço foi em vão”; não perca mais tempo com isso”; “é melhor se conformar”.
  • Quantas dessas e outras frases parecidas ouvimos em meio às nossas lutas? O Senhor nos ensina aqui a não dar ouvidos aos pregoeiros da desgraça e ousar crer nele apesar de tudo.
  1. O Senhor não trabalha segundo o cronograma de seres humanos apressados – v. 36:
  • É possível que a mesma urgência da situação de Jairo, tenha a situação que aflige você hoje. A situação é de vida ou morte, não dá para esperar mais. Outras situações à sua volta nem eram tão urgentes assim e já se resolveram. Contudo, não podemos esquecer que Jesus não trabalha de acordo com os nossos cronogramas apressados, o critério dele é outro, lembra? Preste atenção agora: a mesma coisa que Jesus disse para o aflito Jairo na sua urgência, diz para você hoje: Não temas, crê somente!.
  • O Senhor diz para cada um de nós hoje de forma implícita nessas quatro palavras geradoras de vida:
  • Eu ainda não terminei a obra que comecei na sua vida, confie em mim! Tenho aparado as suas lágrimas! Conheço os seus temores! Não desista de confiar, eu estou bem aqui do seu lado, você não está só! Tenho visto a sua oração no lugar secreto e o recompensarei! Se você crer verá a glória de Deus! Eu continuo abrindo mares! Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus! Essa luta não é sua é minha! Eu trabalho para aqueles que em mim esperam!
  • Que resposta podemos dar à ordem que Jesus acaba de dar? A única resposta possível é: “Jesus, eu confio em Ti!”.
  1. Nada é irreversível para o Senhor – Vs.39- 41:
  • Somos exortados pelo autor de Hebreus a olhar para o autor e consumador de nossa fé: Jesus. Todas as vezes que o perdemos de vista tendemos a nos desesperar diante das lutas que nos atingem. E sempre que estamos enfrentando uma dificuldade não faltam aqueles que chegam para nos fazer esmorecer. Os que estavam na casa de Jairo riram de Jesus. Aprendemos aqui que nada é fato consumado para Cristo, ele pode reverter até aquilo que pra nós é irreversível com o a morte por exemplo.

CONCLUSÃO
O que essas quatro palavras nos ensinam hoje?
  1. A fé que agrada a Deus é aquela que persevera até as ultimas conseqüências. Tanto a emergência da mulher hemorrágica, quanto a urgência de Jairo souberam entender esse princípio.
  2. O medo deve ser enfrentado e repreendido, porque ele vem como um instrumento de satanás para nos tirar o fôlego e nos roubar a vitória. Por isso Jesus foi ao cerne do problema, ordenando a Jairo para não temer.
  3. Não dê ouvidos aos pessimistas de plantão, nem aos excessivamente realistas e muito menos aos ufanistas inconsequentes, antes olhe apenas para Jesus, ouça apenas a sua voz e ouse confiar como Jairo, mesmo que tudo pareça perdido.
  4. Jairo tinha tudo para desistir, mas não fez, continuou ali. Permaneceu firme mesmo a despeito das circunstancias e das vozes contrárias. Note que a sua filha já havia morrido. O que fazer diante da morte? Jesus é a ressurreição e a vida, aquele que crer nele ainda que esteja morto viverá!
  5. Superado o gigante do medo, Jairo saiu de posse de sua vitória. Com você pode acontecer a mesma coisa, por isso: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE!

Aleluia, amém!


Sermão/Pra. Nadia Malta em 7/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...