segunda-feira, 5 de março de 2012

Série de Estudos em Apocalipse/Pra. Nadia Malta/1º Estudo em Apocalipse

Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabus, 95 A – Candeias – Jaboatão dos Guararapes PE
CEP. 54. 440 – 350  Fone: 3469 3704
Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nadia Maltahttp://ocolodopai.blogspot.com

Série de Estudos em Apocalipse

I Estudo: Visão Panorâmica do Livro – 1ª Parte: Quanto ao Tema-chave; o versículo-chave; o título, autor e simbolismos.

Tema: Jesus Cristo é vitorioso.
Versículos-chave: Ap 1.19; 17.14
Título: Apocalipse – o termo grego apokalipse originou o título do livro. Ao contrário do que muitos interpretam esse termo não significa caos, catástrofe ou mistério. A palavra apocalipse significa descobrir, revelar, tornar manifesto. Neste livro, o Espírito Santo abre as cortinas e nos dá o privilégio de ver o Cristo glorificado no céu e o cumprimento de seus desígnios soberanos no mundo. Apocalipse é um livro aberto, no qual Deus revela seus planos e propósitos à igreja. Quando Daniel terminou de escrever sua profecia, recebeu a seguinte instrução: Encerra as palavras desse livro”- Dn 12.4; mas João foi instruído a fazer exatamente o contrário: “Não seles as palavras da profecia deste livro” – Ap 22.10; Por que? Bem, desde o Calvário, a ressurreição e a descida do Espírito Santo, Deus iniciou “os últimos dias” – Hb 1.1,2 e está cumprindo seus desígnios ocultos neste mundo.
Note bem:
1.     Em Ap 1 a 3 – Cristo é apresentado como o REI e SACERDOTE exaltado ministrando às igrejas.
2.     Em Ap 4 e 5 – Cristo é apresentado no céu como o CORDEIRO glorificado e Deus, reinando no trono.
3.     Em Ap 6-18 – Cristo é apresentado como JUIZ de toda a terra.
4.     Em Ap 19 – Cristo VOLTA à terra como o REI DOS REIS VITORIOSO.
5.     Em Ap 20-22 – O livro encerra com o NOIVO CELESTIAL conduzindo a Noiva, a Igreja, à cidade celestial gloriosa.
O AutorAp 1.1b,2,4,9; 22.8:
1.     O Espírito Santo usou o Apóstolo João para escrever três textos distintos: O Evangelho de João, as Três Epístolas e o Apocalipse.
2.     João escreveu o Apocalipse por volta do ano 95 d.C, durante o reinado do imperador Tito Flávio Domiciano.
3.     Durante o ministério de Jesus aqui na terra, João e seu irmão Tiago pediram a ele lugares de honra, junto ao seu trono. O Senhor disse que deveriam ser dignos desses lugares participando do seu sofrimento – Mc 10.35-39; Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado – At 12.1,2.
4.     João foi o ultimo apostolo a morrer, sofrendo antes disso o exílio em Patmos e foi ali que a revelação lhe foi dada.
Os simbolismos: Por que João valeu-se de simbolismos?
1.     Esse tipo de “código espiritual” é compreendido pelos que conhecem a Cristo pessoalmente. Um soldado romano, por exemplo, não compreenderia a mensagem cifrada ali contida.
2.     O simbolismo não sofre o efeito do tempo. João lança mão das grandes figuras da revelação de Deus e as organiza na forma de um drama empolgante, que tem encorajado santos perseguidos e aflitos ao longo dos séculos.
3.     Os simbolismos não só transmitem informações, mas comunicam valores e suscitam emoções; ex: João poderia ter escrito: “o mundo será comandado por um ditador” em vez disso descreveu uma “besta”; o título é muito mais significativo que o termo ditador; em lugar de explicar o “sistema do mundo”, o apostolo apresenta a “grande babilônia” e contrasta a “meretriz” com a “Noiva”.
Nota Explicativa:
1.     Ao procurar entender o simbolismo de João, não se deve deixar a imaginação correr solta, para que não surjam heresias. Os símbolos bíblicos são coerentes com a revelação das Escrituras em sua totalidade.
2.     Alguns são explicados claramente Ap 1.20; outros podem ser compreendidos a partir do A.T – Ap 2.7,17; 4.7; e alguns acompanhados de revelação alguma, como a “pedrinha branca” – Ap 2.17.
3.     Há no Apocalipse quase trezentas referencias ao A.T isto significa que se deve basear as interpretações no que Deus já revelou, de outro modo, acabamos tirando conclusões equivocadas e nos arriscando a nos tornar heréticos.
Aplicação Prática:
1.     Qual o verdadeiro significado da palavra Apocalipse?
2.     Quem escreveu Apocalipse?
3.     Por que ele usou simbolismos?
Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Ap 1.1-20; Ter. Ap 2.1-29; Qua. Ap 3.1-22; Qui. Ap 4.1-11; Sex. Ap 5.1-14; Sáb. 6.1-17; 7.1-17
Versículo para memorizar: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à prática das primeiras horas; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” Ap 2.5

Estudo/Compilação/ Pra. Nadia Malta
Bibliografia:
  • Bíblia de Estudo Pentecostal.
  • Bíblia Shedd
  • Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...