domingo, 11 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/BONDADE E SEVERIDADE, ATRIBUTOS DO MESMO DEUS!

BONDADE E SEVERIDADE, ATRIBUTOS DO MESMO DEUS!
Naum 1:1-15


OBJETIVO
Levar os ouvintes a refletir sobre o caráter de Deus através dos seus atributos imutáveis.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O livro de Naum é ao mesmo tempo poético e profético segundo alguns estudiosos. O capítulo lido é considerado um salmo e faz uma ousada declaração sobre a natureza de Deus. Aliás, esse tema é recorrente em todo o livro (três capítulos). O nome Naum significa consolo, conforto.

As palavras de Naum são duras, mas extremamente necessárias, tanto para a época em que foram escritas, quanto para os nossos dias, quando a impenitência e a falta de temor ao Senhor imperam. Deus aqui consola os seus escolhidos que temem a Ele e se manifesta através de sua ira aos rebeldes que o rejeitam. 

A cidade de Nínive que havia sido alvo da misericórdia de Deus nos dias do profeta Jonas, cerca de 150 anos atrás, agora era alvo de sua ira e juízo vingador por causa de sua rebelião contra o Senhor. Desta vez através dos lábios do profeta Naum.

Nínive que era chamada de glória da Assíria estava agora com a sua sentença decretada, pois além de haver se esquecido da bondade de Deus nos dias passados, ainda se tornou um instrumento opressor para o povo amado do Senhor, a nação de Judá. Aprendemos aqui que o Senhor não manifesta a sua ira antes de pacientemente manifestar a sua misericórdia. Bondade e severidade (Rm.11.22) são atributos do mesmo Deus.

INTRODUÇÃO
Para nós que temos o entendimento limitado e apenas cogitamos das coisas dos homens, realmente não é fácil compreender a natureza de Deus em seus atributos. Em especial no que diz respeito à bondade e a severidade, a ira e a misericórdia.

Muitos dos que olham na direção de Deus tendem a vê-lo como um velhinho bonachão, sentado num trono, distribuindo dádivas mesmo àqueles que lhe viram as costas. O Senhor tem sido confundido com um papai Noel cósmico sempre pronto a relevar as rebeldias de suas criaturas obstinadas, premiando-as irresponsavelmente, mesmo apesar de suas infidelidades.

A profecia de Naum traz lucidez e entendimento a essa percepção equivocada. Bondade e severidade são lados da mesma moeda. Há misericórdia na santidade de Deus, do mesmo jeito que há ira e juízo vingador. O Senhor é Santo, Santo, Santo e não pode aceitar ou conviver com o  mal. Embora o Senhor seja tardio em irar-se, por causa da sua longanimidade, numa hora ou outra o dia da ira chegará e os filhos da desobediência receberão o justo castigo. Atentemos com temor para esta verdade.

O SENHOR ATRAVÉS DA BOCA DE NAUM APRESENTA: UMA REVELAÇÃO, UMA SENTENÇA E UMA PROMESSA DE CONSOLAÇÃO:

  1. Uma Revelação dos Atributos de Deus – VS. 2-8: O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder e jamais inocenta o culpado; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. Ele repreende o mar, e o faz secar, e míngua todos os rios; desfalecem Basã e o Carmelo, e a flor do Líbano se murcha. Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta diante dele, sim, o mundo e todos os que nele habitam. Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas. O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. Mas, com inundação transbordante, acabará de uma vez com o lugar desta cidade; com trevas, perseguirá o SENHOR os seus inimigos”.
  • Deus é amor como diz o apóstolo João em sua primeira epístola, mas é justiça também. É bondade, mas é severidade. Como entender ira e misericórdia convivendo juntas?  Para entender isso recorremos à Santidade de Deus. O Deus Santo não pode ser indiferente ao pecado, embora, seja também tardio em irar-se.  Quando não há mudança no cenário pecaminoso, a sua ira virá mais cedo ou mais tarde. O Senhor é justo, e é o justificador de todo aquele que o recebe na pessoa de Jesus como Senhor e Salvador. 
  •   Você se lembra da última vez em que ouviu falar sobre a Ira de Deus? Certamente não. Simplesmente porque pouco se fala sobre esse aspecto do caráter de Deus. As pessoas não conseguem humanamente ver compatibilidade entre a ira e o amor de Deus como aspectos de sua santidade. Em relação à ira de Deus precisamos fazer algumas considerações: Primeiro - toda pregação das boas novas, desde os profetas no Antigo Testamento até Jesus e os apóstolos no Novo Testamento, começa a partir da proclamação da ira de Deus. Essa abordagem destrói toda justiça humana com suas ideologias religiosas falhas, e o pecador fica numa posição de vulnerabilidade ao se confrontar com o Deus Único, Vivo e Santo. Segundo - a ira de Deus mostra que Deus leva o pecado a sério. O pecado é incompatível com a santidade de Deus e leva o homem a andar de forma contrária a sua soberana vontade. Terceiro - um discernimento da ira de Deus nos leva a uma nova percepção do amor de Deus. Quarto - negar a ira de Deus é anular e desconsiderar seu governo soberano. E por último - a ira de Deus mostra que a culpa é mais do que um mero sentimento esmagador de pesar. O salário do pecado é a morte, por isso existe uma estreita ligação entre a ira de Deus e a morte vicária de Cristo por nós, não podemos perder isto de vista. Rejeitar a ira de Deus é rejeitar o sacrifício de Cristo que satisfez a ira de Deus, abrindo caminho para a redenção do homem. O que é tormenta para os infiéis, é caminho plano para os fiéis. Em sua profecia Naum deixa tudo isso muito claro.
  1. Uma Sentença contra Nínive – VS. 9-11, 14: Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia. Porque, ainda que eles se entrelaçam como os espinhos e se saturam de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca. De ti, Nínive, saiu um que maquina o mal contra o SENHOR, um conselheiro vil. Porém contra ti, Assíria, o SENHOR deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; farei o teu sepulcro, porque és vil”.
  • A sentença de Deus contra Nínive foi a completa destruição. A ira de Deus contra aquela cidade aponta também para o que ele fará contra toda impiedade e todos os pecadores contumazes que rejeitam o Senhor e se recusam a ouvir a sua voz. Deus se levanta contra todo aquele que oprime o seu povo escolhido sobre a terra. O Senhor não manifesta ira sem antes demonstrar seu amor e misericórdia, Nínive teve a sua chance, como todos os outros pecadores. Muitos como Nínive aparentemente se arrependem por algum tempo, mas esse arrependimento não produz frutos dignos, não há mudança de mente e atitudes. Na versão da NVI diz assim os VS. 7,8 : O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam, mas como uma enchente devastadora dará fim a Nínive; expulsará os seus inimigos para a escuridão. Nínive simboliza toda impiedade.
  1. Uma Promessa de Consolação – VS.12, 13, 15: Assim diz o SENHOR: Por mais seguros que estejam e por mais numerosos que sejam, ainda assim serão exterminados e passarão; eu te afligi, mas não te afligirei mais. Mas de sobre ti, Judá, quebrarei o jugo deles e romperei os teus laços. Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado”.
  • Deus traz uma promessa consoladora através de Naum. Judá por um breve tempo não confiou plenamente nos agires do Senhor, por isso, teve a disciplina devida, mas ao se arrepender e voltar-se para Deus teve a sua comunhão restaurada e seu pecado perdoado. O Senhor promete quebrar o jugo do pescoço dos seus escolhidos que a ele clamam de dia e de noite. A bondade do Senhor se manifesta aos que se voltam para ele em obediência e fé verdadeiras.
CONCLUSÃO
O que aprendemos aqui sobre a ira de Deus?
1. Bondade e severidade, amor e ira, são lados do caráter do Deus que é Santo, Santo, Santo. O Senhor não manifesta a sua ira antes de manifestar a sua misericórdia. Ele é tardio em irar-se e grande em benignidade, é Deus zeloso e rejeita a presença do mal.
 2. Nínive teve a sua chance, como muitos que estão recebendo a palavra de Deus e o convite de amor e o tem rejeitado. Nínive foi destruída e muitos serão.
3. Os que se voltam para o Senhor são recebidos, acolhidos e livrados dos opressores, foi assim com Judá dos dias de Naum é assim com todos que recebem Jesus como Senhor e Salvador.
4. O sacrifício de Cristo no calvário satisfez a ira de Deus e todo o que olhar para Cristo e crer nele será salvo da ira.


Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 11/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...