domingo, 18 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/TEMPOS DE REFRIGÉRIO!

TEMPOS DE REFRIGÉRIO!
Atos 3:19,20


OBJETIVO
Estimular os ouvintes a experimentar o refrigério interior que vem a partir do arrependimento sincero e da conversão genuína a Cristo Jesus.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido faz parte do segundo sermão proferido pelo apóstolo Pedro, logo após a cura de um coxo à porta do templo.

À vista daquele milagre, o povo correu atônito, diz o texto, para junto de Pedro e João. Diante daquela reação do povo, Pedro de forma veemente diz: “Israelitas, por que vos maravilhais disto, ou por que fitais em nós os vossos olhos como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?” (v. 12).

Pedro preocupa-se em tirar os méritos dados a ele e a João pelo povo, por conta da cura do coxo. A honra e a glória daquela situação precisavam ser dadas unicamente a Jesus. Isso deveria ficar muito bem explicado. Como os líderes de hoje necessitam aprender essa verdade! Por isso no v.16 Pedro arremata: pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem, que agora vedes e reconheceis; sim, pela fé que vem por meio de Jesus, deu a este saúde perfeita na presença de todos vós”.

Se cuidadosamente atentarmos para esse segundo sermão de Pedro, especialmente os versículos lidos no início, veremos que ele é uma conclamação ao arrependimento e a conversão dos pecadores. No entanto, ao mesmo tempo, procura chamar atenção dos seus ouvintes para o poder perdoador e sarador de Jesus Cristo.

INTRODUÇÃO
O tempo passa, as coisas evoluem, mas a natureza humana age sempre da mesma maneira descompromissada, egoísta e alheia à vontade de Deus. Precisamos permitir que o Senhor opere as mudanças necessárias em nós.

Apenas uma coisa deve permanecer para sempre: A PALAVRA imutável de Deus. Os céus e a terra passarão, os poderes cósmicos serão irremediavelmente abalados, mas da PALAVRA Viva de Deus, nem sequer um til PASSARÁ. Tudo se cumprirá! Isso gera em nós uma viva esperança, porque a Palavra Viva de Deus é JESUS CRISTO.

Na verdade, só Jesus pode mudar a nossa vida e a nossa história. Só ele pode firmar o andar trôpego dos que coxeiam. Só ele pode salvar os que perecem na imundícia do pecado. Só ele pode purificar os leprosos. Só ele pode restaurar a visão dos cegos. Só ele pode libertar os cativos, só ele pode perdoar pecados e trazer refrigério a corações quebrantados. O povo nos dias de Pedro ansiava tanto por refrigério, quanto nós hoje.

PARA ALCANÇAR ESSE REFRIGÉRIO, PEDRO DIZ QUE DUAS COISAS SÃO NECESSÁRIAS:

1. Arrependimento – v.19a:
  • A mensagem de arrependimento não era nova para os judeus, pois tanto João Batista quanto Jesus haviam falado exaustivamente sobre isso. Mt 3.2; 4.17
  • O povo deveria arrepender-se – At 2.38; 5.31; 17.30. Essa decisão implica numa mudança de mentalidade em relação a si mesmo, ao pecado e a Cristo. Arrepender-se é muito mais que lamentar-se pelos pecados, é sentir horror por eles ao ponto de não mais querer praticá-los. Jo 8.11.
  • O horror pelo pecado deve ser maior que o prazer proporcionado por ele. Arrependimento genuíno é esse horror pelo pecado. Quando nos arrependemos nesse nível, buscamos a Deus e ele se deixa encontrar. Um pecado não confessado esmaga os ossos, aflige e quebranta a alma, adoece o corpo e conduz o espírito ao inferno.
  • O arrependimento é a tristeza segundo Deus que produz vida, diz o apóstolo Paulo em II Co 7.10. Esse tipo de pesar profundo gera confissão e abandono de pecado. Precisamos desmascarar nosso pecado antes que ele nos desmascare, fazemos isso por meio da confissão. Sl 51.1-19
  • O verdadeiro arrependimento não maquia pecado. Quem sente esse tipo de pesar sabe o “sobrenome” do seu pecado, não o chama de deslize, fraqueza, tropeço, erro, inclinação, ou seja, lá qual for o nome que se queira dar, para atenuar o pecado. Geralmente somos muito condescendentes com os nossos próprios pecados, mas somos rápidos no gatilho quando se trata de reconhecer e acusar os pecados de outros.
  • As pessoas não gostam de usar a palavra pecado porque a julgam fora de moda e para a grande maioria não é politicamente correto se falar em pecado, mas os pregadores precisam ter ousadia para ministrar sobre isso como os santos profetas do passado. Deus abomina o pecado e essa postura de Deus é imutável como o próprio Deus.
  • Pecado é pecado e tem “sobrenome”: roubo, adultério, prostituição, ciúme, iras, ódio, inveja, maledicência, bebedeiras, homicídios, glutonaria; as detestáveis idolatrias, feitiçaria, mentira, rebelião, blasfêmia, desobediência, avareza... Qual o “sobrenome” nome do seu pecado?
  • É tempo de arrependimento! O apóstolo Paulo diz que por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.  Cl 3.5-10; Ef 5.1-8
  • Qual a cura para esses males que têm assolado a humanidade? Crer em JESUS CRISTO e arrepender-se! O remédio definitivo é JESUS, mas são poucos os que desejam experimentá-lo!
  • O arrependimento implica em reconhecer que as palavras de Deus são verdadeiras, e por isso mesmo têm o poder de transformar a nossa mente, assim como fez que aquele coxo pudesse se firmar em seus próprios pés. Pedro e João não tinham ouro nem prata para dar de esmola àquele homem, mas com ousadia disseram a ele: “Olha para nós! Em nome de Jesus, o nazareno, anda!” – At 3.4,6
  • O arrependimento é uma resposta do coração ao ministério do Espírito de Deus que nos convence da justiça, do juízo e do pecado – At. 26.20. Muitos perguntam: “Por que não consigo abandonar esse pecado?” A resposta é uma só: “Não há arrependimento sincero de coração!”. O arrependimento precisa ir às últimas conseqüências – Hb 12.4; Pv 28.13; Lm 3.39,40

2. Conversão – V.19a:
  • Enquanto arrependimento é mudança de mente, conversão é mudança de rumo. Quem se arrepende verdadeiramente, muda a rota da vida. Nunca mais será a mesma pessoa!
  • Do mesmo jeito que pecar é errar o alvo estabelecido por Deus, converter-se é acertar a rota. É andar no prumo de Deus, no alinhamento determinado por ele.
  • Essa Conversão só é possível através de Jesus Cristo, que perdoa o nosso pecado ao ser confessado em arrependimento sincero de coração. Ele promete nos purificar de toda injustiça e mudar a nossa história. I Jo 1.9
O que acontece aos que se arrependem e se convertem?
  1. Seus pecados serão perdoados e cancelados – v.19b; Is 1.18,19; 43.25; Mq 7.19
  2. Experimentarão tempos de refrigério, ou seja, paz interior que excede todo o entendimento – Rm 5.1

CONCLUSÃO
Há verdades práticas aqui, para as quais precisamos atentar:
  1. Deus é tolerante e misericordioso e deseja que todos cheguem ao arrependimento, tanto para salvação, quanto para a vitória.
  2. Precisamos dar um sonoro basta ao pecado que tenazmente tem nos assediado e nos arrepender com choro, com quebrantamento de espírito.
  3. Vamos tirar a maquiagem do pecado, chamá-lo pelo verdadeiro sobrenome. Desmascare seu pecado hoje, em nome de Jesus! O pecado é alimento da carne e é ração de demônio. A ordem de Deus é matar a carne de fome, no que diz respeito ao pecado. O grande problema é que enquanto alguns criam animais de estimação como gato e cachorro, outros têm criado demônios, aos quais têm alimentado e fortalecido com os seus próprios pecados.
  4. O arrependimento leva a conversão; ou seja, a mudança de mente leva a mudança de rumo. É tudo que Deus deseja, que mudemos de rota e passemos a andar Nele. JESUS é o CAMINHO, lembra? Cl 2.6
  5. A melhor apologia (defesa) da fé cristã é uma vida transformada. Não ouça as palavras, olhe os atos.
  6. O mesmo nome poderoso de Jesus Cristo que firmou os pés daquele coxo pode mudar a sua vida hoje! Não é a igreja, a denominação ou o pastor que faz isso, é JESUS!
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 18/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...