quinta-feira, 15 de março de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/BUSQUE O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR!

“BUSQUE O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR!”
“Buscai o Senhor, enquanto se pode achar; invocai-o, enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus que é rico em perdoar.”
Isaías 55:6,7


OBJETIVO
Despertar a igreja a buscar ao Senhor em verdade.

IDEIA CENTRAL DO TEXTO
O texto lido faz parte de um contexto maior que vai do versículo primeiro até o treze deste capítulo e conclama os seus leitores a buscarem ao Senhor em um grande despertamento espiritual. No versículo 3 deste capítulo, o Senhor diz através do profeta Isaias: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi”. Parece um apelo dramático da parte de nosso Pai Celestial.

Deus deseja que desfrutemos de um relacionamento intimo com ele. Ele é a saída, ele é a Porta, ele é a possibilidade, ele é a resposta. Contudo precisa ser buscado enquanto se pode achar. O convite gracioso de Deus aqui, diz respeito à salvação, mas podemos aplicá-lo também às nossas vitórias.

INTRODUÇÃO
Quando olhamos à nossa volta, o panorama é verdadeiramente desolador. Vemos pessoas enlouquecidas correndo de um lado para o outro procurando escapes para os problemas que as assolam. Umas buscam na bebida e nas farras o consolo, outras nas drogas e na prostituição. Quantos pais e mães de família têm deixado o aconchego de seus lares para buscar refúgio lá fora? Pv. 20.1; Pv. 23.29, 30b

O homem sem Deus está simplesmente morto em seus delitos e pecados. Nada vai preencher o vazio do seu coração a não ser o Senhor. Mesmo os que estão na igreja por mera religiosidade, não vão ser saciados. É preciso mais que uma fachada religiosa. O Cristo vivo precisa ser plasmado em nós. Ele precisa ocupar todos os nossos espaços.

A GRAÇA DE DEUS DERRAMADA SOBRE O HOMEM DESPERTA-O A CINCO ATITUDES, DESCRITAS POR ISAIAS NOS VERSÍCULOS LIDOS:

  1. Atitude: Buscar a Deus: Buscai o Senhor enquanto se pode achar”.
  • Quando essa graça viva nos toca, temos condições de buscar o Senhor, de ansiar por ele com o a corça do salmo 42 anseia pelas correntes das águas. Essa busca é intrínseca, nada tem a ver com exterioridades.
  • Os que ainda não experimentaram o Senhor podem fazer isso hoje, porque enquanto estão vivos tem tempo de encontrá-lo. Os que já o experimentaram, mas se distanciaram dele, hoje também é tempo de reencontrá-lo. A receita para encontrar o Senhor é buscá-lo de todo o coração em espírito e em verdade, só aí, ele se deixa encontrar.
  1. Atitude: invocá-lo: Invocai-o enquanto está perto”.
  • Invoque o Senhor, clame por ele. Em Jr. 33.3 o Senhor diz: “Invoca-me e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes”. Há grandes revelações de Deus para os que o buscam e o invocam em verdade. Enquanto buscar tem a idéia de recorrer a... ou priorizar; invocar é traduzido por chamar, clamar desesperadamente como fez o cego Bartimeu em Lc. 18.38: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
  • Por isso invoque o Senhor assim, clame, brade até que ele se volte para você. Quando o buscamos e o invocamos, passamos a ver as coisas da perspectiva do céu. Foi o que Davi fez ao derrubar Golias.
  • Se você sente um vazio, invoque o Senhor! Precisa de uma vitória, invoque o Senhor! Está assustado com o tamanho do gigante? Invoque o Senhor! Se estiver enfermo, invoque o Senhor! Invoque o Senhor sempre!
  1. Atitude: Deixar os velhos caminhos e velhos pensamentos: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos”.
  • Quando o homem busca o Senhor e o invoca, ele se manifesta a esse homem de uma maneira tão real, que ele nunca mais será o mesmo. Foi assim, com quantos tiveram o privilégio de encontrá-lo.
  • Quando o Senhor é experimentado, pelo homem a tendência é deixar tudo que fazia parte da velha vida e embaraçava seus passos. Há uma rejeição natural por tudo que não agrada a Deus. Os velhos caminhos e velhos pensamentos são mudados. Quando isso não acontece, esse encontro não foi real. Pv.9.6;
  • Vemos isso na vida de todos os que tiveram um encontro real com o Senhor: a samaritana deixou o cântaro e a vida promíscua, o filho pródigo deixou os prazeres do mundo, o cego Bartimeu deixou sua capa, os discípulos deixaram tudo e o seguiram, Zaqueu deixou as vantagens ilícitas, Paulo deixou a religiosidade árida. E você o que precisa deixar
  1. Atitude: Converter-se ao Senhor: “Converta-se ao Senhor que se compadecerá dele”.
  • Conversão fala de natureza, não só de atitudes. É novo nascimento. Essa conversão é precedida por um arrependimento sincero de coração uma mudança de mente.  Há uma mudança de rota de vida. Não se trata de religiosidade ou “igrejismo”, mas mudança real de vida. Essa mudança é perceptível, visível. A pessoa torna-se irreconhecível. É desejo de Deus operar essa transformação em você.
  1. Atitude: Voltar para ele: “E volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.
  • Quando nos convertemos, voltamos para o Senhor, de quem estávamos afastados, pela nossa condição espiritual. Voltar-se para Deus através de Cristo Jesus é ter a vida zerada. Todos os pecados são perdoados, apagados e lançados nas profundezas do mar, não importa o que fizemos. O desejo do coração de Deus é estabelecer uma aliança perpétua conosco. Uma aliança de vida abundante, de plenitude, mas poucos têm compreendido isso.
CONCLUSÃO
O que essas atitudes provocam?
  1. Deus se deixa encontrar quando buscado por aqueles que o invocam em verdade.
  2. O Senhor se compadece daquele que se aproxima dele e o invoca em verdade
  3. O Senhor perdoa os nossos pecados e apaga as nossas transgressões, nos fazendo novas criaturas.
  4. Para aqueles que se posicionam diante dele, dando os passos de fé mencionados pelo profeta Isaías, ele promete nos versículos 13 e 14 deste capítulo: “Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça, crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto”.
  5. É isso que ele quer fazer neste lugar hoje. Quantos querem tomar as atitudes sugeridas por Isaias neste texto?
Aleluia, amém!

Sermão/Pra. Nadia Malta em 15/3/2012 - nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com.

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Um comentário:

Arnaldo Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...